Com sua maior ofensiva de modelos e tecnologias em andamento, a Volkswagen inaugurou recentemente seu novo túnel de vento – o complexo que o abriga é chamado Wind Tunnel Efficiency Center (Centro de Eficiência de Túnel de Vento) –, em Wolfsburg, um dos mais modernos e eficientes da indústria.
Com 8.800 m² de área construída, o centro também está credenciado para realizar avaliações de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedures – Procedimentos de Teste para Veículos Leves Harmonizados Mundialmente).
Os veículos podem ser testados sob ventos com velocidade de até 250 km/h, simulando condições de tráfego reais com vistas a reduzir o arrasto aerodinâmico, consumo de combustível e emissões.
Além disso, simulações de direção sob todas as condições climáticas e ambientais normalmente experimentadas em todo o mundo podem ser realizadas – em temperaturas entre -30°C e +60°C.
Dr. Herbert Diess, CEO global da marca Volkswagen, enfatizou: “até 2020, vamos renovar todo nosso portfólio de produtos, assim como expandi-lo em segmentos-chave. Ao todo, nossas equipes de desenvolvimento estão trabalhando no projeto de mais de 50 veículos. O Wind Tunnel Efficiency Center oferece condições ideais para melhorar ainda mais os valores de consumo da crescente linha de modelos, entre outros itens.”
Em relação aos testes aerodinâmicos, o membro do board da marca Volkswagen responsável por Desenvolvimento, Dr. Frank Welsch, ressaltou: “Esses testes são um fator fundamental para aumentar a eficiência e reduzir as emissões. Graças ao novo centro, estamos também extremamente bem posicionados para o futuro com respeito a outras áreas de desenvolvimento, como aeroacústica e autonomia para veículos elétricos.”
No túnel de vento aerodinâmico e acústico, a balança com correia plana permite a simulação de condições de condução do mundo real. Cada roda do veículo é posicionada individualmente em sua própria correia plana.
Isso permite simular movimentos de curva nas rodas de uma forma similar ao que ocorre na estrada.
A balança, com sistema integrado de câmeras, alinha cada modelo testado de forma inteiramente automática em menos de cinco minutos. O sistema anterior exigia cerca de 30 minutos.
O isolamento acústico o torna um dos túneis de vento automotivos mais silenciosos do mundo.
A uma velocidade de 160 km/h, o túnel atinge apenas um nível de pressão sonora de 65 decibéis, comparável ao de uma TV utilizada em volume razoável ou ao volume da fala normal.
O túnel de vento térmico, que será capaz de simular neve, além de chuva e luz do sol após uma fase piloto, permitirá testes significativamente mais próximos da vida real que seu antecessor.
O principal componente do túnel é um dinamômetro de rolo altamente avançado para tração integral, que também atende a todas as exigências para testes de rodagem.
Com o novo centro, a marca Volkswagen vai reduzir significativamente o custo dos testes anteriormente realizados em áreas remotas.
Além disso, a cooperação entre áreas de desenvolvimento tais como segurança, design, acústica e conforto será facilitada devido às menores distâncias envolvidas. Isto também ocorrerá quanto à área da oficina central.
A pedra fundamental do novo centro foi lançada em junho de 2014. Túneis de vento continuam sendo essenciais para a homologação de uma ampla variedade de minuciosas melhorias para os veículos.
O valor de arrasto aerodinâmico pode ser determinado no túnel em cerca de 20 minutos – se realizado por computador, o mesmo cálculo levaria dias.