O estande da Goodyear no Paris Air Show (França), mostra os principais pneus lançados recentemente pela empresa para o setor de aviação.
Entre eles está o Flight Radial, um pneu radial ultraleve que oferece alto desempenho nas aterrisagens e que está homologado para ser usado em vários aviões de passageiros como Boeing 777X, 737 MAX 8/9, 787-9 / 10 e Airbus A320, jatos executivos, como o Citation X +, Embraer Praetor 500/600, Gulfstream G500, G600, G650 e o Global 7500, e regionais, como o ATR 72.
O Flight Radial reforça o compromisso de liderança da Goodyear que é fornecer pneus radiais para aeronaves a um baixo custo operacional.
Esse diferencial só é possível graças a tecnologia Featherweight Alloy Core Bead Technology, criada para reduzir consideravelmente o peso da linha de pneus radiais para a aviação e que conta com fortes e rígidas cintas na região da rodagem com a tecnologia de encordoamento mesclado para estabilidade dimensional, gerando maior vida útil e maior resistência ao corte.
Durante a mostra francesa, o Goodyear Flight Radial estará aplicado nas seguintes aeronaves: Boeing 737 MAX (tamanho H44.5×16.5R21) e 777X (tamanho 52×21.0R22); Airbus A320neo (tamanho 46×17.0R20); e no ATR 72 (tamanho H34x10.0R16).
Outra novidade no evento aéreo é o conceito Goodyear AERO, um pneu dois-em-um, concebido para carros voadores autônomos e que poderia ser usado tanto para rodar nas ruas e estradas como em um propulsor, para que o veículo atinja o céu.
Entre os seus diferenciais, o pneu conta com uma série de inovações: design multimodal, estrutura não-pneumática, propulsão magnética, sensores ópticos e inteligência artificial.
Estas características permitem aliviar o choque do veículo com o solo, proporcionar propulsão sem atrito, monitorar as condições dos pneus e comunicar-se com outros veículos.
Embora ainda se trate de um protótipo, a Goodyear acredita que este conceito possa ser uma parte essencial de um futuro ecossistema de mobilidade aérea, e já está desenvolvendo algumas tecnologias, como pneus não-pneumáticos e inteligência artificial.