Dois minutos não é muito, mas é tempo suficiente para a Land Rover para comemorar um ícone do universo de automóveis.
O Range Rover tem sido pioneiro no design, refinamento e inovação de engenharia desde 1970 e a Land Rover apresenta a evolução do SUV de luxo por meio de quatro gerações com uma animação única que dura apenas 120 segundos.
O visual especialmente criado para marcar as datas-chave na história do SUV lendário, como a produção do modelo original de duas portas que terminou 23 anos atrás neste mês (janeiro) e SVAutobiography Dynamic disponível para venda em todo o mundo.
A animação detalhada mostra como o Range Rover de hoje retém muitas das marcas registradas de design estabelecidas pelo clássico de 1970 e culmina com a mais recente versão, o SVAutobiography Dynamic.
O Range Rover evoluiu para o SUV mais elegante e sofisticado do mundo, atingindo mais de um milhão de vendas (1,7 milhões até hoje) ao longo do caminho.
As características da marca registrada incluem seu telhado “flutuante”, capô distinto, linha de cinto contínua e porta traseira prática dividida, todas elas homenageiam a versão original.
A história do Range Rover começa com 26 modelos de pré-produção, que usavam a identificação Velar em um esforço de esconder sua identidade – velare significa “véu” ou “capa” em italiano – composto de letras do emblema “Land Rover” que geralmente decoram a frente e traseira de um veículo.
Em seguida, vem o eterno Range Rover Classic de duas portas como as imagens mostram gerações sucessivas, terminando com o derivativo mais poderoso, o 550VA SVAutobiography Dynamic construído pela divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover.
Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover, disse: “o Range Rover tem, ao longo do tempo, alcançado o status de design icônico por meio de uma evolução progressiva de seu DNA exclusivo, culminando em um veículo de distinção incomparável. Desde seu sentido de evolução e de sensibilidade sofisticadas inerentes ao seu design interior às suas mínimas proporções exteriores contudo poderosas, o Range Rover está sozinho”.
Quando foi lançado pela primeira vez em 1970, Range Rover foi um dos primeiros veículos a entregar permanente tração nas quatro rodas, enquanto muitos outros ainda eram selecionáveis.
Em 1971, o modelo original foi citado como “um trabalho exemplar de design industrial” quando se tornou o primeiro veículo a ser exibido mundialmente no famoso Museu do Louvre em Paris e tem sido vanguarda do design e inovação de engenharia desde então.
A variação de quatro portas foi introduzida em 1981, seguido rapidamente pela primeira aplicação de uma transmissão automática no Range Rover em 1982.
Em 1989, o SUV de luxo foi o primeiro 4×4 a ser equipado com freios antibloqueio (ABS) e, em 1992, ele tornou-se o primeiro SUV no mundo equipado com controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica automática.
As evoluções da engenharia continuaram em 2012, quando o Range Rover foi o primeiro SUV todo-alumínio do mundo.
Mais recentemente, em 2014, o SUV de luxo foi o primeiro veículo a empregar Land Rover avançado semiautônomo All-Terrain tecnologia de Controle de progresso (ATPC), efetivamente um controle de cruzeiro off-road para controle autônomo de velocidade em todos os terrenos.
O último modelo incluído na animação, o SVAutobiography Dynamic, compartilha seu motor V8 com o aclamado Range Rover Sport SVR e é especialmente calibrado para produzir 680Nm de torque e 0-100km/h em apenas 5,4 segundos.
Melhorias interiores, incluindo estofos de couro de diamante acolchoado com costura de contraste de forma a entregar elevado refinamento e desejo.
Desde o seu lançamento há 48 anos sob a flagship Land Rover o modelo Range Rover alcançou mais de 1,7 milhão de vendas em todo o mundo e ganhou uma reputação como o melhor veículo todo-terreno de luxo.
O lendário SUV’s de incomparável capacidade e elegância tornou-se favorito da realeza, líderes empresariais, políticos e celebridades em todo o mundo.
A evolução do Range Rover é visualizada com os seguintes modelos:
- 1969 Range Rover Prototype (Velar)
- 1970 Range Rover Classic (duas portas)
- 1973 Range Rover Classic (Suffix C)
- 1981 Range Rover Classic (quarto portas)
- 1994 Segunda geração Range Rover (P38a)
- 2001 Terceira geração Range Rover
- 2012 Quarta geração Range Rover
- 2014 Quarta geração Range Rover Long Wheelbase
- 2015 Range Rover SVAutobiography
- 2016 Range Rover SVAutobiography Dynamic
Linha do Tempo Range Rover:
1970 – Range Rover (Classic) começa a ser vendido
1972 Range Rover cruza Darien Gap na expedição de 18 mil milhas da Trans-America British Army. A duração foi de 99 dias para cobrir 250 milhas de uma densa floresta
1977 Range Rover vence a classe 4×4 nos 30 mil km (18.750 milhas) da Maratona Londres-Sydney – o mais longo rally de velocidade de carro da história
1979 O Range Rover vence o inaugural rally Paris-Dakar rally (e novamente em 1981)
1981 Primeira produção do Range Rover quatro portas aparece junto com sua primeira edição limitada – a ‘In Vogue’
1982 Range Rover introduz a transmissão automática
1985 Versão diesel Bullet Range Rover quebra 27 recordes de velocidade
1987 Range Rover é lançado na América do Norte
1989 Range Rover é primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com freios antibloqueio
1992 Range Rover é o primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com controle de tração eletrônica e suspensão de ar eletrônica automática
1994 Lançamento da segunda geração Range Rover
2001 Lançamento da terceira geração Range Rover
2002 O número 500 mil do Range Rover foi produzido na fábrica de Solihull
2012 Lançamento da quarta geração Range Rover – o SUV feito todo em alumínio
2015 Lançamento do exclusivo Range Rover SVAutobiography em Nova York
All Terrain Progress Control: ATPC permite aos clientes definir e manter uma velocidade desejada de (1,8km/h a 30km/h) sem usar os pedais.
Ao monitorar e ajustar continuamente as configurações do veículo para otimizar a tração, o set-up inteligente ajuda os clientes a negociar terreno desafiador, mantendo a compostura, permitindo que o condutor se concentrar exclusivamente na direção.