O Gol de número de 8.000.000, um Gol Track na cor Branca, foi produzido na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde também são fabricados o sedã Voyage, o up! e o cross up!.
“O Gol é o maior sucesso da história da indústria automotiva nacional por sempre ter se reinventado, traduzindo o gosto dos brasileiros em suas inovações. O Gol está em todos os locais do Brasil: nas grandes cidades, ou nas estradas de terra mais distantes. É um carro versátil, com robustez e qualidades comprovadas, além de ter a conectividade como um dos seus diferenciais”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM). Lançado em maio de 1980, o Gol logo conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País.
É uma goleada: das 8 milhões de unidades produzidas, 6,6 milhões foram comercializadas no mercado nacional e 1,4 milhão de unidades foram exportadas para mais de 60 países.
“Gol é um campeão de vendas em toda a América Latina, sendo o maior sucesso de exportações da história da indústria automobilística nacional. Ele se difere por aliar robustez, tecnologia e um ótimo custo benefício, e por isso tem sido o modelo brasileiro mais exportado há anos”, diz o Vice- Presidente da Volkswagen América do Sul (SAM), Thomas Owsianski.
Quando o modelo é colocado em perspectiva com o mercado nacional, a vantagem em relação aos concorrentes se torna ainda maior.
1 Gol por minuto – Para produzir tantos Gol, a Volkswagen do Brasil conta com duas unidades produtivas: Taubaté, no interior paulista, onde o modelo número 8 milhões foi fabricado, e a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o Gol divide a linha de produção com a Saveiro e Saveiro Cross.
O ritmo de produção é frenético: a cada 60 segundos, um Gol é fabricado atualmente em nossas linhas.
Sucesso internacional – Além do sucesso no mercado interno, o Gol também trilha um caminho vigoroso nas exportações.
O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria.
Com 1,4 milhão de unidades enviadas a mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa, os principais mercados do Gol hoje em dia no exterior são o México e a Argentina.
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, cujas temperaturas chegam a -40°C no inverno.
Para mercados com clima muito quente, como no Oriente Médio e Norte da África, o carro recebeu um segundo radiador e peças e pneus ganham um revestimento especial.
Entre 2000 e 2008, a marca exportou o Gol a diesel para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
Curiosidades sobre o Gol
- O Gol é, de longe, o carro mais produzido da indústria automotiva nacional: o segundo colocado produziu praticamente a metade (4,2 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
- O Gol, sozinho, é responsável por 13% de toda a produção de automóveis na história do País (60,8 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
- O modelo também responde por 16,4% de toda a exportação de automóveis na história do País (8,54 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
- Os 8 milhões de Gol enfileirados dariam, com folga, uma volta ao mundo ou fazer o contorno do Brasil inteiro
- 8 milhões é a frota de veículos de passeio de países como a Holanda ou a Tailândia – Fonte: Oica / 2014
- O 8 milhões de Gol produzidos seriam suficientes para transportar a população inteira de países como a Argentina ou a Polônia (aproximadamente 40 milhões)
- Modelo com um dos maiores números de Fã-Clubes exclusivos (8 clubes), com mais de 40.000 integrantes em todo o País
- Foi o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1988)
- Foi o primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas (1997)
- Foi o primeiro carro com motor flexível do Brasil (Gol Total Flex 1.6, em 2003)
- Foi o primeiro automóvel de entrada com motor flexível, popularizando a tecnologia (Gol 1.0 Total Flex, em 2005)
- Foi o primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o lendário Fusca
- 1980: Nasce o Gol, como substituto do Fusca
- 1982: Formada uma família, com Voyage, Parati e Saveiro
- 1984: Ganha a versão GT, um esportivo de verdade
- 1987: Assume a liderança de vendas no Brasil
- 1988: Primeiro com injeção eletrônica no País (Gol GTI)
- 1994: Gol “Bolinha” 2ª geração
- 1999: 3ª geração: novos padrões de qualidade e design
- 2001: Feito histórico: Gol ultrapassa vendas do Fusca (3,2 milhões)
- 2003: Pioneiro modelo no Brasil com a tecnologia TotalFlex
- 2005: 4ª geração: linhas mais limpas e modernas
- 2008: Total renovação: 5ª geração
- 2012: Evolução do DNA de design global da Volkswagen
- 2013: 27 anos consecutivos na liderança; Família chega a 10 milhões de unidades produzidas
- 2015: 35 anos do Gol; Liderança de vendas na Argentina
- 2016: Novo Gol, com novo sistema de conectividade App-Connect e motor 1.0 de três cilindros; apresentação do Gol Track e do conceito Gol GT, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
- 2017: O Gol atinge 8 milhões de unidades produzidas em sua história