O Novo Polo é um modelo global que chega ao mercado nacional com design dianteiro exclusivo, inspirado em pesquisas com clientes brasileiros e com foco na regionalização dos produtos Volkswagen.
Suas proporções são dinâmicas, com silhueta bem mais alongada, porque a distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma. A equipe de design aproveitou o realinhamento dessas três dimensões para criar um Polo esportivo e totalmente superior.
Vincos marcantes no capô – Eles saem das colunas “A” e correm em forma de “V” para o lado interno dos faróis e da grade do radiador. Adicionalmente a essas linhas, outros dois elementos de estilo correm pelo meio do capô e terminam na grade do radiador.
A barra transversal superior da grade é pintada na cor da carroceria e se une às linhas dos faróis. Isso dá ao capô uma aparência visual mais baixa. Ao mesmo tempo, reforça a maior largura do Novo Polo.
Os faróis de perfil baixo dão ao carro uma aparência mais concentrada, voltada para a frente. A segunda barra da grade do radiador é cromada e começa nas laterais do logotipo Volkswagen, unindo as linhas cromadas dos faróis. A nova assinatura das luzes de condução diurna em LED – ao lado dos faróis de neblina – também é inconfundível.
Traseira com estilo limpo e equilibrado – As novas lanternas traseiras trapezoidais têm assinatura luminosa diferenciada. O conjunto ótico forma um “L” invertido, criando uma identidade visual noturna personalizada para o Novo Polo.
Uma linha horizontal sob as lanternas na tampa traseira, que se desloca para o para-choque, reforça a largura do Novo Polo desta perspectiva. O difusor, integrado ao para-choque, traz elementos que evidenciam a esportividade.
Interior mais sofisticado – Um novo design de painel e interior para os modelos compactos da Volkswagen está surgindo com o Novo Polo.
O foco do desenvolvimento da cabine foi no contínuo crescimento da digitalização dos mostradores e controles, assim como da conectividade, o que exigiu soluções inéditas. Outra premissa do projeto: dar ao interior do Novo Polo personalidade única.
Os designers fugiram completamente do visual orientado verticalmente do painel das outras gerações do Polo e desenvolvem uma ousada arquitetura horizontal. Como sempre acontece no design interno, essa arquitetura é definida inicialmente pelos módulos usados no painel.
A interação entre o painel Active Info Display e os sistemas de infotainment tornou necessárias novas interpretações.
Infotainment de 8 polegadas – A nova arquitetura do painel começa com o objetivo de posicionar o sistema de infotainment muito mais acima do que antes, para poder ficar na linha direta de visão do motorista. Como o display tinha que se unir visualmente aos instrumentos para criar uma “ilha”, também ficou claro que as saídas de ar centrais tinham que ir para baixo.
Tudo isso resultou em uma arquitetura para o painel contemporânea, introduzindo uma nova era de digitalização e conectividade na categoria.
Um eixo visual e de controle elevado – Todos os módulos principais – exceto os da unidade do ar-condicionado – foram integrados no painel superior. Localizado no meio da “ilha” preta brilhante fica a tela do sistema de infotainment.
O único botão adicional nessa área é o do interruptor do pisca-alerta. À esquerda, a “ilha” em preto brilhante dos controles chega ao nível dos instrumentos. Isso cria uma paisagem coerente para o cockpit digital, especialmente em conjunto com o Active Info Display.
No nível abaixo estão os controles do ar-condicionado. O painel é levemente inclinado para o motorista no centro. Isso também acontece com o console central, com a empunhadura do câmbio e os botões das várias funções de condução do carro.
Três níveis de acabamento – O Novo Polo tem acabamento requintado, elaborado conforme resultados de pesquisas com seus potenciais clientes. Para a versão Highline foi desenvolvido um interior sofisticado, em tom mais escuro.
A cor preta predomina no interior do modelo. Há inserção de cinza tungstênio no painel, com alto brilho – a seção central, emoldurando o sistema de infotainment e o quadro de instrumentos, é em “preto piano” (brilhante).
Os bancos da versão Highline possuem revestimento de tecido agradável ao toque, com embossagem de formato triangular, que transmite classe ao interior do hatch.
O cliente da versão Comfortline busca percepção de valor, que é obtida por meio do contraste de cores. Por isso, foi desenvolvida uma combinação de cinza Paladium com maior inserção de preto Titan na parte inferior do painel e pelo interior do Novo Polo A seção central do painel possui inserto em preto brilhante.
Os bancos da versão Comfortline também têm tecido com embossagem, em padronagem que forma contraste e realça o aspecto de conforto da versão.
As versões 1.0 e 1.6 MSI do Novo Polo trazem interior claro, na cor cinza Paladium, que realça a amplitude da cabine – o espaço a bordo é uma das principais qualidades do modelo. Os bancos contam com revestimento com desenho estruturado, que transmitem robustez.
Padrões de conforto de classes superiores – A estrutura especialmente rígida permite ao Novo Polo atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração.
A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.
A Estratégia Modular MQB também permite ao Novo Polo estabelecer novos padrões em sua classe com elevada rigidez torcional estática – o que beneficia diretamente o conforto e a dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do Novo Polo é também excelente, o que traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.
O interior do Novo Polo foi desenvolvido por meio de estudos de ergonomia e funcionalidade. O resultado é percebido pelo desenho limpo do painel, pela anatomia dos bancos, adequada localização dos equipamentos e a facilidade de manuseio dos comandos.
Também fica evidenciada na combinação harmônica das cores de forrações e revestimentos de elevado padrão de qualidade.
O Novo Polo oferece excelente espaço na cabine. Sentados no banco traseiro, os passageiros têm espaço de sobra para pernas, cabeças e cotovelos. O acesso a bordo e facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas. Além disso, as portas dianteiras possuem três estágios de abertura.
O descanso de braço central (de série a partir da versão Comfortline) é ajustável longitudinalmente em 100 mm. Sob ele há um compartimento de 1,26 litro de capacidade.
O porta-luvas tem 8 litros de capacidade e possui refrigeração (versão Highline). Nas portas dianteiras há nichos com capacidade para garrafas de 1,5 litro – as portas traseiras levam garrafas de 1 litro.
Com 300 litros de capacidade, o porta-malas do Novo Polo acomoda facilmente a bagagem de todos os passageiros. Esse volume pode ser ampliado para 1.071 litros, bastando para isso rebater o encosto do banco traseiro. O compartimento conta com luz de cortesia.
A partir da versão Comfortline o banco traseiro é bipartido de série, o que permite abrigar objetos maiores e ainda deixar espaço para até dois ocupantes atrás.
Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado – O Novo Polo é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).
Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.
Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros. No banco traseiro os cintos são retráteis e há três apoios de cabeça para os ocupantes.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]10 fatos sobre o Novo Polo
→ Novo Polo oferece o que há de mais moderno em termos de design, inovação, alta performance e segurança
→ Modelo está sendo lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha
→ Hatch é produzido na Fábrica Anchieta, que teve investimento de R$ 2,6 bilhões para receber conceito MQB
→ Estratégia Modular MQB permite recursos de assistência à condução e segurança de veículos superiores
→ Estrutura de aços especiais garante elevados padrões de segurança e menor peso
→ Novo Polo terá três ofertas de motores e duas de transmissão, em quatro versões
→ Todas as versões têm classificação “A” no Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO
→ Design frontal é exclusivo para o Brasil. Interior revolucionário dá as boas-vindas ao mundo digital
→ Novo Polo estreia a segunda geração do Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e alta resolução
→ Sistema de infotainment de 8” faz espelhamento de smartphone por plataformas Apple CarPlay e Android Auto. [/box]
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