Brasileiro é apaixonado por carro. E também tem uma paixão por empreenderismo – segundo o último Amway Global Entrepreneurship Report, 82% dos brasileiros sonham abrir seu próprio negócio.
Dessa mistura de sentimentos, surge uma nova geração de empresários que decidiu ganhar dinheiro colocando o automóvel no centro de seus negócios, por meio de ferramentas digitais que ajudam a reduzir os gastos, facilitar os deslocamentos e até agilizar as vendas de usados.
Embalados pelo sucesso do aplicativo Uber, que revolucionou o transporte privado de passageiros ao permitir que qualquer motorista habilitado compartilhe seu próprio veículo para caronas, essas startups miram alto e procuram inovar o modo como os brasileiros se relacionam com carros, seja na hora de negociar a compra e venda do próprio veículo, ou na hora de se deslocar dentro e fora da cidade.
Veja abaixo algumas das startups sobre quatro rodas que mais se destacam no país:
Carro compartilhado – A Pegcar entendeu que, tão vantajoso quanto compartilhar o banco de trás com um desconhecido, é compartilhar o próprio automóvel.
Pelo serviço online, o carro pode ser alugado por horas, dias e até semanas.
O preço do aluguel negociado com o locatário varia pelo tempo de uso e modelo do veículo escolhido pelo locador. O pagamento é feito pelo próprio site, com uso de cartão.
Carona compartilhada -Mas se a ideia é pegar carona mesmo, então por que não desenvolver um aplicativo exclusivo para essa função? Pensando nisso, a BeepMe lançou um app gratuito que permite que pessoas procurem ou ofereçam carona, numa data e horário específicos, de acordo com as suas necessidades.
A ferramenta ajuda na economia de tempo e dinheiro, uma vez que os valores da corrida são divididos pelos próprios ocupantes do veículo.
Leilão virtual – A InstaCarro criou uma forma mais fácil e rentável de vender o carro usado: por meio de uma plataforma de leilão virtual, o proprietário do veículo à venda precisa de apenas 1h30 para bater o martelo.
É nesse intervalo que ele receberá múltiplos lances de lojas e concessionárias espalhadas por todo o país. Ao receber a maior delas, ele se decide sobre a venda. Em caso de arremate, o valor é pago no ato.
Tinder de carros – A paixão por carros é tanta que o App do Automóvel resolveu levar a coisa toda a sério. Pelo aplicativo, vendedores e compradores se conectam sem a intermediação de concessionárias.
Funciona exatamente como o aplicativo de paquera Tinder: as duas partes se cruzam pelo caminho, avaliam o perfil e a proposta uma da outra e, se os dois derem “like”, recebem uma notificação de “match”, abrindo caminho para a negociação.
Carona corporativa – A bynd desenvolveu um app que estimula a chamada carona corporativa, que coloca funcionários de uma mesma empresa dentro do mesmo carro.
Aqui, além do benefício do rateio, o modelo de compartilhamento estabelece um ambiente de relacionamento de equipe, facilitando as interações fora do ambiente de trabalho.
Outra vantagem é que o custo do serviço é arcado pela empresa interessada: a startup cobra uma mensalidade que é calculada em cima do número de colaboradores ou de unidades atendidas.