O dia 14 de abril é emblemático para a Volvo Cars.
O novo XC60 deixará a fábrica de Gotemburgo (Suécia) na mesma data – exatamente 90 anos depois – de o primeiríssimo Volvo, o ÖV4, ganhar as ruas, em 1927.
Aquele primeiro modelo vendeu um total de 275 unidades, um número modesto mesmo para a época. Já o novo XC60 substitui um dos veículos de maior sucesso das nove décadas da fabricante de automóveis premium.
O atual XC60 teve desempenho fenomenal, com vendas que subiram todos os anos desde sua apresentação, em 2008. Com sete anos de mercado, o SUV premium de tamanho médio alcançou a liderança do segmento na Europa e hoje contabiliza 966 mil unidades vendidas.
O modelo representa cerca de 30% das vendas globais da Volvo. Em abril, ele deve ultrapassar a barreira de 1 milhão de carros comercializados.
“A Volvo tem muito orgulho de sua história. Os últimos 90 anos foram emocionantes, mas os dez anos que restam para o centenário poderão ficar ainda melhores, na medida em que o foco da indústria muda para a direção autônoma, da eletrificação e da conectividade”, afirma o CEO Håkan Samuelsson.
“O novo XC60, de muitas maneiras, incorpora essas tendências.”
Volvo Cars – Novo XC60: uma história prestes a ser contada – O novo utilitário esporte é um dos carros mais seguros já fabricados pela Volvo e vai oferecer a tecnologia mais atual em prol da segurança, incluindo o novo sistema de Mitigação de Pista Oposta, que utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões frontais com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
O sistema de assistência de direção semiautônoma (Pilot Assist), que toma conta da direção, da aceleração e da frenagem em estradas bem sinalizadas em velocidades de até 130 km/h, está disponível no novo XC60 como item opcional.
Com a chegada gradativa do novo XC60 aos mercados no mundo inteiro, a Volvo Cars está pronta para mais um ano de vendas recorde em 2017.
90.º aniversário – O fundador da Volvo, Assar Gabrielsson, percebeu uma oportunidade para a produção de automóveis na Suécia depois de observar o crescimento da indústria automobilística, nos Estados Unidos e na Europa, a partir de seu cargo de vendas na fabricante sueca de rolamentos SKF, uma grande fornecedora do setor.
Com aço de fácil acesso na Suécia, mão de obra barata e engenheiros habilidosos, ele conseguiu convencer a SKF a investir num negócio spin-off de automóveis, chamado AB Volvo.
O primeiro automóvel sueco produzido em série foi bem convencional, com certos elementos de design americano, um chassi de madeira feito de árvores de freixo (ash) e de faia, um motor de 1,9 litro e válvulas laterais e rodas de artilharia com raios de madeira.
Tinha disponibilidade de pintar os carros apenas com azul escuro e para-choques pretos.
Apesar de todas as mudanças nos últimos 90 anos, o compromisso da empresa com a fabricação dos carros mais seguros do mundo continua o mesmo.