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Entenda como a estratégia modular MQB vai criar uma Nova Volkswagen no Brasil

Uma nova era na produção de veículos está sendo iniciada na Fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), para modelos compactos da Volkswagen do Brasil.

O conceito MQB, mais moderno sistema para desenvolvimento e produção de veículos no mundo vai criar um novo patamar de categoria para os veículos compactos produzidos pela marca. A transformação é tão grande que podemos declarar que surge a Nova Volkswagen do Brasil.

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Essa base vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.

Entre eles, o Novo Polo – que será lançado no último trimestre de 2017, e o Virtus – chega no início de 2018, um sedã desenvolvido com foco no mercado brasileiro e que  também será produzido na Fábrica Anchieta.

Para marcar o início dessa nova fase, a Volkswagen realizou um workshop com a imprensa nacional, e o Mecânica Online® teve a oportunidade de conhecer a nova realidade que a marca vai introduzir em nosso mercado.

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Uma coisa é certa: vem aí uma Volkswagen mais eficiente, conectada e atualizada com o que há de mais moderno em inovação e tecnologias de forma global.

“A Estratégia Modular MQB representa uma nova era para a Volkswagen do Brasil. Mais do que somente lançar um novo produto, estamos reposicionando nossa marca e preparando o lançamento de grandes novidades, todas desenvolvidas com foco total no cliente. O Novo Polo traz o futuro para o segmento de compactos premium no mercado brasileiro. Mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade e avançados recursos de tecnologia”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM).

“Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais moderno em termos de design, inovação, alta performance e segurança”, afirma Dr. Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

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“O Novo Polo está sendo desenvolvido pela Engenharia do Brasil e da Alemanha e vai elevar o patamar no segmento de compactos premium, oferecendo recursos tecnológicos oferecidos em modelos de segmentos superiores, como Golf e Passat”, conclui Dr. Kleimann.

Aplicando o conceito MQB no veículo – A Estratégia Modular MQB tem como base quatro principais módulos padronizados:

1) Elétrica/eletrônica;

2) Powertrain;

3) Chassi e

4) Carroceria, Ar-condicionado, banco e airbags.

Na prática, as vantagens proporcionadas pela Estratégia Modular MQB são grandes e inclusive contribuem para que se atinjam as metas de redução de CO2.

Os efeitos positivos da Estratégia Modular MQB nas proporções do carro e em seu design são enormes, permitindo que se obtenha a chamada “atitude” (postura do carro) mais larga e baixa, com design de linhas de caráter mais nítidas e fortes.

A Estratégia Modular MQB é dividida em cinco principais seções, considerando que um dos mais importantes para a implementação do conceito de componentes modulares são as suas dimensões de engenharia uniformes – como, por exemplo, a distância entre os pedais do veículo (acelerador, freio) e o centro da roda dianteira.

Mas é igualmente importante oferecer parâmetros variáveis. Entre eles, a distância entre-eixos, as bitolas e os tamanhos das rodas, de forma a permitir que diferentes arquiteturas de veículos possam ser implementadas a partir de um conjunto de componentes.

−         Arquitetura Flexível

−         Dividido em 5 principais seções

−         Dimensão entre pedaleira e centro da roda dianteira padronizada

−         Balanço dianteiro e traseiros variáveis

−         Instalação do motor padronizada

−         Distância entre-eixos e posição dos bancos é variável em cada modelo de veículo.

A relação entre o motor e o eixo dianteiro – e entre o eixo dianteiro e a chamada parede de fogo – é padronizada em todo o conjunto de componentes.

Os balanços dianteiro e traseiro (distância entre a extremidade do veículo e o centro da roda) e a distância entre o “eixo” do banco traseiro e o centro da roda de trás são todos variáveis.

Com isso, distâncias entre-eixos, desenhos de suspensão traseira, cabines e porta-malas podem variar de tamanho.

Os veículos tendem a se tornar mais pesados por causa da adoção de sistemas de assistência, conforto e outros avanços tecnológicos.

A Estratégia Modular MQB inverte esta tendência: quase todas as peças são otimizadas em sua construção, ou feitas de diferentes composições de materiais, e, portanto, são significativamente mais leves.

Os veículos produzidos na Estratégia Modular MQB apresentam grandes reduções de peso – sem comprometer a segurança ou o conforto de condução.

O Powertrain perde peso graças ao uso de alumínio. Os componentes do sistema elétrico do veículo também pesam menos. A seleção de material inteligente e a construção melhorada colaboram para economizar peso na área do chassi.

Na Estratégia Modular Transversal todos os motores são instalados em posição padronizada, com o coletor de escape montado para trás (próximo do painel corta-fogo).

Dessa forma, o modelo está preparado para utilizar as diversas motorizações disponíveis no Grupo Volkswagen.

A nova posição de montagem para motores torna mais fácil a padronização de algumas peças, como linhas de escapamento e árvores de transmissão.

A posição uniforme também reduz drasticamente o número de combinações de motor e transmissão que deveriam ser desenvolvidas individualmente para cada aplicação.

Veja também | Lançamento do Novo Volkswagen Polo

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