terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Família Volksbus apresenta versão 2019 na Lat.Bus

A linha Volksbus comemora seus 25 anos na Feira LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2018 com novidades que conferem ainda mais robustez aos veículos com motor dianteiro para os modelos do ano 2019.

Os chassis 9.160 OD Urban, 15.190 ODR, e 17.260 ODS e 18.280 OTS LE, assim como os que atendem ao programa Caminho da Escola, agregam um pacote de melhorias que afiança ainda mais competitividade a suas operações.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Conforto, robustez e segurança superiores, além da maior facilidade de encarroçamento e manutenção, são os principais efeitos atingidos.

Em ano histórico para os ônibus Volkswagen, a VW Caminhões e Ônibus preparou também uma grande surpresa: a empresa leva à mostra o Maestro João Carlos Martins, regente da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, para homenagear este importante marco junto aos visitantes da feira.

“O Brasil é um dos principais mercados de ônibus do mundo. Aqui nasceu a marca Volksbus e é uma honra desenvolver e exportar veículos feitos em nosso centro mundial, sediado em Resende (RJ) para mais de 30 países. Por isso celebramos de forma especial nossa participação neste evento”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

- Publicidade -

E as surpresas não param por aqui.

A Seleção Volksbus também marca presença com uma grande novidade: a VWCO apresenta em avant-première seu primeiro rodoviário com terceiro eixo, o Volksbus 18.330 OT 6×2, que entra em campo com o time do Palmeiras.

O modelo, desenvolvido em parceria com o BMB, centro de customização exclusivo da empresa, é equipado com motor Cummins de 360 cv e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado, uma novidade que agrega robustez e funcionalidade ao conforto para o motorista e os passageiros.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Na versão 6×2, o modelo foi modificado para atender às necessidades do clube por espaço e funcionalidade.

Equipado com a recém-lançada e exclusiva carroceria Irizar i6s, o veículo apresenta ainda sistema de áudio e vídeo, climatização, poltronas reclináveis, carregadores USB em todas as poltronas e interior requintado inspirado nas cores e brasão do clube.

Além das novidades presentes no estande e na parte externa do Transamerica Expo Center em São Paulo (SP).

Promovida pela OTM Editora, a LAT.BUS & TRANSPÚBLICO acontece nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, com cerimônia de abertura a partir das 14h.

Seleção Volksbus- A já conhecida Seleção Volksbus está renovada.

Além dos nove mais renomados times de futebol do país, a VW Caminhões e Ônibus fará a entrega, na LAT.BUS & TRANSPÚBLICO 2018, do décimo ônibus Volkswagen para o time do interior paulista Red Bull, também a substituição do ônibus do Palmeiras, clube paulistano parceiro do programa desde 2010.

O Red Bull, clube que vem trilhando o seu caminho no futebol brasileiro desde 2007, receberá o Volksbus 18.330 OT para reforçar a equipe.

O modelo traz a carroceria Marcopolo G7 Paradiso 1200, uma das mais modernas do mercado.

Ela conta com 38 lugares, que privilegiam o conforto dos ocupantes e apresenta quatro monitores distribuídos ao longo do veículo e entrada USB nas poltronas, entre outras funcionalidades.

A Seleção Volksbus completou uma década de sucesso e dez clubes de seis estados brasileiros embarcam nos ônibus Volkswagen para disputar campeonatos pelo Brasil: Palmeiras, Red Bull, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Flamengo, Atlético Paranaense, Grêmio, Internacional e Chapecoense.

Conheça os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus – Reconhecida por seu conforto diferenciado, a família Volksbus traz para sua linha de chassis com motor dianteiro a coluna de direção ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia fundamental ao dia a dia do condutor.

Os frotistas também se beneficiam de uma longarina inteiriça que, juntamente com o novo suporte de mola dianteira, eleva a resistência do chassi.

Proteção extra para mais segurança com chicotes elétricos enfitados e novos conectores também faz parte desse pacote, assim como a inserção de uma caixa de fusíveis primários.

Entre as melhorias, também há mudanças no cockpit e no quadro que dá suporte aos reservatórios localizados na frente do veículo.

Dessa forma, se assegura maior resistência à torsão e tensão a que esses componentes estão submetidos nas severas aplicações dos países emergentes.

Os modelos ganham ainda uma nova coifa de borracha para a alavanca de troca de marchas, que aumenta a preservação do conjunto e proporciona uma barreira extra contra contaminação.

E as melhorias estão nos detalhes também: até mesmo as teclas ficaram mais robustas para aumentar sua durabilidade.

A linha Volksbus reúne a confiabilidade e qualidade já tradicionais dos chassis Volkswagen com itens que projetam ainda mais robustez e disponibilidade para os veículos em operação.

São mudanças que impactam de forma positiva desde o encarroçamento até a manutenção em campo, tudo para oferecer a melhor rentabilidade aos frotistas com nossos veículos.

9.160 OD Urban – Novo no mercado, a versão do micro 9.160 OD, terá sua estreia oficial na LAT.BUS.

Apresenta novo eixo Meritor MS 15-124, ainda mais reforçado.

Tem ganho em seu peso bruto total (PBT), que passa de 9,2 para 9,4 toneladas, tornando-o ainda mais resistente para as operações que desempenha.

O Volksbus 9.160 OD Urban está disponível com entre-eixos de 4.300 mm para aplicação urbana e 4.500 mm para as aplicações fretamento e turismo, permitindo carrocerias de até 9 metros.

15.190 ODR – O Volksbus 15.190 ODR é o chassi de ônibus destinado ao Programa Caminho da Escola, configurado para atender às regiões rurais do Brasil.

Sua robustez tem conquistado também vendas para o transporte de trabalhadores de usinas de cana-de-açúcar, já que vence com facilidade os mais difíceis tipos de terreno.

Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, e ângulos de ataque e saída maiores.

17.230 ODS – O Volksbus 17.230 é indicado para operações de transporte urbano e fretamento, adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros, unindo robustez e versatilidade.

Com polia adicional de série, facilita a instalação do ar-condicionado. O 17.230 OD ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

Equipado com suspensão pneumática na dianteira e na traseira, o novo 17.230 ODS chega proporcionando maior conforto aos passageiros com menor custo operacional.

17.260 ODS – Dotado de motorização MAN D08 de 6 cilindros, o modelo traz potência de 256 cavalos e torque de 900 Nm, provendo a força e a robustez necessárias para encarar as mais diversas operações urbanas e estradas brasileiras.

Equipado com suspensão pneumática, o novo 17.260 ODS proporciona maior conforto aos passageiros com menor custo operacional.

18.280 OTS LE – Equipado com motor MAN D08 de 6 cilindros e 280 cv, opção de transmissão automática ou automatizada e piso baixo, o veículo concebido em sinergia com o projeto europeu apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.

Mais de 70 unidades do modelo foram vendidas recentemente para a operação em São Paulo e região.

VW 18.330 OT – A opção rodoviária da VW Caminhões e Ônibus que será entregue a Red Bull, vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza Arla 32 para atender os limites de emissões do Proconve P7.

Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista.

O modelo apresenta como opcional o retarder Voith VR 123, o que garante maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema.

O desenvolvimento de diversos outros componentes do trem de força focados no aumento de durabilidade, como cardã e eixo diferencial, fazem desse modelo um dos mais robustos da categoria.

A eletrônica embarcada, marca dessa linha, está presente em diversos aspectos do desenvolvimento.

Centro de desenvolvimento brasileiro – A família de chassis de ônibus Volkswagen completa 25 anos de inovações com uma longa trajetória pautada na maior eficiência da mobilidade.

Conforto, desempenho operacional e robustez: desde seu lançamento em 1993, a linha Volksbus se vale de uma engenharia 100% brasileira para introduzir novas tecnologias voltadas a países emergentes e com processos de desenvolvimento equivalentes aos mais modernos da indústria mundial.

Exemplo de eficiência, é da aeronáutica que vem, por exemplo, a inspiração para projetar os mais novos chassis da marca.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus emprega, com exclusividade no setor automotivo no Brasil, softwares de ponta para construir protótipos e pistas de testes 100% virtuais.

Conhecido como Model Based Engineering, a empresa criou um processo único no país para calcular a vida útil de cada componente em condições dinâmicas, antes mesmo da construção de protótipos.

Em outra frente, a marca vai além do conceito de engenharia simultânea e já trabalha em mecanismos de co-desenvolvimento com encarroçadores para garantir mais conforto ao passageiro e estrutura adaptada da carroceria para beneficiar a durabilidade do chassi-carroceria, refletindo de forma positiva no custo operacional do frotista.

25 anos de excelência no pós-vendas – A VW Caminhões e Ônibus consolida seu pioneirismo na criação de uma função fundamental à excelência no transporte de passageiros: a de monitores de pós-vendas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcou época ao levar profissionais altamente especializados para a garagem de seus clientes, acompanhando de perto cada uma das operações.

Hoje, 76 profissionais atendem cerca de 22 mil veículos por ano.

Em 1993, a empresa lançou no mercado o conceito de que um profissional especializado acompanharia de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas às garagens e treinamento dos motoristas.

Agora, no ano em que completa um quarto de século, a empresa sai na frente mais uma vez e anuncia o cargo de consultor em frotas de ônibus.

O objetivo é prover uma solução completa de transporte, acompanhando não apenas a parte técnica do produto, mas também a gestão da frota e garagem em sua amplitude.

Liderança no Programa Caminho da Escola – A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu neste ano licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola.

Os veículos podem ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o país até abril do próximo ano e deverão ampliar a participação da VW Caminhões e Ônibus, maior empresa no fornecimento de veículos escolares, das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil.

Os veículos disponíveis para a compra na licitação são ônibus e micro-ônibus Volkswagen configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160OD, todos os chassis são produzidos na fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) e as carrocerias são Marcopolo e Neobus, feitas em Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ), respectivamente.

A VW Caminhões e Ônibus é parceira do programa Caminho da Escola desde sua criação, há onze anos.

E não faltam marcos a se comemorar nessa trajetória: até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios.

A montadora tem a maior frota do programa, graças ao portfólio desenvolvido especialmente, que reúne atributos como baixo custo operacional e robustez sob medida.

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas.

Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos anti-esmagamento e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil