segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

De olho no futuro, Cummins mostra inédito protótipo de caminhão elétrico nos EUA

A Cummins revelou em seu centro de tecnologia em Columbus, Estados Unidos, um inédito protótipo de caminhão 100% elétrico pesado, demonstrando mais uma vez sua expertise tecnológica para novas tecnologias.

O caminhão elétrico Aeos tem autonomia de até 482 km com uma única carga e será usado como demonstração em aplicações de transporte rodoviário, entregas urbanas e atividades portuárias, como manuseio de contêiners.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Aeos é um cavalo mecânico 4×2 rodoviário Classe 7 com peso bruto total (PBT) de 33,7 toneladas e capacidade para tracionar quase 20 toneladas de carga.

As acelerações são até 35% mais rápidas em comparação com um veículo similar equipado com motores de 11 ou 12 litros. O torque máximo é de 346 kgf.m.

Em sua configuração básica, Aeos tem autonomia de 100 milhas (160 km).

- Publicidade -

Na versão completa, são 300 milhas (482 km) com uma única carga. A recarga da bateria de 140 kWh dura uma hora, mas a Cummins já desenvolve uma solução que vai baixar este tempo para 20 minutos até 2020.

Para auxiliar na recarga das baterias há freios regenerativos e painéis solares no teto do caminhão.

Há ainda sistema Start&Stop, que impede que se gaste energia em vão em paradas no semáforo, por exemplo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além do powertrain 100% elétrico, o Aeos tem carroceria com formas aerodinâmicas para reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) e “atravessar o ar” com maior facilidade.

Entre as soluções encontradas pela engenharia da Cummins está a ausência de radiador frontal e de espelhos laterais, sendo estes últimos substituídos por pequenas câmeras que geram imagens 360º do caminhão transmitidas no painel.

A carroceria do Aeos foi desenvolvida em parceria com a Roush, conhecida preparadora americana.

MOTOR ELÉTRICO CONFIRMADO EM 2019 – Para a Cummins, fontes de combustível e energia variadas são necessárias para oferecer valor aos negócios dos clientes e contribuir para um futuro sustentável.

Por este motivo, a empresa anunciou recentemente que lançará um powertrain totalmente elétrico em 2019, ano de seu centenário, além de uma versão híbrida no ano seguinte. Os motores elétricos vão equipar ônibus e caminhões menores já em 2019. Caminhões grandes como o Aeos devem ganhar motorização elétrica Cummins já a partir de 2020.

“Gerar eletricidade mais limpa é fazer com que os motores elétricos se tornem cada vez mais comuns, opção viável para expandir ainda mais os negócios Cummins em todo mundo. A companhia não vai medir esforços para ser o principal fornecedor de tecnologias eletrificadas nos mercados que atua”, comenta Tom Linebarger, CEO da Cummins Inc.

Apesar do avanço da tecnologia elétrica, a Cummins acredita que o fim do motor a combustão interna não é iminente.

Os avanços tecnológicos também estão causando um impacto muito positivo nos motores a Diesel e a Cummins continuará a inovar, tornando seus motores ainda mais limpos, mais eficientes e mais confiáveis.

A densidade de potência do Diesel é inigualável e a Cummins acredita que a substituição do combustível ainda levará muito anos.

A Cummins sabe de que as indústrias, os mercados e as tecnologias continuarão evoluindo e, por isso, suas equipes de pesquisa e engenharia trabalham com uma ampla variedade de soluções que incluem combustíveis alternativos e powertrains elétricos.

Por esse motivo, a Cummins investe anualmente US$ 700 milhões em âmbito global na exploração de novas soluções de energia e produtos. Em todos os casos, a Cummins estará pronta para trazer aos seus clientes a tecnologia certa, na hora certa.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil