A Honda quer se tornar a marca para o cliente que busca seu primeiro SUV. E para você que procura saber a razão, acompanhe uma das principais novidades que a marca coloca em nosso mercado.
Desenvolvido e produzido no Brasil, a marca prepara o lançamento de um veículo totalmente novo, revelado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Chamado de WR-V, ele assume papel intermediário entre o Fit e o HR-V.
Para alguns pode ser considerado um Fit maior, mas não é bem isso que conhecemos de perto no primeiro evento para a imprensa especializada, em sua fábrica na cidade de Sumaré, São Paulo.
O WR-V será comercializado no Brasil a partir de março de 2017 e tem previsão de ser oferecido em outros países da América do Sul.
Nesse primeiro momento a fabricante não revelou sua estratégia de preços ou mesmo versões, mas a configuração inicial deve ter preço entre R$ 75 mil e R$ 80 mil. Visto que o irmão mais velho HR-V, com transmissão CVT parte de R$ 86.800.
Seu nome WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante. (“Winsome” significa alegre, agradável e atraente em inglês)
A plataforma escolhida para o WR-V é a mesma do Honda Fit. Surge daí a impressão que temos um Fit Twist numa escala um pouco maior.
Temos uma combinação. O WR-V tem 4 metros de comprimento, apenas dois centímetros a mais que o Fit. Ao mesmo tempo que é bem menor que o HR-V, que possui 4,29 metros de comprimento.
A largura mostra seu papel intermediário onde o WR-V é apenas 4 centímetros maior que o Fit e quatro centímetros menor que o HR-V. Ele fica realmente entre os dois modelos.
Já na altura, o mais novo considerando rack de teto, ultrapassa até mesmo o HR-V. Ele possui 1,59 metro, enquanto seu irmão mais velho tem 1,53 metro.
Fator importante para garantir o bom espaço interno, a distância entre-eixos é um item que já é considerado bom no Fit, e fica ainda melhor no WR-V, que mostra seguir o mesmo caminho, com dois centímetros a mais que o irmão mais novo, ele possui 2,55 metros de distância.
A altura em relação ao solo é de 179 milímetros, ampliando o perfil mais aventureiro do modelo. A altura livre do chassi em relação ao solo é de 207,3 mm.
Em sua criação, a Honda afirmou a realização de estudos com nos mais importantes mercados brasileiros com foco em SUV e encontrou as características que mais são buscadas pelos consumidores que possuem um estilo de vida ativo, coletando suas preferências em design, desempenho, espaço interno e custo-benefício.
Como resultado desse trabalho, a Honda criou o conceito batizado de “Little Giant”, que é traduzido na forma de um SUV robusto, com uma carroceria compacta, mas que traz amplo espaço interno e versatilidade, aliado à um baixo consumo de combustível.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]O WR-V é um importante marco na história da Honda Automóveis no Brasil, que em 2017 comemora 20 anos de fabricação no país. O veículo é o primeiro automóvel com desenvolvimento liderado pela área de P&D no país e será produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit.[/box]
Design duvidoso – Um dos destaques no Salão do Automóvel o WR-V é mais um daqueles modelos que não importa o assunto, mas fale de mim.
O que acontece é que o design do carro surge diferente, principalmente na parte traseira, e não há assunto mais controverso que design, pois o que eu acho bonito, talvez não agrade você e vice-versa.
Observamos uma frente elevada, marcante e com grade frontal que evoca a linha de SUV da Honda, com design expressivo dos faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED.
O WR-V possui design envolvente, com padrões de forma com desenhos trapezoidais – uma assinatura de design do SUV – replicados em várias partes do utilitário-esportivo, como na grade inferior frontal, nas rodas, nas molduras dos para-lamas e em outros pontos-chave do modelo, que resulta em um desenho harmônico e atrativo.
O design traseiro e sua lateral trazem traços mais horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho traz muita harmonia de proporções, com entre-eixos largo, boa altura de rodagem e conjunto de roda/pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes.
Versatilidade – Um dos grandes desafios no desenvolvimento do WR-V era conciliar a versatilidade de um utilitário esportivo com a agilidade de um carro compacto.
O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto.
Os ângulos de ataque e saída são de 21º e 33º e garantem boa dinâmica, mesmo em pisos mais irregulares.
A suspensão adota amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada.
As buchas frontais são mais robustas, bem como a travessa de suspensão, com enfoque no conforto de rodagem.
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade.
A caixa de direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.
Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibração. Um pacote acústico completo, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, colaboram para ampliar o silêncio a bordo.
Interior – Uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh) também está presente no WR-V, permitindo diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Refresh permite ainda assoalho plano, que amplia o espaço útil para bagagens.
Aliada à proposta dinâmica do WR-V, o interior traz bancos envolventes com padronagens inéditas de revestimento, que diferem conforme a cor da carroceria, permitindo um estilo único ao SUV.
São duas combinações de cores do revestimento navalhado – preto e prata ou preto e laranja – que conferem um visual dinâmico, moderno e diferenciado para o interior do WR-V.
O cuidado nos detalhes também pode ser visto no painel, com um friso horizontal que aumenta a sensação de amplitude do interior, e pelo quadro de instrumentos com computador de bordo multifunções Bluemeter, exclusivo da Honda.
Mecânica Online – O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
Com isso, o WR-V garantiu nota A na avaliação do Conpet na categoria “esporte utilitário compacto”, com agilidade similar a de veículos com maior cilindrada.
Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm.
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear.