segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

Ford intensifica programas de gerenciamento e qualidade ambiental nas fábricas do Brasil

A Ford realiza diversos programas ambientais em suas fábricas no Brasil para a preservação de áreas verdes, que incluem também o plantio e doação de mudas nas comunidades.

- Publicidade -

Com a chegada da primavera, estação do ano das flores, a área de Gerenciamento e Qualidade Ambiental da empresa intensifica as suas ações de planejamento voltadas ao meio ambiente e à biodiversidade nas unidades de produção em Camaçari, na Bahia, em São Bernardo e Taubaté, em São Paulo, e no Campo de Provas de Tatui, também no interior paulista.

Entre as iniciativas pioneiras, o Centro de Educação Ambiental de Camaçari funciona como verdadeiro laboratório para monitorar, produzir mudas nativas, restaurar e manter o cinturão verde nos arredores da fábrica, num trabalho realizado nos últimos 15 anos, desde a inauguração da unidade na Bahia.

“Queremos cuidar do pulmão verde em nossas fábricas e centros de engenharia, mas também realizamos uma série de iniciativas com as comunidades locais e buscamos conscientizar os empregados, seus familiares e visitantes em nossas unidades da importância atual e futura da prática de preservação”, diz Edmir Mesz, supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.

Ações nas fábricas

- Publicidade -

O complexo industrial da Ford em Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, é um grande exemplo de restauração e preservação. Na área da Ford e arredores, são mantidos 7,4 milhões de metros quadrados de vegetação, a maior parte restaurada.

Inaugurada em 2001, a fábrica teve como uma das metas prioritárias restabelecer o equilíbrio ambiental numa região onde funciona um grande polo industrial. Somente na área vizinha, foram restaurados 5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.

Foram plantadas mais de 200 mil mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, totalizando 54 hectares de área florestada.

Do total de mudas plantadas, 100 mil foram produzidas pelo viveiro do Centro Ambiental da Ford, entre espécies nativas e ornamentais, como embaúba, ipê roxo, jacarandá e pau-brasil. “O objetivo foi vitalizar e criar um cinturão verde visando um melhor microclima e garantir a biodiversidade.

Mas também utilizamos os novos viveiros de mudas para doação a escolas, prefeituras e comunidade em geral. Além disso, nosso laboratório ambiental baiano também aproveita os resíduos vegetais gerados nos restaurantes para compostagem, transformados em adubo natural para manutenção da flora”, afirma Edmir Mesz.

- Publicidade -

Atualmente, a fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, desenvolve várias iniciativas de preservação e revitalização da vegetação, especialmente no interior do complexo.

Com longa tradição nessa área fabril, o Gerenciamento Ambiental tem hoje cadastradas e preservadas todas as árvores adultas plantadas há muitos anos, além de criar novos espaços verdes e a reposição da flora.

A Ford já plantou cerca de 1.700 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, às margens do Ribeirão dos Couros, próximo à Represa Billings, incluindo ipê amarelo, paineiras, tamboril, pau cigarra, falso barbatimão, emiruçu, capixingui, sangra d’água, aroeira pimenteira, agulheiro, ingá, saguaraji, bico de pato e jacarandá.

Outro exemplo do cuidado na preservação ambiental realizado pela Ford está no Campo de Provas de Tatuí. Instalado numa antiga fazenda, a área conta com 4,7 milhões de metros quadrados de área verde original preservada.

Também há um grande trabalho de replantio de novas espécies, como angico vermelho, aroeira salsa, angico branco, guapuruvú, unha de vaca, farinha seca e maria preta, árvores típicas da região.

O Gerenciamento Ambiental da Ford também realiza uma operação de proteção das centenas de animais e pássaros que habitam as cercanias do campo, como tatus, lobos-guará, tamanduás bandeira, capivaras, carcarás, quero-quero, canários da terra, entre outros. Telas de proteção cercam as pistas, visando manter isolada  a maior parte da área verde.

No Vale do Paraíba, funciona o complexo de Taubaté. Além de preservar a vegetação local, ocupa-se também em doar mudas. Este ano, entregou 200 espécies para o trabalho de arborização das vias públicas realizado pela prefeitura da cidade.

Dentro da área da fábrica, a Ford preserva um grande lago natural que abriga populações de aves migratórias comuns nessa região próxima à Serra do Mar e o litoral paulista.

 

 

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais