sexta-feira, 19 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

O eAxle “iDM” da BorgWarner Leva a Propulsão Elétrica a um Novo Patamar

Os módulos de acionamento da BorgWarner simplificam significativamente o projeto de futuros acionamentos elétricos puros, e prevê-se que continuarão a fazê-lo nos próximos anos.
Enquanto o precursor − o módulo de acionamento elétrico (eDM) − já entrou em produção em série, o módulo de acionamento totalmente integrado (iDM) com eletrônica de potência especialmente desenvolvida deve seguir como a próxima etapa lógica.
A família de produtos está disponível em três versões diferentes (iDM XS, iDM S e iDM M) e é de fácil integração no eixo dianteiro ou traseiro de carros de passeio e veículos comerciais leves, dependendo da arquitetura e da aplicação.
Juntamente com veículos elétricos puros, a solução da BorgWarner também é adequada para veículos híbridos P4, onde o motor está localizado no eixo traseiro do veículo FWD.
A solução integra eletrônica de potência altamente eficiente com um avançado sistema de transmissão e tecnologia de motor de acionamento líder de mercado, apresentando a eficiente solução de estator bobinado da BorgWarner para formar um pacote compacto e escalável.
“Com o iDM, a BorgWarner oferece uma família de produtos com soluções de propulsão altamente integradas para impulsionar os veículos híbridos e elétricos de nossos clientes. Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo nossa posição como o fornecedor escolhido para soluções de propulsão elétrica híbrida e pura”, disse o Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente-geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
“Fornecemos elementos-chave para veículos elétricos: o motor elétrico, a transmissão, a eletrônica de potência e o sistema de gerenciamento térmico. Nosso abrangente portfólio torna-nos líderes em soluções de tecnologia limpa e um parceiro forte para as montadoras em todo o mundo, à medida que avançam em direção a um futuro mais limpo e ecológico”.
O componente mais recente do iDM − a eletrônica de potência integrada especialmente desenvolvida − permite um pacote pequeno, baixa complexidade e perdas mínimas.
Além disso, oferece funcionalidade completa de software com uma opção para o controle de alto nível da dinâmica do veículo e do gerenciamento de energia.
A arquitetura de software atende aos requisitos atuais do mercado e é de fácil adaptação a plataformas comuns, como a AUTOSAR, além de permitir que classificações de segurança, como o ASIL D, sejam realizados.
Para lidar com o volume crescente de troca de dados nos sistemas de veículos modernos, a eletrônica de última geração da BorgWarner pode ser usada com um barramento CAN ou CAN FD.
Em geral, os principais benefícios d o iDM incluem sua arquitetura escalável e modular e a ampla variedade de relações de transmissão e tamanhos de motores elétricos disponíveis, tornando-o flexível às demandas dos clientes.
Operando entre 250 e 450 volts de corrente contínua (VDC), o iDM possui torque excepcional e densidades de potência que variam de 90 kW a 160 kW e de 2.500 Nm a 3.800 Nm.
A avançada tecnologia de transmissão oferece uma operação suave e silenciosa, e a tecnologia de estator bobinado patenteada do motor oferece desempenho excepcional com características superiores de ruído, vibração e aspereza.
Todos os componentes usados no módulo iDM fazem parte do portfólio de tecnologias comprovadas da BorgWarner e também estão disponíveis como soluções independentes.
A BorgWarner continua impulsionando a inovação e expandindo sua posição como um parceiro-chave para as OEMs globais.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil