A revolução digital da Pirelli, que tornou possível para o pneu coletar e transmitir dados, dá mais um passo adiante.
Na 88ª edição do Salão do Automóvel de Genebra, a Pirelli presenta sua tecnologia Cyber Car, desenvolvida como equipamento original em cooperação com as principais montadoras.
O Cyber Car permite ao pneu interagir diretamente com a eletrônica de bordo dos carros, principalmente com os sistemas de assistência à direção, entregando importantes informações sobre a operação do veículo para garantir uma direção mais segura e performance superior.
O novo sistema da Pirelli chega ao mercado no fim do ano, integrando os carros mais inovadores dos maiores fabricantes de carro, tanto tradicionais como elétricos.
O Cyber Car é a mais recente aplicação da plataforma de Tecnologias Cyber da Pirelli, que foi lançada em 2002 com o objetivo de promover máxima integração entre os pneus, os carros e os motoristas.
O Cyber Car é inspirado no sistema Cyber Fleet, projetado para frotas, e no Pirelli Connesso, para motoristas do dia a dia.
Particularmente no Pirelli Connesso, que foi lançado nos Estados Unidos no ano passado e está prestes a estrear na Europa.
Colocar sensores nos pneus é parte integral da estratégia de Perfect Fit da Pirelli, focada no desenvolvimento de produtos e serviços feitos sob medida, que atendam aos desejos dos motoristas e também às especializações das montadoras.
As soluções Perfect Fit da Pirelli também incluem o P Zero Color Edition e o desenvolvimento de pneus específicos para um determinado carro, identificado por marcações especiais na lateral.
Cada montadora tem uma marcação específica.
A evolução das Tecnologias Cyber da Pirelli – O pneu é o único ponto de contato com o solo.
Assim, é capaz de coletar uma grande quantidade de informações cruciais para uma direção mais segura, mas efetiva e mais eficiente, tanto em termos de sustentabilidade ambiental bem como em economia para o motorista.
Do ponto de vista técnico, todos os sistemas Cyber da Pirelli são baseados em um sensor colocado na parte interna do pneu, conectado à Nuvem Pirelli.
Esse sensor, que pesa apenas alguns gramas, monitora o status operacional de cada pneu e transmite os dados para uma unidade de controle eletrônica.
A informação coletada é enviada para um app, no caso, o Cyber Car.
As tecnologias Cyber da Pirelli usam sistemas específicos para conversar diretamente com o motorista (com o Pirelli Connesso), ou com os administradores de frotas (com o Cyber Fleet), ou tanto com as montadoras como com os motoristas ao mesmo tempo (com o Cyber Car).
Esses sistemas estão aptos tanto para veículos tradicionais como elétricos. A mesma base tecnológica, mas com aplicações diferentes e especializadas.
Cyber Car, quando pneus e carros conversam entre si – Essa é a grande novidade da Pirelli no Salão de Genebra 2018.
O Cyber Car é o novo sistema inteligente de pneus, oferecido para o mercado de equipamento original e projetado em estreita colaboração com as próprias montadoras.
O Cyber Car fornece dados importantes que aprimoram a segurança e a performance. Com exceção da pressão do pneu monitorada por sistemas TPMS, até agora não havia informações coletadas individualmente pelos pneus e então transmitidas para o carro.
O Pirelli Cyber Car leva a digitalização dos veículos para uma nova era, graças a uma forma inovadora de inteligência automotiva integrada com outros elementos já existentes, aprimorando a performance, economia e reduzindo o impacto ambiental, usando todos os dados que cada sensor presente no pneu coleta e transmite.
Informações cruciais para o pneu, como pressão, temperatura interna e profundidade da banda de rodagem estão entre os parâmetros que o Cyber Car transmite para o veículo.
O sistema também tem a capacidade de intervir e acionar sistemas como o ABS e o controle de estabilidade.
Por exemplo, ao ler o “cartão de identidade” do pneu (tyre ID), o veículo pode alterar sua configuração para tornar a direção mais segura e confortável.
Os dados coletados incluem carga lateral, informação vital para carros elétricos.
A autonomia residual das baterias é atualmente calculada usando parâmetros padronizados, enquanto que com o Pirelli Cyber Car a eletrônica de bordo consegue disponibilizar informações mais precisas.
Ao saber o peso exato do carro, a unidade de controle central do carro pode calcular com mais exatidão quantos quilômetros ainda podem ser percorridos antes da próxima recarga.
O Cyber Car também informa ao motorista, por meio da interface da montadora, sobre os parâmetros operacionais do pneu, como carga vertical, temperatura e pressão, o que permite uma rápida intervenção caso a pressão esteja errada.
A manutenção dos pneus fica mais fácil, graças a informações específicas sobre o uso e desgaste do pneu e sobre o rodízio sazonal.
O Cyber Car pode ainda permitir acesso a um conjunto de serviços personalizados que poderão posteriormente ser customizados para atender necessidades individuais, como manobristas, assistência viária e serviços.
Os primeiros modelos equipados com o Cyber Car chegam este ano, com diversas montadoras já em estágio avançado de integração da tecnologia da Pirelli com seus próprios sistemas.
A próxima evolução será o sistema Cyber Tyre: o pneu do futuro, baseado em uma plataforma técnica capaz de coletar ainda mais dados, transmitindo informações para os sistemas de bordo do carro a cada rotação de cada roda.
Mesmo com essa tecnologia ainda não estando a venda, sua aplicação inicial já está em ação na Ferrari FXXK, o hipercarro voltado apenas para uso em pista.
Pirelli Connesso – A Pirelli apesentou o sistema Connesso em Genebra no ano passado, tecnologicamente capaz de enviar informações para o motorista sobre como cada pneu está trabalhando via um app.
Esse sistema já foi introduzido nos Estados Unidos e agora está pronto para fazer sua estreia na Europa.
Enquanto o Cyber Car é um equipamento original, projetado para trabalhar de forma integrada com sistemas de bordo, o Pirelli Connesso é focado para o mercado de reposição.
Também é possível acessar outros serviços úteis por meio do app Connesso, que pode contatar a revenda autorizada Pirelli mais próxima e agendar uma mudança de pneu, por exemplo.
Color Edition: redondo, mas não apenas preto – Os pneus Pirelli PZero coloridos mais uma vez estrelam em Genebra, já tendo sido lançados no mercado em medidas a partir de 19 polegadas.
Eles permitem aos consumidores personalizar seus pneus esteticamente falando.
Os pneus Color Edition estão disponíveis nas cores vermelho, amarelo, verde, azul, laranja, prata e branco. Outras cores personalizadas também podem ser disponibilizadas.
A tecnologia exclusiva da Pirelli permite que a empresa faça isso graças aos materiais que, sem afetar a performance do pneu, criam uma barreira protetora que mantêm as cores brilhantes e vívidas ao longo de todo o ciclo de vida do pneu.
Homologações Pirelli – A filosofia “Perfect Fit” também significa que pneus específicos são homologados para um carro em particular de acordo com as solicitações das montadoras.
Muitas das estrelas que estão estreando em Genebra calçam pneus Pirelli, como a Ferrari 488 Pista e Lamborghini Urus, bem como a segunda criação da Italdesign, o exclusivo Zerounto Roadster.
Modelos de última geração como o Audi A6 e o Audi A7 Sportback, o novo Bentley Bentayga V8 e híbrido, BMW X4, Jaguar I-Pace elétrico e McLaren Senna também estão de Pirelli em Genebra.
Os pneus Pirelli também estão presentes nos estandes da Aston Martin, Porsche e Mercedes.
PZero World em Genebra – A área da Pirelli no Salão de Genebra foi projetada para recriar a atmosfera da PZero World, a “flagship store” da Pirelli, que já opera em Mônaco e Los Angeles.
As lojas PZero World trazem, em uma atmosfera refinada, serviços de ponta, acessórios fashion P Design e imagens do Calendário Pirelli, bem como produtos de moto e o PZero Velo, nova linha dedicada a bicicletas esportivas.
O PZero Velo também inclui uma Color Edition, que está estreando em Genebra.