A cerimônia de assinatura contou com a presença da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; além de Mario Lapin, CEO do Virgo Games Studios (parceiro técnico da Fundação Volkswagen para o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”) e Claudio Anjos, diretor executivo do Instituto Arte na Escola (parceiro para o projeto “Aprendendo com Arte”).
“Para a Fundação Volkswagen, é uma grande honra dar continuidade a uma parceria tão bem sucedida, que já vem desde 2015, com o Centro Paula Souza, uma verdadeira referência em ensino. Esse novo convênio permitirá formarmos 105 educadores em dois projetos da Fundação Volkswagen que fazem a diferença na sociedade: o ‘Jogo da Vida em Trânsito’ prepara condutores conscientes; o ‘Aprendendo com Arte’ promove ensino das artes como forma de inclusão cultural e social”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Tanto na arte quanto na educação para o trânsito são trabalhados valores fundamentais, como responsabilidade e ética, reforçando o papel da instituição em formar cidadãos comprometidos com o futuro da sociedade”, afirma a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).
Presente em aproximadamente 300 municípios, a instituição administra 220 Escolas Técnicas (Etecs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, ultrapassando 290 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos (www.cps.sp.gov.br).
Saiba sobre o “Jogo da Vida em Trânsito” – O projeto “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, incentiva a segurança, cidadania e responsabilidade no trânsito, ao educar alunos do ensino médio para que sejam condutores conscientes.
Para isso, disponibiliza gratuitamente metodologia, ferramentas e conteúdos didáticos voltados à educação para a mobilidade, fundamentado em três pilares pedagógicos para transformação de atitudes: Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Design Thinking para Educadores.
Uma de suas ferramentas é o game 3D “Autopolis”, no qual o jogador dirige virtualmente, aprendendo sobre segurança e legislação de trânsito e sendo penalizado por infrações cometidas.
Lançado em dezembro de 2011, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou 62.364 alunos e atendeu 1.468 educadores, sendo 402 na modalidade híbrida e o restante por cursos no formato MOOC (Massive Open Online Courses), oferecidos na plataforma do projeto (www.jvt.org.br) para participantes de todo o Brasil.
Saiba sobre o “Aprendendo com Arte” – Promover o ensino das artes de maneira aprofundada, didática e acessível a todos é o objetivo do “Aprendendo com Arte”.
Fruto de uma parceria entre a Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola, o projeto já atendeu 957 educadores, beneficiando 200.854 alunos indiretamente.
O “Aprendendo com Arte” oferece formação continuada para educadores desde 2015 em duas modalidades: semipresencial e a distância.
Neste ano, o projeto ganhou site exclusivo (www.aprendendocomarte.org.br) e oferece total de 649 vagas, sendo 125 presenciais (41 para educadores a serem atendidos no Centro Paula Souza e 84 em Campo Grande – MS).
As outras 524 vagas são para o módulo a distância, para educadores do País todo.
O projeto “Aprendendo com Arte” fornece aos educadores profundo conhecimento sobre artes visuais, incluindo temas como história das artes visuais, artes brasileiras, artes híbridas, fotografia, vídeo, desenho, pintura, arquitetura, escultura, artes digitais, patrimônio cultural, intervenção urbana, entre outros.
Entre os recursos pedagógicos está o game “Trilha Cultural”, disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS, que propõe uma “viagem” por 50 patrimônios culturais selecionados em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Entre os materiais didáticos estão livros e itens multimídia, além do “Caderno Arte + Educação”, abordando temáticas a serem trabalhadas em sala de aula.
Para desenvolver os conteúdos e materiais, o projeto conta com a equipe de especialistas em arte e educação do Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora.
O Instituto é uma associação civil que incentiva e qualifica os processos de aprendizagem em arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil, pesquisas sobre a prática docente e desenvolvimento de materiais educativos.