sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Para celebrar o Dia do Caminhoneiro, piloto dá dicas de pilotagem e manutenção

Em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, a Goodyear, reconhecida pela qualidade e tecnologia na sua linha de pneus para caminhões, achou uma maneira autêntica de celebrar a ocasião.

O piloto de testes da Goodyear Felipe Zacarias, acostumado a testar os mais diversos pneus de caminhões e automóveis, no campo de provas da empresa, em Americana (SP), resolveu cair na pista para preparar uma série de dicas para os muitos caminhoneiros pelo Brasil.

- Publicidade -

Segundo Felipe, além de prudência, reponsabilidade e respeito às leis de trânsito quando se dirige um caminhão, é necessário fazer todas as manutenções adequadas dos pneus.

“Antes de tudo é preciso manter uma regularidade semanal de calibração de pressão e o alinhamento dos mesmos (Geometria Veicular). E antes de viajar, é fundamental uma inspeção visual dos pneus e verificação das pressões utilizadas na sua aplicação, além da profundidade de borracha remanescente. É extremamente importante checar se os pneus não estão carecas”, afirma.

Depois de fazer a revisão dos pneus, é a hora de cair na estrada.

- Publicidade -

E são nas rodovias que os imprevistos acontecem, por isso é necessário que todos os caminhoneiros estejam extremamente preparados.

Isso inclui, uma boa noite de sono e muita disposição para encarar estradas sob as mais diferentes condições.

“Além dos buracos e desvios, a chuva e as íngremes subidas são alguns dos fatores mais preocupantes para os caminhoneiros. Com a perda da visibilidade e a diminuição da aderência, a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Já em condições de subidas, a dica é sempre subir com velocidade constante para evitar patinagem dos pneus, mantendo o veículo na faixa da direita conforme legislação e para fazer um bom consumo de combustível, manter a rotação do seu caminhão sempre na faixa verde de rotação (RPM)”, diz.

- Publicidade -

Manutenção e compra de um pneu novo – Felipe reforça que na hora de comprar um pneu novo, o ideal é sempre procurar o mesmo desenho recomendado para cada tipo de aplicação para garantir desempenho e segurança.

E conclui, “o importante é seguir as recomendações técnicas do fabricante para obter o máximo rendimento, quilometragem e segurança”.

Outro ponto importante são os rodízios de pneus e o uso de pneus recauchutados.

No caso, o rodízio é aconselhável para garantir uma maior durabilidade dos pneus. Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e diferenças de profundidade de borracha entre os eixos, e se for o caso verificar a geometria veicular e efetuar o rodizio.

No caso dos pneus recauchutados é preciso esclarecer que a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões.

São recomendados para os demais eixos e ajuda diminuir os custos operacionais, porém a dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

 

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008