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Motocicleta brasileira exclusiva vence campeonato mundial de customização nos Estados Unidos

Se você pudesse fabricar uma motocicleta do zero ao seu próprio gosto, como seria o projeto dos seus sonhos? Que tal um conjunto de rodas de 36 polegadas totalmente vazadas e com pneus de perfis baixos fabricados exclusivamente para o modelo?

Ou então um motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 com 300cv de potência, junto a um design futurista e muita fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres em todo o conjunto?

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Parece ficção científica? Pois esta foi exatamente a fórmula utilizada por um brasileiro já bem conhecido do público brasileiro por seus projetos inovadores, para dar vida ao seu grande sonho: a motocicleta TMC Dumont, projeto 100% brasileiro da Tarso Marques Concept, do ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, Tarso Marques, que venceu o maior campeonato de customização nos Estados Unidos.

Recém-chegado dos Estados Unidos, Tarso Marques foi, mais uma vez, o grande vencedor do mais famoso e tradicional campeonato de customização mundial, realizado entre os dias 9 e 18 de março, em ocasião do maior evento de motos do mundo: o Daytona Bike Week 2018.

Organizado todos os anos em Daytona Beach, na Flórida, o local se transforma em uma verdadeira meca para os motociclistas durante essa época do ano. Com 77 anos de tradição e reconhecimento mundial, reúne sempre os maiores fabricantes e customizadores do mundo nas ruas da famosa praia americana.

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Para ter ideia de sua dimensão, são mais de 500 mil pessoas que participam da festa, todos com um mesmo gosto: a paixão pelas motos. Não por menos, por lá já saíram nomes famosos da fabricação e customização de motocicletas, como os integrantes da família Teutul, da Orange County Choppers; além de Dave Perewitz, Indian Larry, Cyril Huze, entre outros.

E foi neste palco e com este cenário que o brasileiro Tarso Marques conquistou seu 6º título de customização em Daytona.

No entanto, nesta edição de 2018, a vitória teve um sabor especial para ele e para todos os brasileiros. Pela primeira vez, Tarso concorreu com uma motocicleta criada e desenvolvida totalmente no Brasil.

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O nome TMC Dumont, é alusivo a seu estúdio e uma homenagem ao pai da aviação nacional, o brasileiro Alberto Santos Dumont.

Projeto único e 100% brasileiro – Definitivamente, é muito mais fácil olhar para a TMC Dumont do que tentar descrevê-la. Seu visual é tão futurista e fora do convencional que parece uma escultura ou algum projeto recém-saído de um filme de ficção científica.

Gera dúvidas, questionamentos e desafia qualquer pessoa a tentar entender como certas soluções passam a fazer sentido para que o modelo possa rodar na rua como uma moto convencional. E, acreditem, ela consegue fazer isso com total maestria e elegância, de acordo com seu projetista.

“É um projeto especial com o qual já venho sonhando há, pelo menos, 15 anos. Não o desenvolvi antes pois era muito difícil de concretizá-lo sem auxilio tecnológico de parceiros de fora. E eu queria que este fosse um projeto 100% brasileiro. Sem qualquer fornecedor estrangeiro. Tudo nela foi desenvolvido e fabricado no Brasil, da pintura repleta de areografia à usinagem das rodas e chassi.”, conta Tarso Marques.

Para ele, a TMC Dumont foi um dos maiores desafios de sua carreira, uma vez que o conjunto mecânico e toda a parte ciclística tiveram início sem qualquer ponto de referência. Tudo foi pensado e desenvolvido no Brasil dentro da Oficina da TMC, na Vila Olímpia, em São Paulo.

O primeiro passo para seu desenvolvimento foi capacitar a equipe e as instalações da TMC Concept no mesmo nível das melhores oficinas do mundo. Para isso, Tarso não poupou investimentos e buscou os maquinários mais modernos disponíveis no mercado. Tudo com objetivo de dar vida ao seu projeto mais ousado e inovador até então.

Para esta empreitada, o empresário diz que precisou de muita mão de obra. “Ao todo foram adquiridas máquinas centro de usinagem Romi de alta precisão com acessórios Sandvik, máquina de Laser Mark e Router da ECNC, equipamento Eletron para evitar corrosão nos metais, scanners a laser da Faro Technology, impressoras 3D da Wishbox; assim como softwares de engenharia para desenvolvimento de novas peças baseados em tecnologia de ponta, como Solidworks / IST sistemas. E, claro, muito treinamento da equipe também”, informa.

Com todo equipamento em mãos, Tarso Marques precisou apenas iniciar os desenhos e projetar a motocicleta para o início da produção do modelo.

Para ele, o maior incentivo estava no desafio em construir algo único em seu próprio país. “Tirar minha ideia da mente e passar para o computador foi a parte mais fácil. Difícil mesmo foram os desafios provenientes deste sonho. No entanto, tínhamos este objetivo e iriamos concretizá-lo.”, enfatiza.

A ideia de um projeto único foi levada tão a sério que a TMC Dumont impressiona até aos mais céticos. Seu motor, por exemplo, é de aviação e foi a única parte que precisou de auxilio especializado.

“Encontramos esse motor da década de 1960 totalmente acabado em um aeroclube no Paraná. Como em aviação todos os sistemas são redundantes e mais complexos, refazer todo o motor e padronizá-lo para rodar de forma mais simples em uma motocicleta demandou mais tempo”, comenta o designer.

O projeto exigiu abrir o motor inteiro e praticamente refazê-lo, desde refrigeração, bomba de combustível, até usinagem de algumas peças específicas. A parte de transmissão do tipo CVT utilizada, por exemplo, teve que ser desenvolvida pela própria TMC, projeto e fabricação.

“Na restauração do motor, tivemos total apoio da Universidade Tuiuti (PR), com equipe formada por alunos e professores do curso de engenharia. Para se ter ideia, até mesmo o conjunto de freios, formado pelas pinças e discos, foram totalmente fabricados por nós, no corte a laser e usinagem na TMC”, explica.

Maior roda do mundo com 36 polegadas e usinagem brasileira – Um dos pontos de maior destaque da TMC Dumont são seus conjuntos de rodas. É praticamente impossível ficar indiferente ou não se impactar frente ao seu design e forma.

Seu conjunto também foi totalmente desenhado em Solidworks e usinado no Brasil pela própria TMC. Segundo Tarso, estas são as maiores rodas do mundo já fabricadas para uma motocicleta, com 36 polegadas de diâmetro, praticamente 1,5 metros de altura.

Outro detalhe importante está no fato de elas serem totalmente vazadas, sem aros ou cubo central. Ficam fixadas em uma seção inferior das rodas de forma sutil, para que a ideia de que o modelo rode “flutuando” fique evidenciada. Os pneus também tiveram de ser totalmente fabricados pela TMC e são exclusivos para uso da Dumont.

Mas não é só no design que ela é impactante. Muito do que seu conjunto apresenta no que se refere às soluções de engenharia, deixariam qualquer expert no assunto muito surpreso.

Segundo Tarso Marques, algo que impressionou muito até mesmo os americanos, acostumados com projetos conceituais pouco usuais, foi a ausência de bengala para fixação da suspensão e roda traseira, assim como do garfo dianteiro, também para fixação da suspensão, guidão e roda dianteira.

Outro destaque é o chassi. confeccionados pela própria TMC, é eficiente e projetado em alumínio com cromo-molibdênio, de forma a oferecer maior resistência.

Aliás, vale dizer que praticamente todos os detalhes na TMC Dumont ficam “escondidos” e longe dos olhos mais curiosos e detalhistas. Do cabeamento do guidão, velocímetro, iluminação retrátil, até tanque de combustível em alumínio (16 litros), reservatório de óleo (8 litros) e conjunto de suspensões – reguladas eletronicamente por um botão ou controle remoto – é praticamente impossível dizer qual componente é o que.

De ponta a ponta, a fluidez e beleza de suas formas fazem com que seja praticamente impossível desvendar o mistério que faz tudo funcionar com harmonia e eficiência na TMC Dumont.

TMC Dumont: do sonho aos primeiros testes e a consagração – Como o modelo era um projeto totalmente além do que se conhece hoje sobre customização de motos, Tarso Marques procurou manter segredo sobre sua fabricação durantes os 3 meses de montagem da motocicleta. “Gravamos toda a construção, mas procuramos manter segredo até o último momento para evitar comentários. O primeiro teste dinâmico, por exemplo, fizemos durante uma madrugada em São Paulo, sem ninguém notar”, diz.

O primeiro teaser em vídeo foi divulgado apenas poucas semanas antes do evento principal, nos Estados Unidos.

O vídeo produzido por Tarso não apenas viralizou entre os fãs de customização e participantes do evento, como gerou muitos comentários e compartilhamentos sobre o projeto. “Na verdade, foi até divertido. Poucas semanas antes de viajar para Daytona e já com a moto finalizada, pedi que fosse produzido um vídeo para divulgarmos na internet, um pequeno teaser anunciando nossa participação na competição”, diz Tarso.

E complementa: “Neste vídeo solicitei uma edição em que a moto parecesse estar parada e o asfalto se movendo, em um cenário bem lúdico e surreal. A ideia era fazer com que todos duvidassem tratar-se de uma moto de série, mas sim, de um protótipo. E realmente conseguimos tal feito. Porém, uma das regras

para participar do evento de customização é que a moto deve realmente funcionar e rodar normalmente. Para surpresa de todos, fiz questão de chegar ao evento pilotando a TMC Dumont. E foi algo bastante gratificante e divertido ver a reação das pessoas”, conta tarso.

Para ele, já bastante acostumado com projetos totalmente exclusivos, a TMC Dumont representou não apenas a concretização de um sonho. Mais do que isso, o objetivo foi levar o nome do Brasil à frente.

“O modelo é inovador e representa fielmente agora a capacidade que nosso país tem em concretizar projetos únicos. O motor de avião, o visual futurista e até o guidão e painel inspirados na aerodinâmica dos aviões, fizeram com que este projeto da TMC Dumont homenageasse um brasileiro visionário: Alberto Santos Dumont. Minha maior motivação foi mostrar para os americanos a nossa capacidade de criação e inovação com um projeto 100% nacional. E acho que esses troféus das fotos respondem bem essa dúvida e comprovam que, não apenas tivemos sucesso, mas que o sonho valeu a pena”, finaliza.

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