domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Volkswagen Caminhões e Ônibus avança em internacionalização com lançamentos globais

Com crescimento acumulado no ano de 40% em suas exportações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera de forma sólida em sua estratégia de internacionalização da marca.

A Expo Transporte, realizada de hoje (14) a sexta-feira (17) em Guadalajara, no México, será palco de importantes progressos com o primeiro veículo 100% desenvolvido para o mercado mexicano, o chassi Volksbus 14.190 SCD, e também o início dos lançamentos da nova família Delivery fora do Brasil.

- Publicidade -

Sua versão elétrica, o protótipo e-Delivery, dividirá os holofotes com as demais novidades em sua quarta apresentação consecutiva, no terceiro país diferente, numa comprovação de que sua tecnologia é sob medida para as tendências da indústria automotiva em qualquer parte do mundo.

Também alinhados à vanguarda do setor no que se refere a propulsões alternativas, serão destaques o chassi de ônibus MAN e o caminhão protótipo Volkswagen Constellation movidos a gás natural.

Ambos diversificam o portfólio das marcas MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus para fazer frente às demandas da indústria por tecnologias mais limpas.

- Publicidade -

“Estar entre os maiores e melhores da indústria mundial de caminhões e ônibus é nosso principal objetivo e temos avançado concretamente neste sentido. Isso se reflete não apenas no crescimento em vendas, que comprovam a força de nossas marcas, mas também em quebras de paradigmas internos como o lançamento de produtos especiais para mercados de exportação”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Alta em exportações – A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, já acumula aumento de 40% em suas exportações nos três primeiros trimestres, comparados ao mesmo período do ano anterior.

O saldo de embarques cresceu na maior parte dos países para os quais a montadora comercializa seus produtos e contempla também a abertura de novos mercados como o Nicarágua e a Guatemala.

- Publicidade -

No México, a MAN Latin America tem um desempenho descolado da indústria.

Enquanto a média das demais empresas registra queda de vendas, a fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN supera os 30% de crescimento nos primeiros dez meses do ano.

No transporte de cargas, a alta nos negócios é de mais de 40%, enquanto em passageiros está próximo de 25%.

“Com os lançamentos que temos na feira, nos tornamos uma empresa full liner no México. Completamos nossa oferta e agora atendemos a todas as necessidades dos frotistas, transportadores, operadores e autônomos do país. São avanços importantes e também necessários para expandirmos nossa atuação e atingir os objetivos de crescimento”, avalia Leonardo Soloaga, diretor geral da operação mexicana da MAN Latin America.

Potencial de vendas: primeiro veículo 100% desenvolvido para México – O México é o destino do Volksbus 14.190 SCD, primeiro veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus totalmente desenvolvido para o mercado do país.

O lançamento consolida a estratégia da marca de internacionalização e vai além da oferta aos clientes.

Envolve também o inédito desenvolvimento de fornecedores locais e parceria com encarroçadores mexicanos.

A configuração do novo modelo é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México.

Com motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o Volksbus 14.190 SCD chega para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50% das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.

Podendo transportar até 45 passageiros sentados, o modelo mantém características já reconhecidas como diferenciais da linha Volksbus.

É o caso do motor MAN D08, sem uso de Arla 32, e do conforto e segurança assegurado com seus chassis, eixos, suspensão, freios ABS e molas, além da robustez e facilidade de manutenção.

A transmissão é nova, mas já consagrada: Eaton FSB 5406A, que segue a preferência do motorista mexicano por sistema de acionamento com alavanca direta.

Para frotistas e operadores do país, essas características garantem maior conforto e durabilidade nas mais diversas operações do mercado mexicano.

A posição do condutor nesse veículo permite ao motorista acumular a função de cobrador, prática comum no mercado.

Pioneirismo global na Volkswagen Caminhões e Ônibus – Dentro de sua estratégia de globalização e em parceria com o novo time de desenvolvimento no México, a montadora também qualificou fornecedores locais, que vão enviar componentes diretamente para sua fábrica localizada em Querétaro para a produção no México.

A inovação do projeto envolve ainda a parceria com encarroçadores mexicanos.

Pela primeira vez, o design das carrocerias seguirá conceito criado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em linha com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen.

Em tempo recorde, todo este projeto levou dois anos de desenvolvimento, com mais de 100 mil quilômetros de testes no Brasil e no México, além de avaliações no campo de provas da montadora, com mais de 25 obstáculos diferentes para enriquecer o resultado das rodagens.

A nova plataforma mundial de caminhões leves Volkswagen – O México é o primeiro país a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional.

O início das vendas está previsto para o primeiro trimestre de 2018. Os veículos chegam para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves.

Os veículos foram projetados, desenvolvidos e testados na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade, o que carimba seu passaporte para os mais diversos destinos e os mais de 30 países que já apostam na robustez sob medida da VW Caminhões e Ônibus.

Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas.

Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.

Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express.

O produto reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno.

O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova família.

O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado latino-americano.

E o Delivery 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.

Desde o lançamento da nova família Delivery, a expectativa é que as vendas no México aumentem graças ao ingresso em duas novas categorias: 3,5/4 toneladas e de 11/13 toneladas.

Conheça a nova família, modelo a modelo – Delivery Express – Sob medida para entregas urbanas, combina a agilidade dos automóveis em manobras rápidas à robustez dos caminhões.

Tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32.

Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas e agilidade nas entregas urbanas, com a melhor potência e torque da categoria.

Delivery 4.150 – Outra estreia da VW Caminhões, o modelo ingressa em segmento antes não explorado pela fabricante.

Ágil nas retomadas e confortável no anda e para das cidades, o Novo Delivery 4.150 tem motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR que dispensa o Arla 32.

A transmissão manual ESO-4106 combina-se ao conjunto de powertrain, conferindo também a melhor potência e torque da categoria.

Delivery 6.160 – Não faltam atributos a um dos modelos que já chega com a missão de manter a marca Volkswagen no topo do ranking de caminhões mais vendidos.

Com a melhor manobrabilidade da categoria, o modelo conta com cabine ampla e confortável, caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases e potência que chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm.

Com importantes vantagens operacionais em relação à concorrência, confere agilidade a toda prova para as entregas urbanas que demandam maiores volumes de carga.

Delivery 9.170 – Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido com os mais inovadores materiais e o resultado é um modelo altamente sustentável, com redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga.

Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência.

A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades.

Delivery 11.180 – Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria.

É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106.

Delivery 13.180 – Primeiro modelo equipado com terceiro eixo da nova família, é o caminhão com maior capacidade de carga da nova família Delivery.

Com robustez e flexibilidade sob medida, atende a diversas aplicações, tendo sido projetado de acordo com a legislação nas cidades onde há restrição de tráfego.

Com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106, contará ainda com transmissão automatizada.

e-Delivery: protótipo de caminhão leve 100% elétrico – A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta na Expo Transporte o protótipo do e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil.

O modelo entrará me testes a partir do próximo ano e sua produção em série está prevista para 2020.

Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.

O e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.

O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

Tecnologia de ponta para zero emissões – O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais.

É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática Allison.

Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4.

Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.

Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS.

Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.

Sistemas inteligentes para otimizar aplicação – O e-Delivery dispõe também de um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista.

O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.

O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

Além da maior duração da carga, isso se traduz em maior vida útil para o sistema de freio e também para as baterias.

Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos, que assim como o design interno segue o padrão mundial da linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.

Cada detalhe desse projeto foi pensado para entregar desempenho superior às soluções do mercado.

A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas.

E seu robusto trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade, auxiliado pela performance da transmissão automática Allison de seis marchas.

Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal.

Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.

Fortalecimento tem respaldo na rede de concessionários e serviços de pós-vendas – Para apoiar todo o crescimento internacional, a MAN Latin America investe no fortalecimento de sua rede no exterior.

No México, as concessionárias estão distribuídas por todo o país, estrategicamente posicionadas, para oferecer serviços completos de vendas e pós-vendas, inclusive com fornecimento de peças de reposição, oficinas móveis e socorro 24 horas, com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de ponta.

No pós-vendas, os clientes mexicanos também contam com uma oferta completa de serviços para garantir a máxima confiabilidade e a melhor produtividade.

Contratos de manutenção sob medida, ferramentas de telemetria, assistência 24 horas e até linha de peças remanufaturadas compõem as propostas da montadora no país.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008