quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen revela detalhes sobre itens de segurança e conforto do Novo Polo

A Volkswagen reuniu a imprensa em sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, para conhecermos mais uma etapa do principal lançamento da marca que chega ainda este ano, o Novo Polo.

O Mecânica Online® marcou presença e apresenta os principais detalhes que a marca destacou em segurança e design.

Construído sob a Estratégia Modular MQB, o Volkswagen Novo Polo vai elevar os parâmetros de tecnologia e segurança em seu segmento, oferecendo recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores.

Ao longo do tempo e com a adição de novas tecnologias os automóveis têm ficado maiores. Essa tendência trouxe expressivos ganhos em segurança, conforto, conveniência e espaço para passageiros e bagagens. Por outro lado, o ganho de peso poderia impactar no consumo de combustível pelo veículo.

Entre os vários fatores que influenciam no consumo de combustível de um carro, o peso responde por aproximadamente 25% – ou seja, ¼ do total. Qualquer redução no peso do automóvel, portanto, significa diminuição também no gasto de combustível.

Com a Estratégia Modular MQB, a Volkswagen consegue reduzir o peso total do veículo ao mesmo tempo em que constrói o Novo Polo de forma a fazê-lo um dos modelos mais seguros de seu segmento. Mais do que isso: a MQB garante elevado conforto de rodagem e grande desempenho dinâmico.

Quatro airbags de série em todas as versões – O Novo Polo será equipado de série, em todas as versões, com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.

Airbags fazem parte do pacote de Segurança Passiva que foi adotado para o Novo Polo. Combinados aos cintos de segurança, têm o objetivo de reduzir lesões de cabeça e peito nos ocupantes, em caso de um acidente. Quando os sensores de colisão detectam um impactam que excede o valor estabelecido para deflagrar as bolsas, a unidade de controle dos airbags então dispara o gerador de gás. Esse item infla as bolsas em de 35 a 45 milissegundos.

As bolsas, infladas, amparam cabeça e tórax, distribuindo e absorvendo as forças por toda sua área da melhor forma possível. Apenas 120 milissegundos mais tarde, o gás que inflou as bolsas é expelido e o airbag desinfla.

A proteção adequada é atingida quando os ocupantes estão com os bancos na posição correta usando o cinto de segurança – os tensionadores dos cintos de segurança, equipamento também de série em todos os modelos Volkswagen com airbags, trabalham em conjunto.

Menor peso, maior segurança – A Estratégia Modular MQB é responsável pela expressiva redução de peso do Novo Polo. Isso é obtido por meio da combinação de fatores, entre eles – aplicação de novos meios de construção, uso de materiais de baixo peso e downsizing de motores (que também têm seu peso reduzido graças à aplicação de alumínio).

A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. A estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.

No interior – nos bancos dianteiros e traseiro, sistemas de fixação do painel e do ar-condicionado – há reduções significativas de peso. Componentes elétricos têm melhorias específicas na Estratégia Modular MQB e ficaram mais leves também.

Seleção inteligente de material e construção melhorada colaboram para reduzir peso na área de chassi, como molas e amortecedores. A redução nesse campo traz como benefício a melhora na dirigibilidade e conforto, por causa da redução de massas em movimento.
Reforços adicionais, nas partes superior e inferior das portas, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de colisões laterais.

A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Padrões de conforto de classes superiores – A estrutura especialmente rígida permite ao Novo Polo atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.

A Estratégia Modular MQB também permite ao Novo Polo estabelecer novos padrões em sua classe com elevada rigidez torcional estática – o que beneficia diretamente o conforto e a dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do Novo Polo é também excelente, o que traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado – O Novo Polo será equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).

Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros. No banco traseiro os cintos são retráteis e há três apoios de cabeça para os ocupantes.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Modelo será equipado em todas as versões com quatro airbags de série; Estrutura utiliza aços conformados a quente e aços de ultra-alta resistência, com baixo peso e segurança elevada; Controle de estabilidade (ESC), freio a disco nas quatro rodas, Detector de Fadiga e Sistema de Frenagem Pós-Colisão são exclusividades no segmento.[/box]

Segurança Ativa – assistência para prevenir acidentes – Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

TC (M-ABS) – O controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

O sistema de freios ABS é um dos mais modernos disponíveis e é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.

O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente com acionamento dos freios ABS, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

O sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor) evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA (Hydraulic Brake Assist system) – reconhece a frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão aplicada no pedal. O BAS aumenta ativamente a pressão de freio, que é então modulada pela intervenção do ABS. Quando o motorista reduz a pressão no pedal de freio ou ocorrer redução da velocidade do veículo abaixo de um limite mínimo, ocorre o fim da assistência de frenagem.

EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio eletrônico do diferencial) – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

O sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial aprimorado) é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa.

BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio) – Maior eficiência de frenagem em condição de chuva.

O Novo Polo também conta com o inovador sistema BSW, que identifica situações de discos de freio molhados, em condições de chuva. O sistema de freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O sistema atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado. Essa tecnologia, até então apenas presente em carros de luxo, garante ao Novo Polo muito mais segurança e precisão nas frenagens.

Monitoramento da pressão dos pneus – Mais segurança e economia de combustível – O ESC inclui o Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, que colabora para maior segurança. O recurso funciona por meio dos sensores de velocidade de roda do ABS e detecta quando a pressão dos pneus cai porque a velocidade daquela roda é alterada, passando a girar mais rapidamente em relação à velocidade do carro. O sistema verifica os pneus constantemente. Manter a pressão correta também ajuda os pneus a durarem mais e reduz o consumo de combustível.

Outro recurso é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Suspensões exigem calibrações específicas para a região na qual o veículo será produzido e comercializado. O Novo Polo terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Os pneus “verdes” colaboram para a redução de combustível.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn