terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen do Brasil celebra 60 anos de sua Ferramentaria

No ano em que a Ferramentaria da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), celebra 60 anos de atividades, a área também acaba de inaugurar dois centros de usinagem de última geração e se prepara para a instalação do terceiro equipamento, no início de 2018.
A empresa está investindo cerca de R$ 30 milhões nas três máquinas, responsáveis pela usinagem de ferramentas de estampagem para peças de grande porte.

Os novos recursos tecnológicos oferecerão ainda mais precisão e agilidade no desenvolvimento e fabricação de ferramentas destinadas à produção de peças, como laterais, portas e dispositivos para a armação de carrocerias, por exemplo.

- Publicidade -

“Temos muito orgulho em dizer que a Volkswagen introduziu uma série de inovações tecnológicas no segmento de Ferramentaria no Brasil, como, por exemplo, na Estamparia, que foi a primeira a utilizar prensas robotizadas na confecção de peças e solda a laser na produção de veículos no País. Por isso, buscamos investir nesta importante área, para que ela seja cada vez mais estratégica no desenvolvimento de novos modelos no Brasil e também de projetos globais do Grupo Volkswagen”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si.

“Com esses investimentos em maquinários, queremos levar a Ferramentaria a um patamar cada vez maior, quando se fala em eficiência, tecnologia e qualidade”, afirma o vice-presidente de Operações da Volkswagen América do Sul e Brasil, António Pires.

- Publicidade -

A Ferramentaria é composta por duas grandes áreas de negócio: Estampos e Armação.

O portfólio base da Ferramentaria na área de estampos passa pela construção de ferramentas, como laterais e portas, e também pela instalação das linhas de armação de carrocerias e das partes móveis de portas e tampas.
Nos últimos anos, a Ferramentaria produziu as principais ferramentas e dispositivos para modelos fabricados no País, como Gol, up!, Fox, Saveiro, Golf, além do recém-lançado Polo e o Virtus, novo sedã da Volkswagen que será comercializado no mercado brasileiro no início de 2018.

Fábricas da Volkswagen de outros países também foram atendidas pela Ferramentaria da Volkswagen do Brasil.

Recentemente, a área exportou ferramentas ao México para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace, utilitário que chegará ao mercado brasileiro em 2018.

A subsidiária mexicana também recebeu ferramentas e dispositivos para a produção do New Beetle, Jetta e Fusca.

Já a Argentina, para a produção da SpaceFox e Amarok; Alemanha, ferramentas para a plataforma MQB; Hungria, mão de obra especializada para construção de ferramentas; além da China, que recebeu ferramentas para as peças da plataforma PQ35.

- Publicidade -

Ao longo de seis décadas, a Ferramentaria da Volkswagen do Brasil confeccionou mais de 6 mil dispositivos e ferramentas de grande porte, nos quais utilizou mais de 120 mil toneladas de ferro fundido processado.

Ou seja, com essa quantidade de ferro seria possível erguer 12 estádios do Maracanã.

Para o gerente executivo da Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, Jorge Frade: “Nossa área está estruturada para oferecer as melhores soluções em Ferramentaria para todas as fábricas da marca no País, assim como em outros países. Aperfeiçoamos os nossos processos e capacitamos nosso time, que conta com 450 profissionais, com a missão de atender às expectativas das áreas produtivas, tanto em redução do tempo de entrega, como também em aumento de qualidade”.

Linha do Tempo – 60 anos de Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

1957: A Volkswagen do Brasil iniciou a produção da primeira Kombi com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo do Campo. Nesse período, o trabalho da Ferramentaria estava restrito à realização de pequenos ajustes.

1959: Com a implantação da linha do Fusca e o avanço no processo de nacionalização da produção, a área recebeu equipamentos e ampliou gradativamente sua atuação.

A partir daí, a Ferramentaria passou a atuar em quatro grandes áreas: Estamparia, Armação, Moldes e Modelação. Ainda neste ano, a área recebeu equipamentos e ferramentas e ampliou gradativamente sua atuação na confecção de estampos.

1973: Foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, que, até os dias de hoje, é a principal porta de entrada de profissionais da Ferramentaria.

1984: O Brasil conhecia o Santana e a Ferramentaria instalou o primeiro Robô ABB na produção, oferecendo maior qualidade e segurança.

1990: Nos anos 90, houve um grande avanço tecnológico com a chegada das máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), as quais otimizaram os projetos e garantiram maior precisão.

1997: Chegada do software de simulação de estampagem ao Brasil, responsável por transferir o conhecimento da área de Prensa para a Engenharia, capaz de simular a estampagem antes do início de qualquer processo produtivo.

2004: Ferramentaria inicia a exportação de ferramentas para a Volkswagen China e dispositivos para o Irã.

2005: Ferramentaria exporta ferramentas para atender a produção do New Beetle, no México.

2006: Exportação de dispositivos e ferramentas para a produção de SpaceFox na Argentina.

2010: Ferramentaria exporta ferramentas de portas e para-lamas para atender a produção da Amarok, na Argentina.

2011: Ferramentaria exporta ferramentas e dispositivos para atender a produção do Jetta, no México.

2016: Área exporta ferramentas para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace, no México. Modelo chegará ao mercado brasileiro em 2018.

2017: Ferramentaria é responsável por confeccionar ferramentas de 100% das laterais e portas que são feitas na Volkswagen do Brasil, assim como 100% do fechamento da carroceria e também partes móveis de portas e tampas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança