Os novos recursos tecnológicos oferecerão ainda mais precisão e agilidade no desenvolvimento e fabricação de ferramentas destinadas à produção de peças, como laterais, portas e dispositivos para a armação de carrocerias, por exemplo.
“Temos muito orgulho em dizer que a Volkswagen introduziu uma série de inovações tecnológicas no segmento de Ferramentaria no Brasil, como, por exemplo, na Estamparia, que foi a primeira a utilizar prensas robotizadas na confecção de peças e solda a laser na produção de veículos no País. Por isso, buscamos investir nesta importante área, para que ela seja cada vez mais estratégica no desenvolvimento de novos modelos no Brasil e também de projetos globais do Grupo Volkswagen”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si.
“Com esses investimentos em maquinários, queremos levar a Ferramentaria a um patamar cada vez maior, quando se fala em eficiência, tecnologia e qualidade”, afirma o vice-presidente de Operações da Volkswagen América do Sul e Brasil, António Pires.
A Ferramentaria é composta por duas grandes áreas de negócio: Estampos e Armação.
Fábricas da Volkswagen de outros países também foram atendidas pela Ferramentaria da Volkswagen do Brasil.
A subsidiária mexicana também recebeu ferramentas e dispositivos para a produção do New Beetle, Jetta e Fusca.
Ao longo de seis décadas, a Ferramentaria da Volkswagen do Brasil confeccionou mais de 6 mil dispositivos e ferramentas de grande porte, nos quais utilizou mais de 120 mil toneladas de ferro fundido processado.
Para o gerente executivo da Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, Jorge Frade: “Nossa área está estruturada para oferecer as melhores soluções em Ferramentaria para todas as fábricas da marca no País, assim como em outros países. Aperfeiçoamos os nossos processos e capacitamos nosso time, que conta com 450 profissionais, com a missão de atender às expectativas das áreas produtivas, tanto em redução do tempo de entrega, como também em aumento de qualidade”.
Linha do Tempo – 60 anos de Ferramentaria da Volkswagen do Brasil
1957: A Volkswagen do Brasil iniciou a produção da primeira Kombi com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo do Campo. Nesse período, o trabalho da Ferramentaria estava restrito à realização de pequenos ajustes.
1959: Com a implantação da linha do Fusca e o avanço no processo de nacionalização da produção, a área recebeu equipamentos e ampliou gradativamente sua atuação.
1973: Foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, que, até os dias de hoje, é a principal porta de entrada de profissionais da Ferramentaria.
1984: O Brasil conhecia o Santana e a Ferramentaria instalou o primeiro Robô ABB na produção, oferecendo maior qualidade e segurança.
1990: Nos anos 90, houve um grande avanço tecnológico com a chegada das máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), as quais otimizaram os projetos e garantiram maior precisão.
1997: Chegada do software de simulação de estampagem ao Brasil, responsável por transferir o conhecimento da área de Prensa para a Engenharia, capaz de simular a estampagem antes do início de qualquer processo produtivo.
2004: Ferramentaria inicia a exportação de ferramentas para a Volkswagen China e dispositivos para o Irã.
2005: Ferramentaria exporta ferramentas para atender a produção do New Beetle, no México.
2006: Exportação de dispositivos e ferramentas para a produção de SpaceFox na Argentina.
2010: Ferramentaria exporta ferramentas de portas e para-lamas para atender a produção da Amarok, na Argentina.
2011: Ferramentaria exporta ferramentas e dispositivos para atender a produção do Jetta, no México.
2016: Área exporta ferramentas para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace, no México. Modelo chegará ao mercado brasileiro em 2018.
2017: Ferramentaria é responsável por confeccionar ferramentas de 100% das laterais e portas que são feitas na Volkswagen do Brasil, assim como 100% do fechamento da carroceria e também partes móveis de portas e tampas.