- RESUMO
- Comemorando seu 120º aniversário, a Fiat apresenta o Fiat Concept 120, um novo marco na história da marca, em Genebra.
- Pioneira da mobilidade ao longo de sua história, hoje a Fiat está oferecendo uma solução de mobilidade elétrica acessível para todos.
- Com o Fiat Concept Centoventi, o cliente pode configurar os interiores, escolher os acessórios e adaptar os espaços de acordo com as suas necessidades para criar um carro genuinamente único.
- A personalização vai além com uma bateria modular que permite aos motoristas estender o alcance de 62 a 310 milhas simplesmente comprando ou alugando unidades de bateria adicionais.
- O Fiat Concept Centoventi é uma “tela em branco”. Produzido em apenas uma cor, pode ser “pintado” pelo cliente usando o programa “4U”, com 4 coberturas, 4 pára-choques, 4 capas de roda e 4 capas externas.
- A Mopar é a marca da FCA dedicada aos produtos e serviços de pós-venda e se associou a Fiat para desenvolver o Concept Centoventi. A Mopar irá desenvolver, fabricar e manipular a logística de acessórios para o Fiat Concept Centoventi.
O Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019 vê a estreia do Fiat Concept Centoventi, o carro conceito que expressa perfeitamente a ideia da marca italiana de mobilidade de massa elétrica em um futuro próximo.
É a expressão de uma visão ousada e futura baseada em 120 anos de história e experiência – daí o nome do protótipo que significa “Cento e vinte” em italiano – que, mantendo a tradição, está destinado a romper com o passado ir além.
Assim como nos anos cinquenta, por exemplo, quando o Fiat 500 desencadeou uma revolução industrial e cultural, superando as categorias tradicionais em aparência, design e engenharia para se tornar uma obra-prima, diferente de tudo na história da indústria automotiva, o primeiro exemplo real de mobilidade acessível para o mercado de massa.
Podemos imaginar algo tão revolucionário no futuro das nossas cidades modernas? A resposta a esta questão é o Fiat Concept Centoventi, a solução de mobilidade elétrica mais acessível do mercado, e uma das poucas que também é capaz de fornecer uma gama realmente valiosa para enfrentar longas viagens fora da cidade.
Para concebê-lo e desenvolvê-lo, a marca concentrou sua atenção em seu lado mais popular, acessível e engenhoso, explorando a veia que produziu carros com interiores incrivelmente modulares e personalidade estilística impressionante.
Apropriadamente, o Fiat Concept Centoventi projeta a marca no futuro, com sua capacidade inata de “democratizar” tudo o que é atraente e inovador: “The ABC of cars. Affordable But Cool”.
O Fiat Concept Centoventi pode ser construído de acordo com a especificação do cliente, criando um novo modelo de negócios envolvendo a Mopar – a divisão do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços e personalização inovadora de produtos, através da rede de vendas e clientes cada vez mais digitais.
Exceto por seis características (pára-choque, teto de policarbonato, cor, painel de instrumentos Lingotto, baterias e porta traseira digital), que só podem ser instaladas em revendedores, os outros 114 acessórios especialmente projetados pela Mopar – incluindo o sistema de som, o painel e os compartimentos de porta , as almofadas do assento, etc. – também podem ser adquiridas on-line e instaladas pelo cliente em sua própria casa.
Além disso, alguns acessórios simplesmente estruturados, como um porta-copos ou um porta-documentos, por exemplo, podem ser impressos usando uma impressora 3D, na casa do proprietário, na concessionária ou em uma loja especializada.
Portanto, este é um novo modelo de negócios para acessórios automotivos, permitindo que eles sejam revendidos ou negociados na Internet, alimentando uma verdadeira comunidade de fãs de marcas ou conhecedores do design italiano da Fiat. Esse novo modelo de negócios é focado no comércio eletrônico e no mercado virtual.
Cockpit com layout modular, no princípio “plug and play” –Modular, espaçoso e bem iluminado são as palavras que melhor descrevem o cockpit Fiat Concept Centoventi, totalmente reconfigurável e que pode acomodar até quatro pessoas. Você só precisa se dar conta de que foi concebido em torno das pessoas e da maneira como elas se relacionam com o mundo hoje.
De acordo com a filosofia do carro, várias partes do interior são criadas no princípio “plug and play”. O painel tem pequenos orifícios nos quais podem ser montados vários componentes adicionais, de qualquer forma e função, graças ao sistema patenteado de montagem de intertravamento.
A mesma abordagem é encontrada nos painéis das portas, que são totalmente personalizáveis com superfícies planas e design minimalista, eles podem ser equipados com bolsos de armazenamento, porta-garrafas e alto-falantes de áudio, como e quando necessário.
Os assentos também são inovadores, com uma estrutura nua feita de materiais eco-sustentáveis, enquanto as almofadas e apoios de cabeça podem ser facilmente substituídos para mudar suas cores e materiais. O banco do passageiro dianteiro pode até ser substituído por uma caixa de arrumação ou cadeira de criança, se necessário. Os assentos traseiros consistem em um banco retrátil e uma traseira que gira para fazer um “tronco” com extraordinária capacidade de carga.
Novo sistema patenteado de furos para o tablier e o novo painel de instrumentos “Lingotto” de 20 “
Na frente do condutor encontra-se o painel inovador de uma peça, que inclina o chapéu para o famoso” bolso “histórico da Panda com uma patente patenteada pela Fiat. sistema de furos para a “ancoragem” segura e personalizada de uma variedade de acessórios – de um porta-copos a uma caixa de garrafas e de um porta-luvas ou qualquer outra coisa que o cliente possa precisar – para criar um ambiente confortável e aconchegante.
Tão revolucionário quanto possível, o painel de instrumentos está disponível em duas soluções: a primeira, faz do smartphone o coração do sistema, em combinação com a tela principal de 10″ do cluster, enquanto a segunda opção mais tradicional apresenta uma segunda tela integrada, cluster de 20 “.
No primeiro caso, sem custo adicional, os motoristas podem “conectar” seu smartphone ou tablet ao painel para usar suas funções de navegação, música, mensagens, etc.
Faixa elétrica modulável de até 310 milhas
A liberdade de personalização também é clara na fonte de energia elétrica que aciona o Fiat Concept Centoventi. Consiste em um conjunto de baterias modulares que oferecem a grande flexibilidade de uso possível.
Como padrão, o carro vem com uma bateria montada de fábrica com um alcance de 62 milhas. Mas se for necessário um alcance maior, até 3 baterias adicionais, com um aumento de 62 milhas cada, podem ser adquiridas ou contratadas.
As baterias extras são instaladas sob o piso do carro, pela rede de serviço. Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna sua instalação ou remoção particularmente rápida e fácil.
Uma bateria adicional, para montagem sob o assento, também está disponível; pode ser desconectado e colocado diretamente na casa ou na garagem do usuário, assim como a bateria de uma bicicleta elétrica moderna.
Impressionantemente, a maneira como o carro é projetado, com o centro do cilindro exatamente a meio caminho entre os dois eixos e a colocação das baterias sob o centro de gravidade do veículo, significa que a distribuição de peso e o manuseio do carro permanecem inalterados, independentemente do número de baterias. instalado. O sistema de freio é dimensionado adequadamente para garantir máxima desaceleração mesmo quando totalmente carregado.
A tomada de carga múltipla está localizada na parte inferior do pára-brisas. Trata-se de um carretel de cabo alojado por baixo da guarnição, que elimina a necessidade de uma cavidade de cabos na bagageira e, graças à sua posição central, equidistante dos pontos de carregamento de ambos os lados ou pode funcionar como um cubo para vários veículos em caso de compartilhamento de energia. A tomada ilumina-se no escuro e pode ser utilizada como tocha elétrica e dispositivo de degelo do pára-brisas.
Perfeito para negócios e para compartilhamento
Assim como para uso individual, o Fiat Concept Centoventi nasce pronto para se tornar a futura estrela das frotas da empresa, bem como para compartilhar com outros usuários. Nenhuma surpresa, já que o Fiat Concept Centoventi se destaca em todos os aspectos da mobilidade urbana. É o VEB menos caro do mercado, em parte graças ao conjunto modular de baterias, além de ser o mais fácil de consertar e reparar, com menor risco de danos e menor custo total de propriedade.
Dados técnicos principais do Fiat Concept Centoventi
- Comprimento: 3680 mm
- Altura: 1527 mm
- Largura: 1740 mm (com espelhos retrovisores 1846 mm)
- Distância entre eixos: 2430 mm
- Saliência frontal: 658 mm
- Saliência traseira: 592 mm