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Ainda mais 911 em um SUV: o novo Porsche Cayenne Turbo

Com sua apresentação no 67º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, o novo Porsche Cayenne Turbo assume seu lugar no topo da linha de modelos.

Totalmente novo, o modelo da terceira geração do Cayenne está mais uma vez elevando os padrões de desempenho esportivo em seu segmento.

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O motor V8 biturbo de quatro litros desenvolve 550 cv (404 kW).

O maior dinamismo de condução se baseia numa combinação de tecnologias inovadoras, tais como a aerodinâmica ativa incluindo defletor de teto, a suspensão pneumática de três câmaras controlada, os pneus de tamanhos diferentes para cada eixo e os novos freios de alta performance.

Com opções adicionais, tais como o eixo traseiro esterçável ou a estabilização eletrônica de rolagem com um sistema elétrico de 48 volts, o SUV pode alcançar até mesmo as características de desempenho e comportamento de um verdadeiro carro esportivo.

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O novo Cayenne Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h.

Design ainda mais refinado – Com uma dianteira exclusiva e os faróis em LED do sistema Porsche Dynamic Light (PDLS), o Cayenne Turbo tem uma aparência simultaneamente dominadora e independente.

À noite, o novo Turbo se destaca dos outros modelos Cayenne com sua dupla faixa de módulos luminosos dianteiros.

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A visão lateral é caracterizada pelas rodas Turbo de 21 polegadas, especialmente restritas ao novo modelo de topo, inseridas em molduras de rodas alargadas com frisos pintados nas bordas.

As ponteiras duplas de escapamento, específicas do Turbo, são os itens mais destacados no conjunto traseiro.

Os frisos da porta e a saia traseira são pintadas na cor da carroceria. O interior completamente novo demonstra a maior amplitude de uso do Cayenne Turbo: mais esportividade e mais conforto simultaneamente.

Virtualmente todas as funções desse SUV totalmente interconectado podem ser mostradas e operadas através do display de alta resolução e tela de toque do Porsche Advanced Cockpit.

Entre elas está, por exemplo, o sistema BOSE Surround Sound com 710 watts, equipamento de série. O motorista e os passageiros desfrutam desse modelo topo de linha em bancos esportivos com 18 ajustes.

Os encostos de cabeça integrados são um novo item, também proveniente do 911.

Todos os assentos e o volante esportivo multifuncional com design exclusivo Turbo têm aquecimento de série.

Maior potência e maior torque: biturbo de oito cilindros com 550 cv – No coração do Cayenne Turbo está o novo motor V8 com quatro litros e dois tur-bocompressores.

Com potência de 550 cv (404 kW), ele supera o motor de seu antecessor em 30 cv (22 kW), enquanto o torque máximo de 770 Nm representa um aumento de 20 Nm.

O novo câmbio Tiptronic S de oito marchas os converte em aceleração e velocidade através da tração integral ativa com Gerenciamento de Tração (Porsche Traction Management – PTM).

O novo Cayenne Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h.

Como é característico nas novas gerações de motores, os turbocompressores são posicionados dentro do V formado pelos cilindros, o chamado layout centralizado das turbinas.

As menores distâncias da tubulação do escapamento entre as câmaras de combustão e os turbocompressores tornam o motor especialmente ágil nas respostas, enquanto a disposição central dos mesmos resulta num significativo aumento na potência obtida.

Outra vantagem é a construção compacta do motor. Isto permite a instalação numa posição mais baixa, o que tem um efeito positivo na dinâmica de condução: o centro de gravidade fica mais baixo e a precisão nas curvas, maior.

Chassi ativo com suspensão a ar de três câmaras e pneus de tamanhos diferentes – O novo chassi de baixo peso do Cayenne Turbo combina o melhor de dois mundos: a precisão de um carro esportivo, o conforto de um sedã e a adaptabilidade de um veículo fora de estrada.

Em especial, a combinação da nova suspensão de três câmaras com o sistema ativo de amortecedores PASM amplia consideravelmente sua capacidade off-road.

O novo conceito da utilização de pneus com tamanhos diferentes, com dimensões de série de 285/40 na frente e 315/35 na traseira, proporciona uma transmissão de força longitudinal e lateral ainda melhor.

Três câmaras pneumáticas por conjunto são usadas no projeto da suspensão pneumática adaptativa. Dessa forma, o chassi é capaz de empregar diferentes cargas de molas.

Com seis níveis de altura selecionáveis, a altura livre do solo pode ser regulada manualmente para se adequar ao terreno fora de estrada. Elas também são controladas ativamente através de cinco novos programas para viagens na estrada ou fora dela.

Complementado pelo eixo traseiro esterçável opcional, a estabilização de rolagem do Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) conectada ao sistema elétrico de 48 volts e o sistema de Vetorização de Torque (Porsche Torque Vectoring Plus – PTV+), o novo Cayenne Turbo alcança o desempenho dinâmico de um carro esportivo.

Ao mesmo tempo, a praticidade para o dia-a-dia em termos de manobras de estacionamento e curvas fechadas foram aumentadas, assim como o nível de conforto.

Primeiro SUV com defletor de teto adaptativo e novos freios de alta performance – O novo Cayenne Turbo é o primeiro SUV a ter um defletor de teto adaptativo como parte de sua aerodinâmica ativa.

Dependendo da posição, ele otimiza a eficiência, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurta a distância de frenagem em alta velocidade.

O resultado é que numa frenagem total a 250 km/h, o SUV consegue parar até dois metros antes.

O sistema aerodinâmico complementa assim o efeito dos novos freios Porsche Surface Coated Brake (PSCB – freios com superfície revestida) itens de série responsáveis peça desaceleração do Cayenne Turbo).

A camada de carboneto de tungstênio aplicada aos discos de aço aumenta o desempenho na frenagem e a resistência ao desgaste, enquanto diminui ao mesmo tempo a quantidade de poeira, com menor acúmulo de sujeira nos aros.

O sistema de topo nessa área continua sendo o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB – freios compostos de cerâmica) opcional.

O lançamento de mercado na Europa previsto para o final de 2017. Na Alemanha, o novo modelo topo da linha de SUVs custa 138.850 euros, incluindo VAT (imposto sobre valor adicionado) e equipamentos específicos para o país.

O Brasil também receberá este modelo e a previsão de chegada no pais é o segundo semestre de 2018. Pacotes e preços ainda não foram definidos.

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