A TRUMPF, principal fabricante de máquinas-ferramentas e pioneira da indústria 4.0, inaugurou um novo centro tecnológico em Chicago.
É a primeira fábrica inteligente para as soluções da Indústria 4.0 que foi projetada para processos de produção totalmente conectados por meio digital.
Os investimentos para as instalações, que cobrem mais de 15 mil metros quadrados, totalizaram 13 milhões de euros em construção e 13 milhões de euros em equipamentos, totalizando 26 milhões de euros.
Esta fábrica inteligente se concentrará em prestar consultoria e treinar os clientes à medida que eles introduzirem soluções de produção conectadas digitalmente.
Para tanto, a empresa criou uma fábrica que conecta inteligentemente toda a cadeia de processos de chapa metálica – desde a ordem inicial para a fabricação de uma peça de chapa metálica até sua concepção, fabricação e entrega.
Chicago está no centro do mercado norte-americano de processamento de chapa metálica. Cerca de 40% desta indústria estão baseados em estados diretamente vizinhos.
“Para nós, a América é um dos mercados mais importantes que existem. E em Chicago podemos apresentar nossa visão de produção conectada aos nossos clientes no meio-oeste, praticamente à sua porta, e trabalhar com eles para impulsionar a produção conectada na era da Indústria 4.0”, disse Nicola Leibinger-Kammüller, Diretora Executiva do Grupo TRUMPF, na abertura da fábrica inteligente, diante de 250 convidados.
A fábrica inteligente da TRUMPF possui arquitetura customizada: a sala de controle e suas telas grandes fornecem aos visitantes dados de desempenho do processo de produção em tempo real.
Um saguão de produção com 55 metros de extensão abriga uma linha de manufatura de chapa metálica conectada, cuja peça central é um grande compartimento de armazenamento que fornece materiais às máquinas-ferramentas conectadas a ele.
Uma passarela atravessa o saguão de produção, oferecendo uma visão panorâmica da fábrica e permitindo que os clientes compreendam os sistemas de produção, bem como seus fluxos de material e informações como um todo.
Faz parte desta estrutura um teto de aço que foi fabricado por um dos clientes da TRUMPF em Atlanta.
O showroom foi projetado pela empresa de arquitetura Barkow Leibinger, com sede em Berlim.
A TRUMPF aumentou suas vendas no mercado norte-americano em 14% no ano fiscal passado, encerrado em 30 de junho de 2017, para 421 milhões de euros – tornando os EUA o segundo maior mercado depois da Alemanha.
A empresa planeja continuar expandindo neste mercado no longo prazo. A abertura da fábrica inteligente em Chicago foi um marco fundamental nesse esforço.
“Nossa indústria precisa de mercados livres, como as pessoas precisam de ar para respirar. O comércio livre e justo, bem como o intercâmbio de especialistas e indivíduos talentosos, é a única maneira de melhorar o padrão de vida de todas as pessoas – seja nos EUA, na Alemanha ou em outros lugares do mundo”, advertiu a diretora executiva do Grupo TRUMPF.
Em uma área de 15 mil m², a TRUMPF demonstra a interação de pessoas, máquinas, armazenamento, automação, software e soluções da Indústria 4.0
Em um “Centro de Controle”, os visitantes recebem informações em tempo real sobre fluxo de material, desempenho da máquina e outros parâmetros do processo
Uma característica especial da nova fábrica de demonstração é o “Skywalk” de 55 metros de comprimento, que se estende no corredor
A nova fábrica de demonstração está convenientemente localizada perto do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago.