É no maior ponto de encontro da comunidade marítima da América do Sul que a Cummins lança o motor eletrônico X15 para o segmento.
Durante a 15ª edição da Marintec South America, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro (RJ), a desenvolvedora de powertrain apresenta sua nova aposta para o mercado, com atributos para atender a rebocadores, barcos de pescas, empurradores fluviais, transporte de passageiros, entre outras aplicações comerciais.
“Consideramos o mercado brasileiro de extrema importância, com potencial em diversas regiões, como a Norte, devido às altas demandas para o mercado de navegação fluvial, Nordeste e Sul, locais onde temos um número relevante de clientes para suportar”, diz Eric Marini, gerente de Produto da Cummins Marine.
A produção oficial do X15 está prevista para o início de 2019, na planta de motores Cummins em Rocky Mount, na Carolina do Norte, nos EUA.
O novo produto da Cummins para o mercado marítimo traz inovações com foco na contribuição das operações, com baixo consumo de combustível e flexibilidade para atender embarcações que variam de 45 a 75 pés, dependendo da aplicação.
A faixa de potência é ideal para demandas que variam entre 13 e 15 litros.
O Cummins X15 de 450 cavalos de potência (336 kW) e 600 cavalos de potência (447 kW) contínuos para propulsão e auxiliar de bordo atende aos rigorosos padrões de emissões Tier II da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) Nível II e Organização Marítima Internacional (IMO).
Além de seguir a tendência downsizing de motores marítimos, contribuindo com espaços restritos das embarcações, baixo peso (1.450 quilos) e alta potência, o Cummins X15 utiliza o mais recente sistema de combustível Cummins XPI.
Este, por sua vez, fornece maior pressão de injeção, resultando em uma queima de combustível eficiente para emissões limpas e economia de combustível otimizada.
Além da mais recente tecnologia de sistema de combustível, o X15 para uso marítimo utiliza o módulo inteligente de controle do motor Cummins, o CM2350, que oferece capacidade avançada de diagnóstico e monitoramento, bem como proteção do motor por meio de taxas reduzidas e desligamentos automatizados do motor para evitar falhas.
A tecnologia CM2350 também possui monitoramento do sensor de combustível, funcionalidade de partida/parada do motor digital e pressão e temperatura da engrenagem.
“A eletrônica embarcada ainda traz a possibilidade do monitoramento digital do motor via satélite, como contribuição com as operações da embarcação”, afirma Marini.
Ainda segundo o gerente, “o X15 é mais um exemplo de investimento contínuo da Cummins no mercado marítimo; introduzimos o motor de maior rotação do mercado global, o QSK 95, com mais potência e durabilidade que qualquer outro motor marítimo de alta velocidade de sua categoria. E agora o novo X15 reforça o compromisso Cummins de entregar os produtos que nossos clientes precisam para terem sucesso”.
O X15 foi desenvolvido para equipar barcos novos ou atender ainda serviços de repotenciamento, a exemplo de sua primeira aplicação global que ocorrerá em um barco de tripulação da Louisiana, nos EUA, substituindo um motor não Cummins.
O troca irá contribuir com a eficiência e o desempenho da embarcação.
Linha Cummins Marine – A oferta completa de produtos Cummins para o mercado naval inclui motores de propulsão e auxiliares de bordo (mecânicos e eletrônicos) que variam de 6.7 até 95 litros e/ou 300 hp a 4.000 hp; pacotes Diesel Elétrico (de 358 kw a 1.825 kw) e geradores de bordo disponíveis entre 5 kw e 1.800 kw.
Toda gama de produtos da Cummins Marine atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes no País, IMO Tier II.
O mercado de geradores marítimo é atendido pela Cummins com produtos ONAN entre 5 e 90 kW e Cummins Marine para potências superiores, a serem usados como geradores de bordo, de emergência, e conjuntos para propulsão Diesel Elétrica.
Segundo Colares, “nossos produtos são muito competitivos nesse mercado; produzimos 100% dos componentes principais de grupo geradores, ou seja, alternadores, motores e painéis de controle, sendo um importante diferencial em relação à concorrência.