O DOT, sigla para Departament of Transportation, foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação.
Essa prática foi adotada por outros mercados, inclusive o Brasil.
Recentemente, o DOT, que é composto por série de números e letras, passou a ter treze dígitos.
“Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, acrescentando que o dígito adicional foi agregado ao primeiro bloco de números, que informa a fábrica na qual o pneu foi produzido.
A fábrica da Continental no Brasil tinha o número 65 e agora recebeu o número 1 na frente.
Definido onde o pneu nasceu vamos conhecer mais sobre ele.
O segundo bloco passa a ter seis componentes, entre números e letras.
“Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.
O grupo de números subsequente, o terceiro, é como a certidão de nascimento do pneu.
Ele é composto por quatro algarismos, sendo que os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu deixou a linha de produção.
O pneu traz impressas ainda outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao final de sua vida útil.
A primeira é a dimensão: os dados 185/55R16, por exemplo, significam, em ordem, a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.
Na sequência está a descrição de serviço do pneu: 83V, indicando o índice de carga e o símbolo de velocidade.
Na tabela de equivalência, esse conjunto de dados indica que ele é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h.
Estão ainda inseridas as indicações do tipo de construção do pneu: radial, tubeless (sem câmara) ou tube type (com câmara de ar).
Nos pneus assimétricos, o DOT vem sempre impresso na lateral externa (outside) e, nos simétricos, como nos modelos da General Tire e Altimax, marcas integrantes do portfólio do Grupo Continental, ele é inserido apenas em uma das laterais.
Como eles podem ser montados independentemente do lado, a Continental recomenda que a lateral com DOT fique exposta para a face externa, tornando assim essas informações sempre visíveis.
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens.
Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte.
Em 2018, a Continental gerou vendas de € 44,4 bilhões e atualmente emprega cerca de 245.000 pessoas em 60 países e mercados.
A Divisão de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo.
Como um dos principais fabricantes de pneus, com cerca de 54.000 colaboradores, a divisão registrou vendas de € 11,3 bilhões em 2017.
A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para veículos de passeio, veículos comerciais e duas rodas.
Por meio do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma contribuição importante para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente.
O portfólio dessa divisão inclui serviços para a comercialização de pneus e para aplicações de frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus de veículos comerciais.