sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

TRATON permanece no caminho de crescimento durante os nove primeiros meses de 2018

A TRATON AG atingiu um aumento expressivo na entrega de veículos comerciais nos primeiros três trimestres de 2018.

Entre janeiro e setembro, o Grupo entregou cerca de 15% mais veículos do que no mesmo período do ano anterior. A soma total foi de 166.330 caminhões e ônibus das marcas MAN Truck & Bus, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

- Publicidade -

“Toda a nossa equipe fez um excelente trabalho nos primeiros nove meses”, diz Andreas Renschler, CEO da TRATON AG e membro da Diretoria da Volkswagen AG.

“No entanto, o desempenho em vendas fortíssimo alcançado no primeiro semestre caiu um pouco no terceiro trimestre”.

Todas as três marcas contribuíram para esse desenvolvimento.

- Publicidade -

O número de veículos entregues aos clientes pela MAN Truck & Bus aumentou em 15%, com 72.040 unidades.

O número de caminhões e ônibus vendidos pela Scania subiu para 68.640 veículos, cerca de 7% a mais que no ano anterior.

Impulsionada pela melhora na economia brasileira, a demanda de veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus observou um aumento expressivo de aproximadamente 43%, totalizando 27.360 unidades.

- Publicidade -

No total, a TRATON vendeu 145.070 caminhões (+12%) e 16.390 ônibus (+22%).

Crescimento no mercado de caminhões em quase todas as regiões
O desempenho econômico cada vez mais positivo em quase todos os mercados mais importantes do mundo impulsionaram os negócios nos primeiros nove meses.

Com uma participação de quase 31% no mercado durante os primeiros nove meses de 2018, a TRATON segue líder no mercado da região UE28+2 (União Europeia, Noruega e Suíça).

Aproveitando a continuidade do bom desempenho do mercado europeu de veículos comerciais, o Grupo entregou 83.030 caminhões, o que representa um aumento de aproximadamente 9% em relação ao ano anterior.

Na América do Sul, as marcas venderam 29.630 caminhões, aumentando o número de veículos entregues em cerca de 40% em comparação ao mesmo período no ano anterior.

O crescimento foi especialmente beneficiado pelo aumento da demanda brasileira, seguindo a contínua recuperação econômica do país.

A TRATON permanece líder absoluta no mercado brasileiro de caminhões, respondendo por cerca de 40%.

Como resultado de uma recuperação sustentada da economia russa, o número de veículos entregues aos clientes no país aumentou expressivamente, em cerca de 17%, para 8.000 unidades.

Na região Ásia-Pacífico, devido a fatores como uma menor demanda da China, o número de veículos vendidos caiu cerca de 6% em relação a 2017, totalizando 10.530 caminhões.

Na África, o número de unidades vendidas ficou estabilizado no nível do ano anterior, em 5.320 caminhões.

Na região do Oriente Médio, foram vendidos 5.220 caminhões, o que representa uma queda de 10%.

Parcerias inteligentes impulsionam a presença regional e a digitalização
A TRATON também expandiu sua presença na Ásia firmando parcerias: o grupo fez um acordo com a Sinotruk, para estabelecer uma joint venture para o desenvolvimento de um caminhão MAN pesado para o mercado chinês.

Já com a japonesa Hino Motors, a TRATON vai cooperar futuramente nos campos de compras e e-mobilidade.

Além disso, a TRATON iniciou uma parceria com a Solera, especialista em softwares norte-americana, para o desenvolvimento de soluções conjuntas, como gerenciamento de frotas, serviços para os motoristas e soluções digitais em vendas.

“Os serviços digitais estão entre as chaves para o crescimento no futuro”, diz Andreas Renschler.

“Nós já ocupamos uma posição de destaque no ambiente digital, e continuaremos neste caminho de forma consistente – usando nossos próprios recursos e os dos nossos parceiros”.

Soluções e projetos inovadores focados em formas alternativas de direção e soluções digitais também moldaram nossas outras atividades no último trimestre.

MAN lança projeto inovador para a direção autônoma-Na IAA, a MAN foi uma das primeiras fabricantes a apresentar soluções 100% elétricas para toda a gama da logística urbana para caminhões de 3 a 26 toneladas.

Destaque: o MAN CitE, um caminhão elétrico.

O veículo de 15 toneladas para distribuição em ambientes urbanos foi desenvolvido dentro do tempo recorde de 18 meses.

E o eTGM, primeiro caminhão elétrico da MAN, já está rodando, com nove diferentes clientes submetendo os veículos aos mais rigorosos testes.

A MAN também adicionou CNG e variáveis elétricas à sua família de ônibus municipais.

Um projeto de direção autônoma foi lançado no início de outubro: a MAN Truck & Bus e Hamburger Hafen und Logistik AG se juntaram para testar, na estrada A7, caminhões cuja direção será 100% autônoma, e que serão carregados e descarregados automaticamente no porto.

Os testes estão previstos para começar já no início de 2019 na MAN, em Munique, e a partir da metade de 2020 na estrada A7.

Scania sai na frente com sistemas de direção alternativa – sucesso no projeto platooning com a MAN.

Na IAA em Hannover, a Scania apresentou uma solução digital na qual o planejador de rotas considera as zonas que apresentam restrições de circulação – por exemplo, áreas sujeitas a restrições específicas de emissões, ruído ou velocidade.

Na feira, a empresa expôs exclusivamente veículos cujos trens de força foram projetados para combustíveis renováveis e soluções alternativas – incluindo o primeiro ônibus no mundo movido a GNL (gás natural liquefeito), um caminhão híbrido plug-in e ônibus urbanos 100% elétricos.

A estreita colaboração entre as marcas da TRATON continuam a render frutos: em Hannover, Scania e MAN revelaram os resultados de seu desenvolvimento conjunto, que consiste em um platoon composto pelas duas marcas – ou seja, um comboio de veículos de marcas diferentes.

O platooning reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 – e, ao mesmo tempo, aumenta expressivamente a segurança.

Além disso, o platooning geralmente é considerado a primeira etapa da direção autônoma.

Volkswagen Caminhões e Ônibus deixa o Brasil elétrico.

No último trimestre, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou um acordo de intenção de compra para a maior entrega de caminhões elétricos do mundo até agora.

A empresa deve fornecer um total de 1.600 caminhões elétricos para a frota à serviço da Ambev até 2023.

Como resultado, cerca de 35% dessa frota circulará livre de emissões, deixando de emitir mais de 30.000 toneladas de CO2 por ano.

O primeiro caminhão a integrar essa frota é o VW e-Delivery, que deve chegar às ruas no fim deste ano, entrando na primeira fase de testes.

É o primeiro caminhão leve 100% elétrico na América Latina.

RIO se expande com novos serviços e parceiros-Como um ecossistema de logística aberto com base em nuvem, o RIO oferece serviços digitais independentes para a rede de fornecimento global, e a sua base para uma grande expansão no futuro está pronta: seguindo o caminho da MAN, a VW Caminhões e Ônibus também vai começar a usar a RIO Box a partir de 2019 como equipamento padrão nos novos caminhões para transferir dados entre os caminhões e a nuvem.

Como ecossistema aberto, o RIO conta com cada vez mais novos parceiros – incluindo, mais recentemente, a MAN Digital Services os Serviços Digitais da MAN e ofertas da VDO e Wabco.

No total, o RIO é usado por mais de 2.700 operadores de frota, e 450.000 veículos do Grupo TRATON já fazem parte de uma rede global.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008