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Novo Honda CR-V estreia no Brasil com nova motorização e mais tecnologia

A Honda apresenta no mercado brasileiro o novo CR-V.

Completamente renovado em sua quinta geração global, o utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20 anos apresenta um novo estilo, interior mais espaçoso, além do primeiro motor turbo na história do veículo.

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Juntam-se às novidades um conjunto de itens inéditos e tecnologias para melhor conectividade, conforto e conveniência.

O modelo chega importado dos Estados Unidos em versão única Touring, que agrega o máximo de sofisticação e traz equipamentos inéditos ao SUV.

Desenvolvido na mesma plataforma de Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o novo CR-V utiliza-se da estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE) de próxima geração, alcançando nos Estados Unidos, as mais altas classificações quanto à segurança em colisões.

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O sistema de acesso sem uso das mãos é novo na Honda e exclusivo do CR-V Touring. Prático e versátil, esse recurso facilita operar a abertura do porta-malas.

Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro), para que a tampa do porta-malas abra automaticamente.

Isso permite que pessoas carregando objetos possam carregar ou retirar itens do porta-malas, mesmo se suas duas mãos estiverem ocupadas e incapazes de operar o controle remoto.

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Além disso, mantém as mãos do usuário limpas, caso a maçaneta e a tampa estiverem sujas.

O acesso independente das mãos funciona desde que o usuário esteja levando consigo o controle remoto da chave do CR-V.

Para garantir a segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos e o sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo o fechamento automático da tampa.

Performance e eficiência – O novo CR-V será oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.

Trata-se da motorização mais potente já oferecido num CR-V. Ele traz potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.

Combinado com a carroceria mais aerodinâmica do CR-V, o novo motor turbo alimentado é conjugado a uma suave e esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.

Uma tecnologia inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter Grille.

Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada.

O sistema utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.

O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler.

As persianas inferiores deixam uma pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas.

O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo.

Tração eficiente em qualquer cenário – O sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD foi aperfeiçoado.

Melhorias na programação e no sistema resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%) que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem.

O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação.

O sistema oferece um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo.

O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é completamente automática.

Acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema Real Time AWD passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com os sistemas Vehicle Stability Assist (VSA – sistema de estabilidade do veículo) e Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento).

Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.

O sistema também pode detectar quando o CR-V está numa subida, enviando então uma maior dose de força para as rodas traseiras, em colaboração com o sistema Brake Hold.

O Brake Hold mantém a pressão do freio depois que o pedal é liberado, dando tempo ao motorista para acelerar e retomar o movimento com suavidade.

O Sistema de Controle Inteligente verifica o ângulo de inclinação da via instantaneamente utilizando um sensor e o nível de aderência detectado pelo VSA, permitindo um maior direcionamento do torque para as rodas traseiras, para arrancadas mais suaves.

Rodagem refinada e dinâmica – O refinado chassi do novo CR-V proporciona uma dirigibilidade mais ágil e confiante, maior altura livre do solo e versatilidade geral superior.

Sua suspensão dianteira MacPherson e a nova suspensão traseira multibraços utilizam amortecedores de baixo atrito especialmente desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira, que melhoram o comportamento e as respostas na entrada das curvas e reduzem a inclinação da carroceria.

Para filtrar ainda mais as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.

A maior bitola do novo CR-V, maior distância entre eixos e a nova suspensão proporcionam uma ágil dirigibilidade, uma estabilidade que transmite confiança e uma rodagem estável e equilibrada.

A utilização de uma suspensão dianteira com torres de amortecimento aumenta o espaço disponível para reforços da estrutura que protegem os ocupantes em uma colisão.

Enquanto isso, a compacta suspensão traseira multibraços oferece uma excelente combinação de qualidade de rodagem e dirigibilidade, ao mesmo tempo que maximiza o espaço para o banco traseiro e bagagem.

Elevando a capacidade do novo CR-V como utilitário, a distância até o solo foi aumentada para 20,8 cm – um acréscimo de 3,8 cm – sem mudança do centro de gravidade do veículo.

A direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável também contribui para a sensação de controle direto ao volante do CR-V.

A área da seção da coluna A do novo CR-V é 5,2 mm mais estreita do que no  CR-V da geração anterior, o que resulta numa melhoria de 4,5% no ângulo de visão, tornando a visibilidade em esquinas ampla e uma das melhores em sua categoria.

A segurança é mantida pela conformação da coluna e o uso de aço estampado a quente com 1.500 MPa de resistência.

Com um monobloco mais rígido, a nova geração do CR-V pode adotar esse conjunto de suspensão mais refinado, permitindo um ótimo desempenho de rodagem e dirigibilidade.

A rígida estrutura da carroceria também resulta diretamente numa experiência de viagem mais silenciosa e confortável para os passageiros, com menos percepção de ruído, vibração e aspereza num largo espectro de condições de rodagem.

Amplas medidas contra o ruído, vibração e aspereza (NVH) posicionam o CR-V no topo de sua categoria, tanto quando o veículo está acelerando como em velocidade de passeio.

Além dos subchassis flutuantes da suspensão, vedações estrategicamente colocadas na carroceria, separadores acústicos dentro das colunas A, B e C e o para-brisa e seus limpadores montados de forma especial contribuem ainda mais para o silêncio na cabine.

O novo CR-V emprega ainda a tecnologia de tratamento térmico seletiva das chapas da carroceria, chamada de “soft zone”, ou zona macia.

Essa técnica especial de conformação do metal permite a criação de áreas especialmente tratadas, ou “zonas macias”, dentro de uma peça feita de aço de ultra-alta resistência estampada a quente.

Dessa forma, componentes mais simples e leves podem direcionar a energia da forma necessária para absorver forças em colisões.

A tecnologia reduz tanto o número de peças como o peso.

O processo para criar essas zonas mais macias envolve o aquecimento da chapa de aço a 930º C antes de estampar e simultaneamente esfriar áreas determinadas da peça.

Um sistema de corte a laser completa então a fabricação do componente.

As extremidades traseiras da estrutura monobloco contêm, cada uma, um par de zonas macias projetadas para se dobrarem de forma controlada em três pontos na eventualidade de um impacto traseiro, ajudando a atenuar a energia da colisão.

A resistência dessas zonas macias é de 650-800 MPa, comparada ao aço estampado a quente usado no trilho da moldura traseira, que alcança 1.400-1.700 Mpa.

Com essa tecnologia, há uma economia de peso de 1,5 quilos.

Do ponto de vista aerodinâmico, defletores laterais localizados à frente de cada roda e pneu ajudam a desviar o fluxo de ar ao redor deles, para aumentar a eficiência aerodinâmica.

Até mesmo os silenciadores de aço estampado do escapamento têm formato aerodinâmico, eliminando assim a necessidade de uma cobertura inferior na traseira do veículo.

Isso reduz o número de peças, complexidade e peso, enquanto ajuda a garantir o máximo de eficiência aerodinâmica.

Segurança de alto nível – O novo CR-V é equipado com modernas tecnologias de segurança ativa e passiva.

Dentre elas, destaque para os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention Monitor(Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch, e o Head Up Display.

Além disso, a segurança é complementada pela oferta de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.

O Agile Handling Assist aplica ativamente e de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas.

Este sistema utiliza a vetorização de torque através dos freios para melhorar o traçado nas curvas e proporcionar maior confiança ao dirigir.

O sistema cria uma força de direcionamento através da aplicação de frenagem às rodas internas em curvas que provocam alta aceleração lateral, equilibrando a diferença de velocidade entre as rodas para diminuir a tendência do veículo a sair de frente.

Dessa maneira, seu principal benefício está em proporcionar uma dirigibilidade precisa e ao mesmo tempo prazerosa para o condutor.

O sistema VSA analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio.

Ele compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo e sempre que a resposta ficar fora de uma margem aceitável pré-determinada, intervém com uma ação corretiva.

Se for detectada uma tendência a sair de traseira, por exemplo, o sistema poderá aplicar força às rodas externas dianteiras e traseiras para contrariar o efeito de desvio indesejado.

No caso de uma saída de frente, o sistema pode frear a roda traseira interna e reduzir a força do motor para ajudar o veículo a voltar à trajetória desejada.

O VSA também proporciona um efeito de diferencial com deslizamento limitado pela frenagem da roda que estiver escorregando, redirecionando assim a força do motor para a roda com maior tração.

O VSA é calibrado para funcionar de uma forma quase imperceptível e, em muitos casos, o motorista não chega a notar que está em operação.

De qualquer forma, sempre que o sistema trabalha melhorando a estabilidade do veículo, uma luz indicadora pisca no painel de instrumentos.

O sistema Honda LaneWatch, lançado no Brasil no Accord, e também presente no Civic Touring, utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas multitouchscren.

A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.

Enquanto o campo de visão típico dos espelhos do lado do passageiro fica aproximadamente entre 18 e 22 graus, o ângulo de visão do display LaneWatch é aproximadamente quatro vezes maior, cobrindo cerca de 80 graus.

O sistema ajuda o motorista a enxergar o tráfego, pedestres ou objetos nem sempre visíveis apenas pelo espelho.

Para ajudar a calcular a distância mais facilmente, são mostradas três linhas de referência.

O motorista deve confirmar as condições da via visualmente antes de mudar de faixa de rolamento.

O LaneWatch pode ser personalizado para se adequar às preferências do motorista.

A ativação do sistema pelo pisca pode ser ligada ou desligada, assim como as três linhas de referência na tela. Também são ajustáveis o brilho, contraste e nível de preto.

O CR-V traz um indicador indireto de pressão dos pneus, que usa a velocidade das rodas coletada pelo sistema de ABS para descobrir se a pressão de um dos pneus caiu abaixo dos valores recomendados.

Quando isso ocorre, um alerta é exibido no painel para avisar ao condutor da situação.

Outro sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele se encontra desatento.

No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café.

Uma barra gráfica é exibida no painel indicando o nível de alerta do condutor.

Caso esse indicador se reduza a um nível crítico, um aviso sonoro é ativado, bem como a direção vibra, para auxiliar na retomada da atenção por parte do motorista.

Desenvolvimento, fabricação, cores e acabamentos – O novo Honda CR-V foi desenvolvido pela Honda R&D Co. Ltd., no Japão e é fabricado nos Estados Unidos.

O modelo será ofertado em versão única, Touring, e terá como cores externas as opções White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).

O CR-V Touring estará disponível em todas as concessionárias Honda. O modelo possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Preço:
CR-V Touring: R$ 179.900

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