A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, demonstra sua contínua liderança em tecnologia apresentando soluções que dão suporte a sistemas inteligentes de caminhões, ônibus e semirreboques, na Fenatran 2017, de 16 a 20 de outubro, em São Paulo.
O controle de estabilidade está em destaque entre as tecnologias para tornar os veículos cada vez mais seguros.
A WABCO mostra o ESCsmart™(Electronic Stability Control – ESC), primeiro sistema inteligente de controle de estabilidade da indústria automotiva para ABS hidráulico ou pneumático para atender tanto ônibus quanto caminhão.
Com a obrigatoriedade a partir de 2022, a WABCO, parceira dos principais fabricantes de veículos, apresenta no maior e mais abrangente evento do setor de transporte rodoviário da América Latina sua capacidade de engenharia para dar suporte aos clientes para a aplicação das tecnologias.
A funcionalidade ESCsmart tem base nas plataformas do avançado sistema de freio (Advanced Braking Systems) e do sistema de freio eletrônico (Electronic Braking System – EBS).
É um sistema de segurança ativa que monitora a estabilidade rotatória e direcional dos veículos.
O sistema pode intervir automaticamente, independentemente do motorista, quando um alto risco de instabilidade é detectado, contribuindo assim para reduzir a probabilidade de acidentes, particularmente aqueles que envolvem capotamento, tombamento, derrapagem ou efeito canivete.
As características do sistema ESCsmart incluem controle de estabilidade direcional do veículo em superfícies de baixo e de alto atrito.
As configurações permitem movimentos mais ágeis ao veículo, em manobra de esterçar, ganhando produtividade durante a operação.
“A WABCO é líder mundial em inovadoras tecnologias que contribuem para um transporte rodoviário mais seguro e eficiente de pessoas e de bens. Pioneira em ABS para veículos comerciais no Brasil, a WABCO está extremamente orgulhosa de lançar o ESCsmart e desempenhar um papel fundamental para ajudar a apoiar as iniciativas para redução de acidentes rodoviários”, diz Reynaldo Contreira, presidente da WABCO América do Sul.
O ESCsmart é a primeira e mais eficiente tecnologia da indústria de veículos comerciais para homologar o controle de estabilidade, economizando tempo e esforço para os fabricantes de veículos.
A tecnologia ESCsmart é certificada pelo TÜV Nord Germany, um credenciado serviço técnico alemão, e aprovada para uso em 27 países da União Europeia e outros 20 países em todo o mundo.
Segurança ativa – A WABCO foi pioneira no controle eletrônico de estabilidade para veículos comerciais em 2001 e continuou a inovar essa tecnologia de segurança desde então, vendendo mais de um milhão de sistemas em todo o mundo desde sua introdução.
Em veículos pesados, o controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) cumpre uma tarefa mais complexa do que em um carro de passeio.
A execução do trabalho requer um complexo controle de engenharia eletrônica além de sensores de alto desempenho.
O caminhão também pode ter a função de controle de estabilidade anticapotamento (Roll Stability Control – RSC).
No semirreboque, também será obrigatório o sistema de controle de estabilidade antitombamento (Rollover Stability System – RSS), uma funcionalidade incluída no sistema de freio eletrônico (Electronic Braking System – EBS) da WABCO.
Para evitar a derrapagem do veículo dentro dos limites físicos e auxiliar na prevenção ao tombamento, o sistema avalia os dados como velocidade da roda, informações de carga e – por meio de sensor integrado – dados de aceleração transversal.
Ao analisar essas informações de forma rápida e eficaz, a unidade de controle eletrônico do veículo detecta as probabilidades de tombamento e automaticamente aplica os freios.
Juntamente com ABS, obrigatório desde 2014, o controle de estabilidade deixa carretas e caminhões mais seguros.
A WABCO já está pronta para atender o mercado.
Além do ESCSmart, sistema de controle eletrônico de estabilidade com reprogramação independente em unidade de controle eletrônico (Electronic Control Unit – ECU) para ônibus e caminhões, a empresa tem em seu portfólio o SmartTrac™ ESC, um sistema que intervém automaticamente nos freios quando há um alto risco de capotamento ou de instabilidade direcional que poderia levar à perda de controle do veículo.
Reconhecida pelo pioneirismo no fornecimento de sistemas de segurança, em 2001, a WABCO colocou no mercado a marca SmartTrac, uma família que reúne ABS, controle automático de tração (Automatic Traction Control – ATC), controle eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) e sistema de controle de estabilidade anticapotamento (Roll Stability Control – RSC).
O SmartTrac tem funções que trazem os benefícios de auxiliar o trabalho do motorista ao volante e de aumentar a segurança do veículo, da carga e até de pedestres e outros veículos, por ajudar a evitar derrapagens e saltos, e habilitar a redução da distância de parada na maioria das condições da superfície da pista.
Estas funções também tornam o veículo mais eficiente porque contribuem para prolongar a vida útil do pneu e ajudam a evitar o tempo de paralisação do veículo para manutenção, reduzindo os custos para o proprietário do veículo.
São tecnologias que abrem as portas para uma série de funções de segurança ativa para mitigação de colisão.
Semirreboque inteligente – O controle de estabilidade é o caminho para tornar o semirreboque inteligente.
O Trailer EBS-E (Electronic Braking System for Trailers – T-EBS-E), uma plataforma central para controle de frenagem, estabilidade e tração, antitombamento, que permite o controle inteligente de 40 funções do Programa Semirreboque Inteligente (Inteligent Trailer Program – ITPdestinadas a segurança veicular, eficiência energética, eficácia e conforto do motorista, além de conectividade.
Para a segurança avançada do semirreboque, a WABCO dispõe do TailGUARD™, que realiza o monitoramento constante quando o movimento é de marcha à ré e também aciona os freios autonomamente em caso de necessidade, de acordo com a distância mínima definida.
Segurança nas estradas – “A combinação da obrigatoriedade e da crescente aceitação no mercado de tecnologias para a segurança e a eficiência veicular acelera a importância e eleva o reconhecimento que os avançados sistemas podem proporcionar para tornar os veículos mais inteligentes e as estradas mais seguras”, afirma Contreira.
“O controle de estabilidade tem uma história de sucesso impressionante na Europa e é reconhecido como um contribuinte significativo para a redução de 11% em acidentes fatais envolvendo caminhões desde 2014″, diz Contreira.
De acordo com o Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA), órgão regulamentador do departamento de transporte nos Estados Unidos, tombamentos são a quarta causa mais frequente de acidentes fatais envolvendo caminhões. Tombamento também está entre os principais motivos de morte nos acidentes em estradas brasileiras.
“Com a introdução destes sistemas ativos contra o travamento de rodas e a inclinação do veículo, que impactam fortemente na melhoria da segurança veicular, o Brasil dá um importante passo para a segurança no trânsito”, afirma Contreira.
No mercado norte-americano desde 2003, frotas de veículos comerciais equipados com SmartTrac relatam uma redução de até 60% em tombamento e acidentes de perda de controle.
Na Europa, a evolução das tecnologias levou a uma significativa redução do número de acidentes desde a década de 1990, segundo o European Road Safety Observatory – ERSO, órgão da Comissão Europeia para a segurança nas estradas.
A União Europeia traçou o objetivo de reduzir em 50% o total de fatalidades até 2020. As principais causas de acidentes na Europa são: saída de pista 35%, colisão traseira 25%, capotamento 15% e colisão frontal 10% (dados da Volvo Trucks, European Accident Research and Safety Report 2013).
No Brasil, levantamento da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR mostra trajetória de queda no total de acidentes com caminhões e ônibus.
As principais causas de acidentes nas estradas brasileiras são: colisões com outros veículos 40%, tombamento ou saída de pista 22%, colisão frontal ou atropelamento 31% e outras naturezas 8%.
Regras no Brasil – A regulamentação para a obrigatoriedade do controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) para veículos comerciais foi divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, em 14 de dezembro de 2016.
A resolução 641 estabelece como obrigatória a instalação do sistema de controle de estabilidade em ônibus das categorias M2 e M3 (ônibus urbano não é obrigado a ter controle de estabilidade, exceto se for escolar), caminhões das categorias N2 e N3 e reboques e semirreboques das categorias O3 e O4.
A efetiva produção de veículos com o controle de estabilidade inicia-se a partir de 2022, sendo que a partir de 2024, todos os veículos novos (saídos de fábrica, nacionais e importados) deverão ter o controle de estabilidade enquanto que os implementos rodoviários (semirreboques) deverão ter o controle de rolagem ou capotamento.
No momento em que se discute a nova política para a indústria automotiva, a Rota 2030, a WABCO mostra mais tecnologias que vão ao encontro dos principais pilares que darão norte às futuras regras.
Com uma gama de sistemas avançados de assistência ao motorista, a empresa leva ao cliente mais segurança, eficiência e produtividade em padrões para aumentar a sustentabilidade de seus negócios.
Com tecnologias líderes de mercado em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e automatização da caixa de câmbio (Automated Manual Transmission – AMT), a empresa reúne em seu portfólio produtos para a segurança ativa. O controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) é destaque entre as tecnologias para tornar os veículos cada vez mais seguros.
Parceria – A WABCO já é parceira das principais montadoras em diversas partes do mundo: o grupo de produtos ESC e EBS totalizou 11% das vendas da empresa em 2015.
Controles eletrônicos de tração e de estabilidade são exigidos desde novembro de 2014 em novos caminhões na Alemanha.
Nos Estados Unidos, o controle de estabilidade tornou-se obrigatório no primeiro semestre de 2015. A WABCO apoiou as recomendações da NHTSA quanto à adoção do sistema de controle de estabilidade nos Estados Unidos.
A regulamentação da NHTSA (sigla para National Highway Traffic Safety Administration), agência governamental norte-americana responsável pela segurança no trânsito, passou a exigir a instalação de sistema de controle de estabilidade em ônibus e caminhões.
Além da Alemanha e dos Estados Unidos, o controle de estabilidade é obrigatório na Austrália, Canadá, países da União Europeia, Israel, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul e Turquia. A Argentina ensaiou a obrigatoriedade para 2018 e postergou para 2022.
Na Fenatran 2017, a WABCO apresenta várias de suas principais tecnologias e funcionalidades que representam passos importantes na trajetória rumo à condução autônoma.
A empresa demonstra todo o suporte que presta a montadoras para o desenvolvimento e implantação de tecnologias.
No mundo, a WABCO conta com mais de 2,4 mil engenheiros em 40 países, que diariamente fortalecem as parcerias com os principais fabricantes de veículos.
No portfólio da WABCO há produtos que atendem a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros.
Também conta com apoio de laboratórios para desenvolver novas tecnologias para os projetos futuros.
A WABCO Academy atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva e no mercado de reposição.
Legenda do gráfico: O ESCsmart é a primeira e mais eficiente tecnologia da indústria de veículos comerciais para homologar o controle de estabilidade, economizando tempo e esforço para os fabricantes de veículos
Participe
Fenatran 2017 – 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário
De segunda a sexta, das 13h às 21h
De 16 a 20 de outubro de 2017
São Paulo Expo
Estande número A 86
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo (SP), próximo à estação Jabaquara do metrô