terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Equipe amazonense é a campeã do Inovathon 2017

Eles disputaram espaço com centenas de inscritos de todo o Brasil, superaram inúmeras dificuldades, conquistaram as etapas regionais e, por 24 horas, pensaram, discutiram e desenvolveram ideias.

E, nessa maratona de inovação e logística da Scania, o Inovathon Logistics Challenge, a equipe de Manaus (AM) conquistou o primeiro lugar na grande final, realizada no último fim de semana (30/9 e 1/10).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Após sair de Manaus e percorrer mais de 3 mil quilômetros, a equipe “Nicolas Joseph”, composta pelos jovens Matheus Fontinele, Janderson de Oliveira, Lucas Bezerra, Ramel Cerveira e Renata Silva, recebeu a missão de representar a região norte do Brasil nesta última fase, que teve como cenário o Centro Logístico da montadora em Vinhedo (SP).

“A inovação não mede distâncias e eles mostraram isso superando todos os desafios, obstáculos, e demonstrando muita garra, determinação e trabalho em equipe durante as 24 horas, sem fechar os olhos por um minuto até o fim do projeto. Essa foi uma equipe com muito potencial, assim como as demais, mas conseguiram ser inovadores e saíram da caixa”, comentou Eduardo de Paula, responsável por Regional Material Control na Europa.

Para competirem pela viagem à Suécia, os 25 estudantes, acompanhados de profissionais da Scania especializados em logística, receberam o desafio de criar uma solução inovadora para a problemática de distribuição de peças Scania em âmbito nacional.

- Publicidade -

A grande missão desses universitários foi criar uma solução para esse problema, que gerasse redução nas emissões de CO2, no tempo de atendimento ao concessionário e ao cliente e, por fim, economia financeira durante o processo.

“A Scania tem como objetivo desenvolver soluções para o transporte sustentável e, com o Inovathon, abre uma porta de conhecimento para os jovens e oferece oportunidades para que surjam ideias que possam moldar o futuro do transporte”, disse Marcelo Gallão, vice-presidente de logística da Scania Latin America.

Além de todo esforço e dedicação das equipes para desenvolverem o melhor projeto, esses jovens também tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e realizar atividades que auxiliam no aprimoramento de seus conhecimentos em logística e inovação, e ampliaram ainda mais suas bagagens profissionais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Um dos convidados desta edição foi o especialista em sustentabilidade Mattias Goldmann, da organização sueca Fores (Fórum para Reformas, Empreendedorismo e Sustentabilidade), eleito a pessoa mais influente da Suécia neste tema, em 2016.

Programa Inovathon -Lançada em 2016, a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à logística, colocando o tema na agenda dos universitários, instituições de ensino e da sociedade.

“A logística está ganhando cada vez mais um papel central nas empresas, deixando para trás a imagem de área suporte. Ela é protagonista de muitas decisões dentro das organizações”, conta Laurent Garnier, responsável de peças de reposição da Scania na América Latina.

“Mas, o destaque está em integrar os conceitos de sustentabilidade e inovação aos desafios que enfrentamos no setor de transporte”, completa o executivo.

Neste ano, a maratona começou em maio com o período de inscrições.

Em agosto, a equipe do Inovathon foi a campo e realizou etapas regionais em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP).

Os estudantes vencedores – divididos em equipes de cinco integrantes – representaram suas respectivas regiões na final nacional.

Para identificar oficialmente cada equipe durante a maratona, os competidores escolheram um grande ícone da inovação mundial para nomear suas equipes.

Os homenageados foram o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (equipe centro-oeste), o físico inglês Michael Faraday (equipe sul), o inventor francês Nicolas Joseph (equipe norte), a também inventora Mary Walton (equipe sudeste) e o engenheiro Expedito Parente (equipe nordeste).

“Mais importante que desenvolver um projeto é estar disposto a se esforçar para que ele seja implantado, pois todos podem ter boas ideias, mas para que essas ideias se tornem inovadoras é preciso colocá-las em ação. Uma competição como essa oferece a oportunidade de conhecer o mercado e, dessa forma, aprender o melhor momento e a maneira de tirar do papel aquela grande solução”, afirma Daniel Mendes, CEO da startup Dataholics.

Os representantes da região norte receberam como prêmio uma viagem para a Suécia, para visitar a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde conhecerão todo o processo logístico realizado na fábrica.

 

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil