quinta-feira, 31 outubro , 2024
28 C
Recife

“Dashboard” do Openmatics oferece solução completa para frotas

Com o Openmatics, aferece soluções de conectividade dinâmicas e independentes da montadora, como telemetria, rastreamento de ativos, entretenimento, diagnóstico e engenharia.

O portfólio de serviços pode ser ampliado com aplicativos adicionais.

- Publicidade -

A novidade do Openmatics é o “Dashboard”, um aplicativo para facilitar o gerenciamento eficiente de energia dos veículos totalmente elétricos, que requerem a recarga frequente das baterias e apenas propiciam uma condução tranquila em longas distâncias com o planejamento perfeito da rota.

O mercado está se expandindo com uma crescente gama de serviços de mobilidade digitais, já que as tendências do setor indicam que a locomoção seletiva muito em breve pode se tornar mais importante do que ter um veículo próprio.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Boston Consulting Group revela que o número de pessoas que compartilham o carro aumentará seis vezes até 2021, chegando a 35 milhões.

- Publicidade -

Com o Openmatics, a ZF Aftermarket assegura que o know-how de sistemas da ZF Friedrichshafen AG seja aplicado de forma consistente no mercado pós-venda.

A plataforma de conectividade Openmatics da marca viabiliza o gerenciamento transparente de frotas, facilita o rastreamento de ativos e oferece opções de entretenimento.

Participando da mobilidade digital – A unidade do Openmatics instalada a bordo transmite os dados específicos do veículo a um banco de dados seguro em nuvem, que o usuário pode acessar a qualquer momento pelo “Dashboard”.

- Publicidade -

Em um mapa digital, o gestor de frotas pode ver a localização de todos os seus veículos (caminhões, ônibus ou carros de passeio), com a possibilidade de obter, em tempo real, informações relativas à utilização, quilometragem e disponibilidade dos veículos.

Detalhes sobre abastecimento, nível da bateria ou mensagens de erro, que levariam a perda de tempo devido a serviços de manutenção ou parada de um veículo, podem ser integrados desde o início no planejamento da frota.

Assim, o “Dashboard” prepara o terreno para um gerenciamento eficiente da energia de carros elétricos mostrando, por exemplo, o nível de carga da bateria.

Isso possibilita alocar um veículo de forma ideal com base no trajeto e distância que um cliente pretende percorrer.

Dashboard – a combinação perfeita da carga da bateria com a rota – Uma função semelhante já está sendo utilizada na prática para coordenar os ônibus urbanos elétricos em uma cidade alemã de grande porte.

Locadoras de veículos também podem usar o “Dashboard” em seus carros elétricos para combinar os trajetos de seus clientes com os veículos disponíveis em sua frota.

Nesse contexto, o nível restante da bateria e a distância até uma estação de recarga no destino do cliente são critérios essenciais.

Para veículos com acionamento convencional, o Openmatics Dashboard dá espaço para os clientes desenvolverem novas ideias e estender os serviços disponibilizados.

A agilização do processamento dos retornos de veículos às locadoras é uma das opções.

O aplicativo ajuda a locadora a identificar quais veículos já foram reabastecidos por completo quando entram no estacionamento, podendo ser direcionados para o check-out rápido.

O programa também pode ser configurado para alertar imediatamente os gestores de frotas em caso de falha em um componente ou sistema, possibilitando que agendem um horário para serviço ou reparo ou façam o pedido das peças necessárias.

Para proprietários de frotas mistas, o Openmatics é uma solução atrativa para substituir os vários sistemas de telemática diferentes utilizados pelas montadoras.

Pioneirismo com um portfólio atrativo de soluções – A ZF Aftermarket, a segunda maior organização do mercado de reposição do mundo, oferece uma linha de soluções bem mais ampla para a área de pós-venda de hoje e do futuro.

Como precursora em inovações tecnológicas, a ZF Aftermarket está em primeiro lugar quando o assunto é o treinamento de sistemas e o compartilhamento de informações técnicas com os mecânicos que trabalharão com esses veículos.

Exemplos disso são o conceito ZF Services [pro]Tech, que fornece às oficinas independentes um pacote abrangente de serviços, incluindo o acesso às instruções de instalação específicas de cada veículo, e o Tech Corner da TRW, um recurso técnico on-line gratuito.

“Os veículos estão se comunicando. Se nós nos concentrarmos nas nossas principais áreas de competência, iremos assegurar que as oficinas possam falar a mesma língua. Estamos definindo as tendências para o futuro, pois temos pleno conhecimento do mercado de reposição automotivo e seus fatores de influência. Queremos que o mercado entenda essas tecnologias inovadoras”, comenta Helmut Ernst, responsável pela ZF Aftermarket.

 

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn