sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos na Bélgica

A Volvo Trucks aumenta o volume de caminhões elétricos e inicia a produção em série de caminhões elétricos com bateria pesada na fábrica de Ghent, na Bélgica. Isto significa que os caminhões elétricos Volvo são agora construídos em quatro fábricas – três na Europa e uma nos EUA.

- Publicidade -

“Estou emocionado! A fábrica de Ghent é a maior da nossa rede, por isso este é um marco muito importante. Agora, ainda mais empresas de transporte podem tornar-se elétricas com a Volvo”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

Três modelos elétricos diferentes serão construídos em Ghent – o Volvo FH, o Volvo FM e o Volvo FMX Electric. Estes caminhões podem operar com um peso total de 44 toneladas* e podem ser adaptados a uma vasta gama de necessidades de transporte.

“Nossos caminhões são muito apreciados por sua excelente qualidade, segurança, design e conforto do motorista. Fico muito satisfeito que nossos clientes possam obter todos esses benefícios e, ao mesmo tempo, transportar mercadorias sem emitir CO 2 ”, afirma Roger Alm.

A fábrica de Ghent é a maior unidade de produção da Volvo Trucks, com uma capacidade anual de cerca de 45 000 caminhões. Os caminhões elétricos são montados na mesma plataforma e linha dos caminhões movidos a diesel e a gás, em uma configuração de produção que confere à fábrica alta flexibilidade no atendimento a diferentes variantes e demandas. As baterias vêm da fábrica de montagem de baterias recentemente inaugurada em Ghent, localizada ao lado da linha de produção.

- Publicidade -

A primeira com caminhões elétricos – Ghent é a quarta fábrica da Volvo Trucks a produzir caminhões elétricos a bateria. O primeiro foi Blainville, na França, onde a Volvo começou a construir caminhões elétricos para manuseio de lixo e distribuição urbana em 2019. Um ano depois, a unidade em New River Valley, EUA, iniciou a produção em série do VNR Electric, projetado para transporte regional. Depois, um marco importante foi alcançado no ano passado, quando a Volvo Trucks colocou a sua gama mais pesada em produção em série na fábrica de Tuve, na Suécia, como o primeiro fabricante global a fazê-lo.

Até agora, a Volvo Trucks recebeu encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, de cerca de 6 000 caminhões elétricos em 42 países em 6 continentes.

“Há apenas alguns anos, muitos pensavam que era impossível eletrificar o transporte de caminhões pesados. Mas decidimos desde o início que a eletrificação é o nosso principal caminho para emissões zero. Agora podemos oferecer uma gama líder do setor de caminhões elétricos especialmente construídos, em operação comercial em todo o mundo”, afirma Roger Alm.

“No entanto, para que a grande mudança elétrica aconteça, os governos precisam de agir agora e oferecer programas de incentivos para aqueles que investem na nova tecnologia, aumentar a capacidade da rede elétrica e também introduzir impostos sobre CO₂, para tornar o transporte sustentável mais competitivo.”

*Peso Bruto Combinado (GCW)

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança