quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen apresenta primeiro caminhão elétrico com ação de inteligência artificial

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou ao mercado automotivo brasileiro, em São Paulo, durante a Fenatran 2017, o primeiro caminhão elétrico com engenharia 100% nacional: o e-Delivery, protótipo da nova família Delivery.

Mas o que o público presente definitivamente não esperava era, mais do que conhecer o novo modelo, poder conversar e interagir com ele, por meio de uma ação tão disruptiva e inovadora quanto o caminhão, realizada com inteligência artificial.

Idealizada pela agência de live marketing lampada.ag e desenvolvida pela Nexo, um dos principais players de soluções cognitivas do Brasil, a ação pretende não só apresentar o novo modelo, mas já aproximá-lo dos visitantes do estande de mais de 4 mil metros quadrados da companhia, na Fenatran.

“Mais do que atentos, estamos conectados às tendências da indústria automotiva e de transporte para garantir aos nossos clientes os melhores resultados operacionais. Esta ação visa envolver os visitantes de nosso estande e também comprovar nosso potencial de atender a todas as suas demandas”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.

Na experiência, o e-Delivery ganha apresentação exclusiva do mais avançado sistema de inteligência artificial do mercado, a plataforma de computação cognitiva IBM Watson.

Por meio de sua voz no Brasil, nomeada Isabela, o software interage como um integrante do timeVolkswagen Caminhões e Ônibus, tirando dúvidas dos visitantes e contando tudo sobre o caminhão da marca – sempre em linguagem natural humana.

A personagem esclarece questões como detalhes do modelo, tecnologia elétrica e informações institucionais.

Por fim, ao se despedir, indica um dos seus colegas consultores presentes no estande para tratar de reservas e compras.

“Os profissionais desse setor cuidam e enxergam o caminhão como um membro da família. Por isso resolvemos dar voz ao caminhão. Trouxemos uma Isabela humanizada, rica em informações técnicas, mas principalmente conectada à linguagem de quem dirige um caminhão da marca. Tornamos ela parte do time da Volkswagen Caminhões e Ônibus para gerarmos uma relação intimista e emocional entre produto e consumidor”, explica Diego Figueredo, sócio e CEO da Nexo.

“Por meio da inteligência artificial, todas as informações do primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil serão correlacionadas com quaisquer perguntas que possam surgir a respeito do produto durante o evento, levando a experiência do consumidor à máxima personalização”, comenta Zé Cardoso, sócio-diretor de planejamento e criação da lâmpada.ag.

Para quem ainda não conferiu, a ação acontece durante toda a Fenatran, no São Paulo Expo, que segue até o dia 20 de outubro.

Principal evento do setor, a feira recebe mais de 500 mil profissionais interessados no que há mais de inovador e tecnológico no mundo dos transportes rodoviários e de cargas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn