sexta-feira, 26 julho , 2024
28 C
Recife

Ford Fund e Artemisia anunciam primeiro laboratório de inovação em mobilidade para apoiar empresas com impacto social

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização pioneira de apoio a negócios de impacto social no Brasil, lançaram o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, programa criado para fornecer treinamento e orientação a startups que desenvolvem programas de mobilidade voltados às necessidades da população de baixa renda do País.

O programa foi apresentado hoje por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e Jim Vella, presidente do Ford Fund, durante a abertura da Campus Party Brasília, versão regional do maior evento de tecnologia e conectividade do Brasil.

- Publicidade -

O anúncio faz parte da expansão das atividades do Ford Fund no Brasil e dos investimentos que a organização realiza ao redor do mundo para viabilizar as transformações necessárias na sociedade.

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade promoverá a aceleração em curto prazo de até 20 empreendedores que estejam em estágio inicial de desenvolvimento de negócios.

A parceria com a Artemisia tem como foco identificar os projetos de impacto social mais promissores, com soluções inovadoras que atendam às necessidades básicas das comunidades com pouca ou quase nenhuma oferta de mobilidade.

- Publicidade -

“Negócios de impacto social são escaláveis, replicáveis e sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras para problemas sociais complexos”, explicou Jim Vella.

“Essas startups podem nos trazer novas oportunidades de engajamento junto às comunidades, ajudando a fazer a vida das pessoas melhor”.

São considerados negócios de impacto social aqueles que oferecem soluções para problemas enfrentados pela população de baixa renda sem depender de doações ou subsídios.

- Publicidade -

Nos próximos meses, oficinas lideradas por mentores da Artemisia e da Ford vão apoiar o desenvolvimento desses empreendimentos e aumentar seu impacto social.

Ao final, será concedido um capital inicial a até três participantes com soluções que tragam impacto social verdadeiro para as pessoas de baixa renda.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

O apoio a negócios de impacto social faz parte da estratégia do Ford Fund no Brasil e no mundo.

Em abril, por exemplo, a organização lançou o programa Ford Empower-HER, em parceria com o Michigan Women’s Foundation, para incentivar startups comandadas exclusivamente por mulheres a desenvolver soluções e produtos com potencial para transformar suas comunidades.

Além disso, apoia diversos projetos sociais no País, como Projeto Axé, na Bahia, que atende e cria oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão