A Toyota apresenta novos conceitos de veículos durante a 45ª edição do Salão Internacional do Autom
óvel de Tóquio, que acontece de 25 de outubro a 5 de novembro, no pavilhão Tokyo Big Sight, na capital do Japão.
Durante a coletiva de imprensa, realizada na manhã do dia 25, em horário local de Tóquio, Didier Leroy, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, explicou como o slogan recém-lançado pela companhia “Start Your Impossible” está atrelado ao desafio assumido pela empresa em oferecer mobilidade para todos como uma forma de liberdade, considerando que “quando as pessoas são livres para se mover, tudo é possível”.
Para cumprir com este seu desafio de oferecer mobilidade para todos, a Toyota vem encontrando inspiração nos atletas olímpicos e paralímpicos, que todos os dias se dispõem a atingir seu “próprio impossível”.
De acordo com Leroy, a Toyota enxerga a rapidez com que a indústria e as novas tecnologias estão evoluindo como uma oportunidade de transformação neste sentido, uma vez que a paixão pela mobilidade vai além dos carros.
Os novos conceitos que a Toyota exibe durante o Salão de Tóquio ressaltam atributos para a mobilidade do futuro baseados em:
• Fun-to-drive;
• Tecnologia de Inteligência Artificial e conectividade com Big Data;
• Tecnologia de condução autônoma em dois modos: com carros inteligentes o suficiente para lidar com todas as tarefas de condução e com carros que combinam habilidades humanas e de máquinas para tornar a condução mais segura e manter a sensação de liberdade de condução à medida que a tecnologia do veículo funciona em segundo plano priorizando a segurança;
• E eletrificação – sem abrir mão do firme compromisso de tornar possível uma sociedade do hidrogênio.
Eletrificação – Didier Leroy, em sua apresentação durante a coletiva de imprensa, deu mais detalhes sobre o posicionamento da Toyota frente ao tema eletrificação a partir do Prius, o primeiro carro eletrificado produzido em massa e que neste ano completa 20 anos de existência.
“Hoje, a Toyota já vende 37 carros eletrificados em mais de 90 países, com cerca de 1,5 milhão de unidades vendidas anualmente. Na verdade, se considerarmos todo o mercado global de “veículos eletrificados”, a participação de mercado da Toyota é de 43%”, declarou.
Com mais de 11 milhões de carros eletrificados vendidos nos últimos 20 anos, a Toyota desenvolveu e melhorou muitos componentes eletrificados, incluindo motores, inversores, software de controle elétrico e baterias.
E essa experiência coloca a Toyota em uma boa posição para o próximo passo, que são os puramente elétricos.
A Toyota acredita que os elétricos serão certamente uma das soluções-chave em um futuro próximo.
Por essa razão, a empresa possui parcerias com a Mazda e a Denso para o desenvolvimento de arquitetura EV, visando a produção em massa.
Da mesma forma, a Toyota investe em pesquisas de baterias avançadas há muito tempo, e acredita que a tecnologia de baterias em estado sólido tem potencial de melhorar drasticamente a autonomia.
O executivo destacou, no entanto, que a Toyota não está se afastando das células de combustível, mencionando os novos conceitos Full Cell que serão exibidos no Salão e que demonstram o firme compromisso da empresa na concretização de uma sociedade do hidrogênio.
Veja abaixo as principais novidades que a Toyota exibe em seu estande:
Sora – O Sora é um novo ônibus que une a tecnologia de célula de combustível à de motores elétricos da Toyota.
A proposta é que ele funcione para o mundo e para as pessoas, sendo ambientalmente amigável e contribuindo para as comunidades além de seu papel como serviço de mobilidade.
O ônibus, que será produzido em massa, tem importante representatividade no Desafio Ambiental Global 2050, lançado pela Toyota em 2015.
Neste desafio, uma das metas estabelecidas pela companhia é a redução de 90% das emissões de CO2 originadas a partir de seus veículos novos até 2050.
A concepção do nome Sora representa o ciclo da água na Terra com as iniciais de “Sky”, “Ocean”, “River” e “Air”.
O desenvolvimento do conceito foi guiado por duas ideias principais: aumentar o conforto dos passageiros que utilizam este tipo de transporte e fazer o melhor uso das características da unidade de célula de combustível por meio da adoção do Toyota Fuel Cell System (TFCS), desenvolvido e aplicado pioneiramente para o Mirai, para oferecer um desempenho ambiental superior sem emissões de CO2 ou outras substâncias perigosas ao meio ambiente.
Equipado com um sistema de alimentação externa de alta capacidade, o Sora possui elevada potência e grande capacidade de fornecimento de eletricidade (9 kW de potência máxima e fornecimento de eletricidade de 235 kWh) e pode ser usado como fonte de energia em casos de emergência, como após desastres, por exemplo.
A Toyota também priorizou design e itens de segurança no desenvolvimento do Sora, como controle de frenagem e aproximação das paradas, um sistema inédito no Japão, que detecta o alinhamento da via possibilitando que o ônibus pare a uma distância ideal da guia.
A Toyota planeja iniciar as vendas de um modelo comercial baseado no conceito SORA já em 2018.
A expectativa é introduzir mais de 100 ônibus, principalmente na área metropolitana de Tóquio, tendo em vista os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.
Veículo |
Nome | Sora |
Comprimento / Largura / Altura (mm) | 10.525 / 2.490 / 33340 | |
Capacidade (sentado, de pé e motorista) | 79 (22+56+1) | |
Pilha FC |
Nome (tipo) | Eletrólito de polímero sólido |
Produção máxima | 114 kW × 2 unidades (155 PS × 2 unidades) | |
Motor |
Tipo | AC synchronous |
Produção máxima | 113 kW × 2 unidades (154 PS×2 unidades) | |
Torque máximo | 335 N・m × 2 (34.2 kgf・m × 2) | |
Tanque de hidrogênio de alta pressão | Número de tanques (pressão de funcionamento nominal) | 10 (70 MPa) |
Volume interno do tanque | 600 litros | |
Bateria | Tipo | NÍquel Metal Hidreto |
Sistema de fonte de alimentação externa | Quantidade máxima de saída / fonte de energia | 9 kW / 235 kWh |
Fine-Comfort Ride – O conceito Fine-Comfort Ride demonstra novas possibilidades para veículos movidos à célula de combustível com interior espaçoso desenvolvido para total conforto dos passageiros.
O modelo emite zero CO2 e demais substâncias nocivas ao meio ambiente. As principais características do Fine-Comfort Ride são as seguintes:
Exterior:
• Cabine esculpida em forma de diamante um pouco mais estreita na parte de trás e mais ampla em todas as dimensões a partir da frente para o centro do veículo, maximizando o espaço dos bancos da segunda fileira e melhorando a performance aerodinâmica.
• O modelo adota um motor na roda, posiciona as rodas nos cantos do veículo e utiliza uma tampa inferior, atingindo assim uma alta estabilidade e silêncio de funcionamento adequados.
Interior:
• Ao adotar o conceito de envolver os ocupantes em conforto, o conceito incorpora mobilidade futura além de um veículo meramente destinado a passeio.
• A função “Agente” e a tela sensível ao toque estão dispostas em torno dos assentos do motorista e passageiros.
• Os assentos permitem um ajuste flexível de acordo com a postura, e os monitores permitem que os ocupantes acessem livremente informações. O layout do assento também pode ser ajustado de forma flexível, de modo a privilegiar a comunicação entre os ocupantes.
Célula de combustível:
O Fine-Comfort Ride faz uso total da grande quantidade de eletricidade fornecida pelo hidrogênio como fonte de energia. O interior apresenta uma gama completa de equipamentos, e o carro pode atingir uma autonomia de aproximadamente 1.000 km (de acordo com medições e testes locais), levando apenas cerca de três minutos para ser reabastecido.
Principais especificações
Nome | Comprimento (mm) | Largura (mm) |
Altura (mm) |
Entre eixos | Ocupantes |
Fine-Comfort Ride | 4.830 | 1.950 | 1.650 mm | 3.450 | 2 |
Concept-i – O Toyota Concept-i incorpora a visão do futuro da mobilidade com inteligência artificial (IA).
Deste modo, os carros terão compreensão total sobre o comportamento do motorista e farão uma conexão sinérgica ainda mais eficiente entre homem e automóvel.
Além do modelo Concept-i de quatro rodas, exibido no International Consumer Electronics Show (CES) 2017, realizado em janeiro deste ano, um pequeno veículo de mobilidade universal e um veículo de mobilidade para áreas de pedestres foram adicionados à série.
Durante o Salão de Tóquio 2017, estes veículos serão exibidos com o tema “Let´s move the world from here. Beyond the Motor”.
A série Concept-i tem o objetivo de se tornar o “carro amado” da nova era, orientada pelo conceito de “mais do que uma máquina, um parceiro”, tornando-se insubstituível ao seu proprietário.
A tecnologia central do Concept-i é regida para compreender pessoas, por aplicar IA para reconhecer emoções e estimar as preferências do motorista.
A tecnologia que entende as pessoas e o sistema de condução automatizada combinam-se a fim de guiar o motorista com segurança e fornecer tranquilidade.
A união destes avançados sistemas tornará possível realizar uma leitura dos sentimentos do piloto de forma antecipada, levando a novas experiências de direção.
A Toyota planeja colocar o Concept-i na estrada por volta de 2020 e conduzir testes com algumas das funções conceito do carro desta mostra no Japão.
