terça-feira, 20 fevereiro , 2024
28 C
Recife

BMW Z4: conversível com classe chega no Salão de Paris

- Advertisement -

A BMW apresentará pela primeira vez um roadster totalmente novo no final de setembro no salão do automóvel em Paris – o Z4.

Este conversível de dois lugares não somente define mais uma etapa do novo estilo de formas da BMW, mas ele também estabelece novos padrões em sua classe: ele é potente, esportivo e elegante, oferece um manuseio extremamente preciso e seguro, garantindo assim um maior prazer em dirigir.

Este carro apresenta as características clássicas de um típico roadster – um capô alongado, uma maior distância entre os eixos, poucas saliências e uma posição de assento baixa, bem inclinada para trás.

- Advertisement -

Seu design arrojado é caracterizado pelo contraste interessante entre as superfícies côncavas e convexas, de cantos rígidos e curvas arredondadas.

Este visual interessante cria sempre novos contrastes entre a luz e a sombra e forma o caráter especial do Z4 da BMW.

A nova carroceria do roadster apresenta as suas vantagens para os clientes não somente em um habitáculo espaçoso com assentos esportivos de série, mas também em seu porta-malas com a tampa da caixa da capota variável que oferece um volume de até 260 litros, grande suficiente para duas sacolas de golfe.

- Advertisement -

O material da capota dobra-se em sanfona e possui um vidro traseiro com aquecimento.

Tanto o Z4 3.0i (170 kW / 231 HP / velocidade máxima 250 km/h) com o seu sound-engineering especial, como também o Z4 2.5i (141 kW / 192 HP / 235 km/h ), ambos equipados com motores de seis cilindros em linha de alto desempenho, garantem o puro prazer de um roadster.

Esta potência é transmitida ao eixo traseiro modificado da BMW da série 3 com uma nova caixa de câmbio com seis marchas (Z4 2.5i: 5 marchas).

O controle dinâmico de velocidade (FDC) permite uma recepção mais espontânea de aceleração, uma característica de dirigibilidade direta e esportiva, assim como um programa de marchas mais dinâmico com uma caixa de câmbio automática de cinco velocidades opcional.

A agilidade especial do novo Z4 deve-se ainda a sua maior distância entre as rodas, um centro de gravidade extremamente baixo, uma distribuição otimizada da carga nos eixos de 50:50, assim como uma direção muito precisa (Electric Power Steering).

Freios de alta performance e pneus runflat em série, assim como o Dynamic Stability Control (DSC III) com modo de tração acionável garantem a mais alta segurança de condução em todas as situações. Além disso o Z4 da BMW é um sucesso com excelentes valores de segurança no teste de crash.

O piloto do Z4 tem todas as funções de seu carro sob controle através dos instrumentos em um painel esportivo.

Como opcionais podem ser solicitados entre outros um sistema de navegação de alta qualidade com um display 16:9, o qual pode ser completamente embutido no painel de instrumentos, um sistema de som de última geração com a tecnologia Carver para uma acentuada reprodução de graves, assim como um telefone para o carro.

Como uma extensão dos equipamentos do novo Z4 são fornecidos de fábrica em série a direção esportiva em couro, o sistema de proteção anti-capotagem e muitos porta-objetos espaçosos.

O roadster da BMW Z4 será lançado no mercado americano ainda em outubro deste ano, na Europa na primavera de 2003.

Como opcional também será oferecido o SMG, uma caixa de câmbio seqüencial para ambas variantes de motores, uma característica, que aumenta ainda mais o prazer em dirigir.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos