A Jaguar Land Rover lidera um projeto de 4,7 milhões de libras esterlinas (quase 22,5 milhões de reais) para desenvolver veículos que possam “ver” em cruzamentos de ruas e através de obstáculos.
O maior fabricante do Reino Unido lidera um projeto denominado AutopleX que combina conetividade, automatização e navegação em tempo real, para que a informação chegue mais rapidamente ao veículo autônomo.
Isto permite comunicar-se com os restantes veículos em circulação e evitar eventuais obstáculos sempre que não seja possível visualizar corretamente a estrada, ajudando de forma eficaz e segura a passar cruzamentos e rotatórias complicadas.
Chris Holmes, diretor de Investigação e Desenvolvimento do Veículo Online e Autônomo da Jaguar Land Rover, explica:”Este projeto é crucial para aproximar o veículo aos nossos clientes num futuro próximo. Juntamente com os nossos parceiros da AutopleX, vamos aliar os nossos desenvolvimentos em conetividade e autonomia de modo a melhorar os nossos veículos autônomos para que possam operar de forma mais segura em situações mais difíceis e com trânsito real. Este projeto vai permitir-nos oferecer a tecnologia mais sofisticada e funcional num veículo autônomo.”
A Jaguar Land Rover está desenvolvendo tecnologias de condução semiautônoma e totalmente autônoma, para oferecer aos nossos clientes uma possibilidade de condução autônoma sem renunciar a uma condução divertida e segura.
O objetivo da empresa é criar um veículo de condução autônoma mais adaptado às situações reais e a qualquer tipo de condução e condições climáticas.
A AutopleX vai desenvolver a tecnologia por meio de simulações e testes em estradas públicas, em circuitos e em zonas urbanas das West Midlands.
A Highways England, INRIX, Ricardo, Siemens, Transport for West Midlands and WMG e a University of Warwick juntam-se ao consórcio AutopleX, de acordo com o anunciado no terceiro Innovate UK sobre a Connected and Autonomous Vehicle Funding em março de 2018.