Cerca de 1,5 milhão de cidadãos holandeses possui algum tipo de deficiência física e 55% deles têm dificuldade em encontrar um emprego remunerado.
Para ajudar a mudar essa realidade, a Ford Holanda desenvolveu o HandiCab – primeiro serviço de táxi do mundo somente com motoristas deficientes.
O nome é um trocadilho entre as palavras handicap (deficiente) e cab (táxi).
O objetivo é mudar qualquer percepção negativa sobre as competências e capacidades que o público possa ter em relação aos deficientes.
Três pessoas foram convidadas a dirigir o Ford HandiCab: Tim de Vries (atleta paralímpico que perdeu uma perna), Debbie van der Putten (modelo que não possui um braço) e Sebastiaan Nieuwenhuizen (veterano de guerra que também perdeu uma perna).
Eles ofereceram mais de 100 viagens por dia e o valor cobrado era simples: deixar os preconceitos de lado e confiar no motorista.
A ação viralizou em um vídeo que pode ser visto aqui.
Atualmente, a Ford emprega mais de 4.200 pessoas com deficência na Europa.
Cannes-A Ford ganhou o Leão de Bronze em Cannes, na França, com o conteúdo produzido a partir desta iniciativa, na categoria Media ‘Use of Stunts’.
A premiação ocorreu no mês de junho, durante o Festival Internacional de Criatividade, principal encontro global da indústria de comunicação e marketing.