Era grande a expectativa do consumidor em querer conhecer as novidades do Corolla 2018. A 11ª geração que chegou no Brasil em abril de 2014, ganha sua primeira reestilização. O impacto visual acontece principalmente na dianteira, que ganhou novos faróis e grade mais afilados, além de vincos mais profundos nos cantos do para-choque.
Uma das novidades que a Toyota traz neste ano, e que promete surpreender seus admiradores e atrair novos clientes, é o resgate da versão XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta.
Além disso, o Corolla 2018 passa a contar com o tão desejado controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags para toda a linha, reforçando ainda mais a segurança do modelo, que já recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.
A vida dos concorrentes vai ficar ainda mais difícil para enfrentar o líder absoluto de emplacamentos entre os sedãs médios, com preços que variam entre R$ 69.690 e R$ 114.990. O Corolla liderou o seu segmento em 10 dos últimos 13 anos e, atualmente, possui aproximadamente 44% de participação de mercado.
O Corolla 2018 já está disponível na rede de concessionárias da Toyota em seis versões: GLi 1.8L com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L e GLi 1.8L Upper com transmissão automática Multi-Drive, que reproduz sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0L e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
Versões, itens de série e preços – Desde a versão GLi, o Corolla 2018 está equipado com direção elétrica progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod® e similares, e dispositivo Bluetooth®; vidros e retrovisores com acionamento elétrico; volante multifuncional; entre outros.
1.8 L GLi manual R$ 69.690
1.8L GLi Multi-Drive R$ 69.990
1.8L GLi Upper Multi-Drive R$ 90.990
A versão XEi também possui ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida sem chave (estes dois últimos são novidades para a versão); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.
2.0L XEi Multi-Drive R$ 99.990
A versão XRS se diferencia da XEi pelo acabamento interno na cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento em preto brilhante.
2.0L XRS Multi-Drive R$ 108.990
Além do pacote acima, o Corolla Altis tem como diferenciais, ar-condicionado dual zone (novidade); limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições; espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento na cor cinza.
2.0L Altis Multi-Drive R$ 114.990
A segurança que faltava – O quesito segurança foi um dos que mais receberam atenção por parte dos engenheiros da Toyota. Todas as versões do Corolla 2018 possuem Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática; acendimento automático dos faróis, nas versões XEi, XRS e Altis; e sensor de chuva, na Altis.
50 anos de Corolla no mundo. A cada 15 segundos um Corolla é fabricado no mundo – Em outubro de 1966, época em que a demanda por veículos de passeio começou a crescer no Japão, a Toyota lançou a primeira geração do sedã médio Corolla, equipado com motor 1.0 e cinco lugares. Durante os últimos 50 anos, consumidores de todas as partes do mundo compartilham o mesmo carinho pelo modelo. Por isso, o time de desenvolvimento da Toyota tem trabalhado constantemente para superar as expectativas dos clientes.
Atualmente, 13 países produzem o sedã médio, que já atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas anualmente, em cerca de 150 países. Desde o início de sua fabricação, o Corolla soma mais de 44 milhões de unidades licenciadas em todo o mundo, marca que o coloca como o veículo mais vendido de todos os tempos.
No Brasil, os primeiros Corolla desembarcaram em 1994, com a abertura do mercado para as importações. Com o crescente interesse dos consumidores brasileiros pelo sedã da Toyota, destacado pelo reconhecimento e repercussão internacional do modelo ao redor do mundo, a montadora iniciou sua produção em território nacional em 1998, na planta de Indaiatuba (SP), instalada especialmente para fabricar as primeiras versões do Corolla nacional, que já estava em sua oitava geração.
Daquela época até os dias atuais, o sedã médio vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento, em todo o Brasil. No ano passado, por exemplo, o modelo foi responsável por 48% das vendas totais na categoria, com 64.737 unidades comercializadas.
Veja também | Corolla 2018: o que muda mecanicamente?