Veículos pesados são normalmente impedidos de dirigir no centro da cidade de Estocolmo à noite, devido o barulho. Em vez disso, o acesso à entrega geralmente acontece quando as lojas e os restaurantes estão se preparando para o início dos negócios do dia, durante a hora do rush da manhã.
Para minimizar os caminhões de entrega que ficam presos no trânsito ou causam filas, a cidade de Estocolmo está ampliando seu estudo piloto de entregas noturnas.
As entregas usando veículos movidos a eletricidade silenciosa são uma cooperação entre a cidade de Estocolmo, HAVI, KTH, UE, McDonald’s e Scania. A iniciativa está ocorrendo no âmbito do projeto da UE: Excêntrica Estocolmo.
Um caminhão híbrido da Scania que é operado com uma combinação de eletricidade e combustível livre de fóssil (um tipo de biodiesel chamado HVO), que reduz drasticamente as emissões de partículas e dióxido de carbono, está sendo usado no teste.
O caminhão híbrido plug-in também é conectado e equipado com tecnologia que se adapta às condições de condução em uma área predeterminada.
Essas zonas de tráfego virtuais podem determinar qual motor o veículo usará e adaptar sua velocidade aos limites reais de velocidade, oferecendo excelentes possibilidades para reduzir emissões, ruídos e outras distrações nos centros das cidades.
“A HAVI é uma fornecedora global de logística para a McDonald’s em todo o mundo e na Suécia as duas empresas trabalham juntas desde 1989.“ Estamos muito orgulhosos de fazer parte dos principais esforços para enfrentar os problemas enfrentados pelas pessoas que moram na cidade ”, diz Camilla Eklöf Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, HAVI. “Esses caminhões dirigem silenciosamente e são livres de emissões nessas áreas urbanas sensíveis. Ao mesmo tempo, no entanto, eles ainda são capazes de conduzir longas distâncias. Nossa parceria global com a Scania e o McDonald’s está realmente fazendo a diferença para o meio ambiente enquanto trabalhamos juntos para minimizar as emissões ”.
O caminhão híbrido pode dirigir no modo elétrico silencioso por até 10 quilômetros e pode distribuir eficientemente mercadorias em ruas praticamente vazias à noite. O consórcio por trás do projeto estudará quanto benefício ambiental será obtido por não ter caminhões em filas de trânsito e sempre ter boa acessibilidade.
“Esse tipo de parceria inovadora e projetos de vanguarda são perfeitos para nossa jornada rumo a uma cadeia de suprimentos mais sustentável. Nós estávamos na Suécia implementando estações de carregamento para carros e este é um próximo passo emocionante, diz Henrik Nerell, Gerente de Meio Ambiente do McDonald’s na Suécia.
A bateria é carregada por fontes de energia externas e via regeneração, o que significa que o movimento do caminhão é transformado em eletricidade cada vez que os freios são usados.
Graças a uma estação de carga elétrica próxima a um dos restaurantes, o caminhão poderá carregar sua bateria durante o carregamento, o descarregamento e durante as pausas do motorista, garantindo que não haverá falta de acesso à eletricidade no centro da cidade.
Nas rotas mais longas entre a cidade e o armazém de onde sai o caminhão, o veículo pode operar seu motor de combustão interna no HVO, que pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões.
O caminhão muda automaticamente para a energia elétrica silenciosa e livre de emissões com a ajuda da ferramenta de software Scania Zone e cercas virtuais ou cercas geográficas, na chegada em áreas urbanas ambientalmente sensíveis.