domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

MAN Latin America apresenta novo campo de provas

Com a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado, o novo campo de provas da MAN Latin America é o mais eficiente do continente em termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes.

A estrutura abriga ainda a única pista da América Latina com a certificação internacional ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído externo.

- Publicidade -

Com 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, o empreendimento é o primeiro para testes de rodagem de veículos comerciais do Grupo VW na América Latina.

“Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os recursos financeiros que aplicamos continuamente no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Um quilômetro no campo pode corresponder a 50 km nas estradas – Ao todo, são 26 condições diferentes de rodagem na pista da montadora.

- Publicidade -

Trata-se de uma alta concentração por metro quadrado para criar um cenário em que é possível, em casos específicos como da linha Delivery, simular em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na estrada.

A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo ainda mais eficiência às avaliações e impactando positivamente no projeto como um todo do veículo.

O empreendimento delineia um ambiente controlado para que se possa garantir a reprodutibilidade das condições dos testes e assim a melhor avaliação dos dados para o máximo desempenho do veículo nas rodagens em situações cotidianas dos clientes.

- Publicidade -

Os 26 diferentes eventos consideram, por exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas.

Há rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6×6 desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil.

Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine.

Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo.

Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi.

O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão simular mau uso e desempenho em curvas de impacto.

A pista de avaliação de ruído segue padrões internacionais da norma ISO 10.844 e é a única na América Latina certificada para essa homologação.

Grandes números para construção da pista – Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos especiais do campo de provas, no longo prazo.

Ao todo, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos, além de outros 95 de asfalto.
Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de teste e certificação. As diretrizes brasileiras de pavimentação também foram adotadas como padrão para a construção do empreendimento.

Outras pistas do Grupo Volkswagen na Europa serviram como referência para a construção nacional, garantindo a equivalência entre os resultados obtidos.

Ao longo de toda a extensão do campo de provas, foram projetados sistemas para captação da água da chuva, com separação de outros elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e lençóis freáticos.

A alta densidade de obstáculos por metro quadrado também contempla uma lógica ambiental: a duração mais curta dos testes por sua alta intensidade diminui as consequentes emissões geradas a partir das rodagens.

Testes com veículos Volkswagen e MAN – Após seu desenvolvimento, o primeiro teste a que um veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou MAN é submetido se dá no ambiente virtual.

Programas de última geração já antecipam desgastes que possam ocorrer em situações reais para que os engenheiros da montadora possam otimizar o desempenho do veículo.

Avaliações em bancada também compõem a cesta de ferramentas que a MAN Latin America utiliza, assim como análises de durabilidade estrutural e validação funcional.

A aquisição de dados é muito importante nessa etapa e ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Além dos testes no novo campo de provas, a MAN Latin America se vale de uma propriedade com mais de um milhão de metros quadrados para simular condições específicas off-road.

Localizada a cerca de 50 quilômetros da fábrica, em Resende, a área permite a reconstrução de uma série de outras variáveis que abrangem a rodagem dos caminhões e ônibus da montadora em terrenos fora de estrada.

E o trabalho não se restringe a situações controladas.

O desenvolvimento dos veículos inclui testes especiais em estradas de todo o país e também internacionais para avaliações que necessitem de quilometragem extra ou situações características como verão ou inverno.

Nessa fase, os modelos chegam a passar até por câmaras climáticas com temperaturas que vão desde os – 40°C aos 60°C. Compatibilidade eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros aspectos avaliados.

Validados em todos os aspectos, os modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão liberados para o lançamento ao mercado.

Mas ainda assim as avaliações continuam: antes de sair da fábrica rumo ao cliente, cada veículo é testado para garantir que esteja de acordo com seu projeto e com o padrão de qualidade da MAN Latin America.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn