As novas Ferrari Monza SP1 e SP2 foram reveladas na ocasião do Dia do Mercado de Capitais na fábrica de Maranello, Itália.
Estes carros de edição especial e limitada são os primeiros de um novo segmento chamado ‘Icone’ e inspiram-se nas Ferraris mais evocativas dos anos 50 e apresentam a mais avançada tecnologia de carros esportivos disponível atualmente.
Destinado a clientes e colecionadores dedicados, o Monza SP1 e SP2 fazem referência aos icônicos barchettas de corrida – barcos de corrida – da Ferrari do passado, não menos importante, o 1948 166 MM, que originalmente inspirou o nome ‘barchetta’, e o 750 Monza e 860 Monza.
Projetado com o único objetivo de vencer, esses modelos ajudaram a construir a lenda da Ferrari nos anos 50, oferecendo uma série de vitórias no Campeonato Mundial de Carros Esportivos.
A Ferrari Monza SP1 foi projetada como um carro de estrada de assento único intransigente que oferece uma experiência verdadeiramente única atrás do volante.
A segunda configuração, o Monza SP2, graças à eliminação da cobertura do tonneau – capa sobre abertura para acesso, e ao acréscimo de uma segunda tela de proteção e uma segunda barra de rolagem, é um veículo de dois lugares que permite ao passageiro compartilhar as mesmas sensações de direção.
O Monza SP1 e o SP2 apresentam um design exclusivo, a melhor relação peso-potência de qualquer barchetta, graças ao uso extensivo de fibra de carbono na construção, e detalhes distintos, como faróis dianteiros e traseiros, rodas e interior, o que aumenta ainda mais a exclusividade dos carros.
Equipados com o motor mais potente que a Maranello já construiu, um V12 de 810 cv, eles podem acelerar de 0 a 100 km / h em 2,9 segundos e 0 a 200 km / h em 7,9 segundos.
A arquitetura dos dois carros é baseada em uma forma monolítica com um perfil de asa aerodinâmico onde a completa ausência de teto e pára-brisa deu aos projetistas a liberdade de criar proporções únicas que não seriam possíveis em uma estrutura tradicional.
O resultado é a sensação de velocidade alucinante normalmente experimentada apenas pelos pilotos de Fórmula 1, que deriva do conceito de um cockpit esculpido no próprio volume do carro que envolve o motorista.
O Centro de Design da Ferrari procurou criar um design muito puro, como se tivesse nascido de um único traço de lápis, para transmitir um ideal de elegância intemporal, forma minimalista e detalhes refinados.
Soluções visualmente complexas, como aquelas vistas em carros de corrida recentes, foram evitadas, dando lugar a uma linguagem de design formal mais discreta.
Nunca um modelo expressou tal poder narrativo, destacando seu apelo como carro de corrida, onde a ligação entre homem e automóvel se torna simbiótica.
Uma escolha radical foi feita para o design das portas compactas dos carros que se abrem para cima. Igualmente importante é o conjunto de asa de castelo de fibra única de fibra de carbono que é articulado na frente para mostrar o imponente motor V12 uma vez aberto.
Tal como acontece com os modelos de corrida, a carroceria de ambos os carros é feita inteiramente de fibra de carbono leve.
Todo o interior é recortado no mesmo material com um acabamento natural para melhorar o impacto desportivo do design.
A redução de peso e a configuração ‘barchetta’ garantem uma dinâmica de veículo única: perfeitamente equilibrada, sem qualquer tipo de rolamento, para uma condução de carros desportivos pura e sem compromissos.
Porque estes são carros esportivos autênticos “en plein air”, um dos maiores desafios em seu projeto foi gerenciar os fluxos aerodinâmicos dentro do cockpit na ausência de um pára-brisa.
A solução foi o inovador “Virtual Wind Shield” patenteado que foi incorporado na carenagem à frente do painel de instrumentos e do volante. O “Virtual Wind Shield” desvia uma parte do fluxo de ar para manter o conforto de condução.
Especialmente para os proprietários de Monza SP1 e SP2, a Ferrari, em colaboração com duas das principais marcas de luxo, Loro Piana e Berluti, criou acessórios elegantes inspirados nos cavalheiros.
A seleção do motorista inclui macacões de corrida, jérsei, capacete, luvas, lenço e sapatos de condução. Estes apresentam uma série de soluções técnicas para garantir um ajuste confortável e garantir a liberdade de movimento durante a condução.
Especificação técnica
MOTOR
Tipo
V12 – 65 °
Deslocamento total
6496 cm3
Max. potência * 603 kW (810 cv) a 8500 rpm
Max. torque *
719 Nm a 7000 rpm
DIMENSÕES E PESO
Comprimento 4657 mm
Largura 1996 mm
Altura 1155 mm
Peso seco ** 1500 kg (SP1), 1520 kg (SP2)
DESEMPENHO
0-100 km / h 2,9 s
0-200 km / h 7,9 seg
Máx. velocidade> 300 km / h