quarta-feira, 1 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volkswagen inaugura túnel de vento em Wolfsburg, Alemanha

Com sua maior ofensiva de modelos e tecnologias em andamento, a Volkswagen inaugurou recentemente seu novo túnel de vento – o complexo que o abriga é chamado Wind Tunnel Efficiency Center (Centro de Eficiência de Túnel de Vento) –, em Wolfsburg, um dos mais modernos e eficientes da indústria.

Com 8.800 m² de área construída, o centro também está credenciado para realizar avaliações de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedures – Procedimentos de Teste para Veículos Leves Harmonizados Mundialmente).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os veículos podem ser testados sob ventos com velocidade de até 250 km/h, simulando condições de tráfego reais com vistas a reduzir o arrasto aerodinâmico, consumo de combustível e emissões.

Além disso, simulações de direção sob todas as condições climáticas e ambientais normalmente experimentadas em todo o mundo podem ser realizadas – em temperaturas entre -30°C e +60°C.

Dr. Herbert Diess, CEO global da marca Volkswagen, enfatizou: “até 2020, vamos renovar todo nosso portfólio de produtos, assim como expandi-lo em segmentos-chave. Ao todo, nossas equipes de desenvolvimento estão trabalhando no projeto de mais de 50 veículos. O Wind Tunnel Efficiency Center oferece condições ideais para melhorar ainda mais os valores de consumo da crescente linha de modelos, entre outros itens.”

- Publicidade -

Em relação aos testes aerodinâmicos, o membro do board da marca Volkswagen responsável por Desenvolvimento, Dr. Frank Welsch, ressaltou: “Esses testes são um fator fundamental para aumentar a eficiência e reduzir as emissões. Graças ao novo centro, estamos também extremamente bem posicionados para o futuro com respeito a outras áreas de desenvolvimento, como aeroacústica e autonomia para veículos elétricos.”

No túnel de vento aerodinâmico e acústico, a balança com correia plana permite a simulação de condições de condução do mundo real. Cada roda do veículo é posicionada individualmente em sua própria correia plana.

Isso permite simular movimentos de curva nas rodas de uma forma similar ao que ocorre na estrada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A balança, com sistema integrado de câmeras, alinha cada modelo testado de forma inteiramente automática em menos de cinco minutos. O sistema anterior exigia cerca de 30 minutos.

O isolamento acústico o torna um dos túneis de vento automotivos mais silenciosos do mundo.

A uma velocidade de 160 km/h, o túnel atinge apenas um nível de pressão sonora de 65 decibéis, comparável ao de uma TV utilizada em volume razoável ou ao volume da fala normal.

O túnel de vento térmico, que será capaz de simular neve, além de chuva e luz do sol após uma fase piloto, permitirá testes significativamente mais próximos da vida real que seu antecessor.

O principal componente do túnel é um dinamômetro de rolo altamente avançado para tração integral, que também atende a todas as exigências para testes de rodagem.

Com o novo centro, a marca Volkswagen vai reduzir significativamente o custo dos testes anteriormente realizados em áreas remotas.

Além disso, a cooperação entre áreas de desenvolvimento tais como segurança, design, acústica e conforto será facilitada devido às menores distâncias envolvidas. Isto também ocorrerá quanto à área da oficina central.

A pedra fundamental do novo centro foi lançada em junho de 2014. Túneis de vento continuam sendo essenciais para a homologação de uma ampla variedade de minuciosas melhorias para os veículos.

O valor de arrasto aerodinâmico pode ser determinado no túnel em cerca de 20 minutos – se realizado por computador, o mesmo cálculo levaria dias.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil