terça-feira, 3 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Tradição, autenticidade e clareza: o novo logotipo da MINI

A consciência dos seus valores tradicionais alinhada a um espírito de desenvolvimento voltado para o futuro: essas são as bases da nova identidade da MINI, que reflete tal filosofia em seu novo estilo visual – cujo elemento central é o logotipo.

Essa nova interpretação do emblema, que será visto em todos os modelos da MINI a partir deste ano, busca um visual mais limpo, com foco no que é essencial.

- Publicidade -

O novo logotipo da MINI se baseia em um estilo tridimensional que existe desde o relançamento de marca, em 2001, aplicando uma forma de expressão visual conhecida como “design plano”, dotada de elementos gráficos.

A preservação das tradições culturais da marca resultou em uma roda alada com o nome da marca impresso ao centro em letras maiúsculas, o que assegura ser o logotipo instantaneamente reconhecido.

A ausência de sombras e tons de cinza, por sua vez, cria um efeito preto e branco contrastante que transmite autenticidade e clareza.

- Publicidade -

Com um caráter bidimensional, o logotipo estará presente no capô, na traseira, no centro do volante e na chave dos veículos.

Essa última atualização representa um novo capítulo na diversificada história do logotipo da MINI.

Desta vez, há uma semelhança com o logotipo presente nos clássicos MINI dos anos 90.

- Publicidade -

Naquela época, o nome da marca também aparecia em letras maiúsculas no centro de um círculo com asas estilizadas.

Essa combinação de roda e asas remonta aos primórdios da MINI, quando a British Motor Corporation (BMC) colocou no mercado, em 1956, o Morris MINI-Motor, junto com o Austin Seven, estruturalmente idêntico, o primeiro tinha o logotipo da marca Morris.

Ele apresentava um boi vermelho e três ondas azuis – o símbolo da cidade de Oxford – que apareciam dentro de um círculo com duas asas estilizadas, à direita e à esquerda.

Por outro lado, o modelo irmão – que foi nomeado de Austin MINI a partir de 1962 –  teve seu hexágono logo acima da grade do radiador, mostrando a inscrição da marca e o emblema.

Duas variantes individuais do revolucionário “small car” também apareceram sob outros dois nomes da marca BMC – Wolseley and Riley.

O Wolseley Hornet e o Riley Elf foram mais distintos em seu design, não apenas apresentando um corpo modificado e acessórios exclusivos, mas também carregando cada um o seu próprio logotipo.

Em 1969 a identidade múltipla dos modelos da MINI teve um fim.

A partir de então, eles eram produzidos apenas na fábrica de Longbridge (Reino Unido) e, ao mesmo tempo, receberam a designação única MINI.

Para marcar essa etapa, os MINI clássicos ganharam um novo logotipo: o desenho era um emblema com um visual abstrato que definitivamente não guardava semelhanças com os símbolos originais.

Esse visual perdurou por décadas, sendo o design adaptado conforme a ocasião.

Com isso, diversos MINI clássicos ganharam logotipos individuais e únicos, ainda que todos fossem inspirados no mesmo formato do emblema universal.

A nova edição dos MINI nos anos 90 sofreu uma mudança nesses rigorosos princípios: havia agora uma contrapartida ao visual tradicional do logotipo e um enfoque maior nos méritos esportivos da MINI.

Uma roda cromada com asas estilizadas recuperou o clássico logotipo Morris MINI-Minor, porém ao invés do boi e das ondas, a inscrição vermelha MINI Cooper apareceu agora emoldurada por uma grinalda em louro verde em um fundo branco. Em 1996, essa variante foi aplicada a outros modelos da MINI com um fundo modificado e a inscrição MINI destacando-se contra um verde ao fundo.

Poucos anos depois, durante o relançamento da marca – que hoje pertence ao BMW Group – foi tomada a decisão de redefinir a identidade da MINI e também do logotipo.

Nesse caso, o logotipo mais recente usado para o clássico MINI foi usado como base e consistentemente modernizado.

Em sua estreia, em 2000, o atual logotipo aparece em formato tridimensional de alta qualidade, com a inscrição da marca em branco contra um fundo preto.

A roda cromada e as asas estilizadas permaneceram inalteradas por quase 15 anos e se tornaram mundialmente o símbolo da MINI: estilo individual, qualidade premium e “driving fun” em um carro compacto do século 21.

Dessa forma, o novo logotipo da MINI também reflete um compromisso claro com a tradição da marca britânica, que agora se estende por quase 60 anos.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008