Principais especificações
Comprimento / Largura / Altura (mm) | 4.510 / 1.830 / 1.475 |
Distância entre eixos (mm) | 2.700 |
Capacidade | 4 pessoas |
Trem de Força | EV |
Autonomia EV | Aproximadamente 300 km |
Outros dois modelos acompanham o portfólio de soluções da série Concept-i:
Concept-i RIDE: pequeno veículo de mobilidade com ênfase no conceito de “mobilidade urbana simples”.
Ele possui portas tipo asas de gaivota, assento deslizante universal e joystick, com operação simples para usuários de cadeiras de rodas.
Como seu foco de uso são para cadeirantes, ele possui um sistema inteligente e fácil de carregar e descarregar a cadeira de rodas, que facilita a vida dos usuários.
O layout do assento e as funções de condução automatizadas tornam a direção mais segura. Esta versão é ideal para uso com serviços de compartilhamento.
Principais especificações
Comprimento / Largura / Altura (mm) | 2.500 / 1.300 / 1.500 |
Distância entre eixos (mm) | 1.800 |
Capacidade | 2 pessoas |
Trem de Força | EV |
Autonomia EV | Aproximadamente 100-150 km |
Concept-i WALK: de tamanho compacto, perfeito para áreas de pedestres e função de condução automatizada, este veículo de mobilidade pode aumentar a faixa de movimentação com segurança e tranquilidade.
Três rodas, mecanismo variável de distância entre os eixos e baixa altura em relação ao solo facilitam o uso para que o usuário se sinta mais confortável e adaptado. Seu uso abrange serviços de compartilhamento em pontos turísticos, por exemplo.
Principais especificações
Comprimento / Largura / Altura (altura do degrau) | 500-700 / 400 / 1.130 (140) |
Raio de giro (mm) | Menor do que o comprimento |
Trem de Força | EV |
Autonomia EV | Aproximadamente 10-20 km |
GR HV SPORTS-O conceito GR HV Sports foi inspirado tanto no modelo de competição TOYOTA GAZOO Racing´s TS050, carro híbrido de corrida que compete no World Endurance Championship (WEC), quanto nos históricos modelos esportivos da marca.
Com teto targa e sistema conversível similar ao utilizado no lendário Sports 800 e no Supra, o GR HV Sports é alimentado pelo sistema THS-R (Toyota Hybrid System-Racing).
Design- O protótipo incorpora elementos e funcionalidades tal qual um genuíno carro esportivo. Os faróis em LED, rodas de alumínio e um difusor traseiro remetem ao TS050 Hybrid, enquanto a cor preta fosca expressa poder e agressividade.
Interior- O cluster central possui a opção de seleção de transmissão manual ou automática, ressaltando o ambiente de um carro de corrida, enquanto o botão de ignição está localizado estrategicamente na alavanca de câmbio.
Prazer ao conduzir- A Toyota buscou aliar o desempenho de um carro esportivo com a sensação de liberdade proporcionada pelo teto targa.
O prazer de condução também foi levado em consideração com a possibilidade de alternar o modo de transmissão entre manual e automática.
A bateria híbrida é instalada no assoalho do veículo, otimizando a distribuição de peso e contribuindo para um melhor desempenho como carro esportivo.
Principais especificações
Nome | Comprimento (mm) | Largura (mm) |
Altura (mm) |
Direção | Assentos |
GR HV Sports | 4.395 | 1.805 | 1.280 | Motor dianteiro, tração traseira | 2 |
Crown Concept – O Crown Concept é um veículo desenvolvido para reunir desempenho de condução e tecnologias conectadas.
O modelo alia a tradição histórica da geração Crown, fabricado em 1955, com ampla inovação inspirada no futuro da mobilidade.
As principais características do Crown Concept são:
• Inovador desempenho de condução motivado pela busca constante da Toyota por uma “direção mais divertida”: primando por oferecer aos clientes prazer em dirigir ao passo que busca idealizar o conceito de mobilidade futura, a Toyota redesenhou seus carros a partir do ponto zero. A iniciativa introduzida no projeto do novo Crown Concept inclui adaptação para a nova plataforma TNGA (Nova Arquitetura Global da Toyota), além de testes em Nürburgring, Alemanha.
• Busca pela evolução com foco na inovação pela tecnologia de conexão como serviço: A Toyota espera fornecer novos valores baseados na utilização do big data. O Crown Concept terá Módulos de Comunicação de Dados (DCM) como equipamento padrão no modelo comercial. No futuro próximo, a Toyota espera dispor em cada um de seus veículos DCMs instalados como item de série.
• De “segurança oferecida por um carro” para “segurança padronizada por uma cidade inteira”: as tecnologias de segurança avançada da Toyota não incluem apenas freios automáticos, mas, também, o ITS Connect, um serviço de tecnologia conectada capaz de manter toda a sociedade segura, uma vez que compartilha informações de trânsito e de veículos.
• Big data como meio para aprimoramento do estilo de condução: ao utilizar a plataforma de serviços de mobilidade, a Toyota visa contribuir para resolver problemas sociais, como engarrafamentos em cidades, ao utilizar dados cada vez mais críticos sobre congestionamentos. Soma-se a isso o esforço da Toyota em diagnosticar veículos de forma remota, ao coletar dados de DCMs e, assim, prevenir possíveis problemas no veículo e a necessidade de manutenção.
Especificações gerais
Nome | Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre eixos (MM) | Assentos |
Crown Concept | 4.910 | 1.800 | 1.455 | 2.920 | 5 |
Tj CRUISER – O Tj CRUISER marca o nascimento de um novo gênero inspirado na fusão entre van e SUV, pronto para conceder ainda mais modernidade a motoristas com estilo de vida ativo.
O conceito representa o equilíbrio harmonioso entre o espaço de uma van de carga e o design poderoso de um SUV. Ideal para motoristas que misturam trabalho e diversão, Tj CRUISER é o mais novo símbolo de pioneirismo da Toyota.
O “T” significa “Toolbox” (caixa de ferramentas), em referência à funcionalidade do veículo.
A letra “j” vem da palavra “joy” (alegria), pois entrega toda conveniência de direção em quaisquer condições.
O nome “CRUISER”, utilizado tradicionalmente para a linha de SUVs da Toyota, é atribuído ao Tj CRUISER para indicar sua potência.
No interior, o assento do passageiro pode ser totalmente reclinado até a posição horizontal. Além disso, o crossover pode transportar facilmente equipamentos ao ar livre e também guardar itens grandes como pranchas de surfe e bicicletas.
Design:
• De formato quadrangular, similar ao de uma van, a cabine entrega alta conveniência. A resistência da suspensão é obtida pelos pneus robustos, como de um SUV, e eleva a dianteira do modelo.
• O capô, o teto e os para-lamas são compostos de materiais (com revestimento especial) resistentes a arranhões e sujeira.
Espaço interno:
• Os assentos dianteiros e traseiros podem ser reclinados completamente para a posição horizontal. O mecanismo foi pensado para conceder ainda mais espaço para armazenar itens grandes de até três metros de comprimento.
• Encostos dos assentos e pisos de carga possuem diversos pontos de fixação para facilitar a ancoragem de itens, tanto de pequeno até grande porte. Além disso, a ampla abertura da porta traseira facilita a carga e descarga desses itens.
• A almofada do assento do passageiro próximo ao do motorista pode ser virada para frente. Desta forma, cria-se um espaço dedicado para guardar mantimentos ou compras.
• A ampla abertura das portas deslizantes permite carga e descarga de objetos grandes pelas laterais, assim como facilitam a entrada e saída de passageiros.
Outras características:
• Possível utilização da próxima geração da plataforma TNGA
• A unidade funcionará com um motor 2.0L e sistema híbrido
• Tração nas quatro rodas
Tj CRUISER (principais especificações):
Nome | Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre eixos (MM) | Assentos |
Tj CRUISER | 4.300 | 1.775 | 1.620 | 2.750 | 5 |
Lançamento nova geração Century – Em sua terceira geração, o sedã de luxo da Toyota continua com a tradição de qualidade superior monozukuri (produção abrangente) e adiciona ótimo desempenho ambiental e design focado no conforto dos passageiros.
O desenho interior e exterior tornou o Century ainda mais elegante, seguindo a linha de sua herança.
Além disso, o novo Century possui equipamentos avançados e comodidade superior entre limusines de luxo.
O Century é alimentado por um sistema híbrido V8 de 5 litros, entregando eficiência notável no consumo de combustível.
A distância entre eixos foi prolongada e a diferença de altura entre a soleira e o piso foi reduzida.
O Century teve, ainda, aumento de altura das portas, para dar ao passageiro uma experiência mais confortável.
No design, a elegância dá o tom: as linhas traçam um tradicional desenho japonês, acompanhada de grade e acabamento em preto, para combinar com as traseiras.
Já na parte interna, o teto está mais elevado e vem com revestimento em tecido exclusivo.
Os assentos traseiros ajustáveis (com função de massagem) foram modernizados com um descanso para pernas automatizado.
A introdução deste componente trouxe conforto de primeira classe e entrega maior sensação de sofisticação.
Principais características
Comprimento × largura × altura (mm) | 5.335 × 1.930 × 1.505 | |
Distância entre eixos (mm) | 3.090 | |
Piso (dianteiro/traseiro) (mm) | 1.615 / 1.615 | |
Motor | Modelo | 2UR-FSE |
Deslocamento (cc) | 4.968 | |
Bateria | Níquel-hidreto |