A Meritor – principal fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais na América Latina – mostra seus grandes e mais recentes avanços para o mercado de caminhões no 22º Salão Internacional do Transporte de Carga, Fenatran, que ocorre entre 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo.
O destaque será o lançamento do eixo elétrico 14Xe que é o primeiro produto desenvolvido pela recém-criada marca Blue Horizon dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias Meritor em todo o mundo.
O eixo 14Xe já está sendo testado na matriz da empresa, situada em Michigan, nos Estados Unidos. O modelo, que será exibido no estande da Meritor, foi construído com um conceito diferenciado e que poderá proporcionar maior eficiência aos veículos comerciais.
O eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, liberando espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos.
Outro diferencial é que este utiliza a carcaça de um modelo convencional, o que possibilita fácil integração com o veículo.
Desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o 14Xe foi desenvolvido para as versões 4×2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6×4 (Tandem), com capacidade de carga de 26 a 40 toneladas. Possui três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.
Segundo Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor, a eletrificação de caminhões é uma tendência também para o mercado brasileiro e, em um futuro próximo, será essencial para caminhões que rodam em curtas e médias distâncias, com forte atuação em entregas urbanas.
“Quando a eletrificação se tornar realidade no Brasil nós já estaremos prontos para atender a demanda”, comenta o executivo. Assanti complementa que os eixos elétricos Meritor já estão incluídos em 16 projetos de desenvolvimento de veículos elétricos na América do Norte.
Para Adalberto Momi, diretor Geral da Meritor do Brasil, a Fenatran é o ambiente ideal para discutir a eletrificação e outros avanços tecnológicos para o setor e, principalmente, porque o evento ocorre em um ano de recuperação do mercado interno.
“Deixamos para trás o período de crise e enxergamos pela frente um cenário promissor”, diz.
Fora-de-estrada-A Meritor enfatiza, também, sua entrada em segmentos que ainda não atuava.
Recentemente a empresa fez a aquisição da Axletech – que pertencia ao grupo The Carlyle – e cuja transação aprimora a plataforma de crescimento da empresa adicionando um portfólio de produtos complementares, incluindo uma linha completa de suspensões independentes e eixos.
No mercado brasileiro especificamente, a empresa passará a oferecer componentes para operações fora-de-estrada, um segmento que conta com uma oferta pequena de produtos e de novos desenvolvimentos.
“Vamos unir o portfólio da AxleTech à forte estrutura da Meritor no que diz respeito à engenharia, e serviços”, diz Kleber Assanti.
Este avanço da Meritor na eletrificação e em novos nichos de mercado, ocorre em um momento de expansão da marca no mercado brasileiro de caminhões. Segundo Kleber Assanti, a empresa deve fechar o ano de 2019 com um crescimento de 16%.
“Avançamos mesmo diante de algumas dificuldades que impactaram no volume de produção, como o anúncio de fechamento da Ford Caminhões e a redução de vendas de caminhões médios”, diz.
Para Assanti, o aumento da produção de caminhões pesados compensou este cenário e contribuiu para o crescimento.
“Além disso, algumas ações da Meritor que consistem em uma proximidade maior com os clientes também contribuíram para isso.”
A expectativa para 2020 também é de expansão.
“O que deverá puxar isso são os novos projetos para caminhões com motores Euro 6 que demandará novas tecnologias; a retomada do fornecimento de eixos para o VW New Delivery também será importante para esta equação”, explica Assanti.
Força no Pós-Venda-Em seu estande, a Meritor mostra também sua força no mercado de reposição com o “cantinho do reparador”. Neste espaço a empresa terá à disposição dos seus clientes as principais soluções que oferece para o Aftermarket, além de realizar consultorias aos visitantes.
“Teremos um eixo em exibição e vamos fornecer explicações técnicas aqueles que atuam na venda de peças Meritor”, diz Luis Marques, gerente Sênior de Marketing e Aftermarket da Meritor no Brasil.
A empresa também destaca serviços importantes de grande sucesso, como o Frota Parceira – que é um programa itinerante que roda o Brasil e demais países da América Latina para prestar auxílio e consultoria técnica aos clientes da marca – , além da Universidade Meritor, que foi constituída com objetivo de compartilhar conhecimento sobre os produtos Meritor e suas aplicações.
Ênfase também para o caminhão Meritor da Copa Truck que também marca presença no stand e reforça a importância que a marca vem ganhando nesta competição.
“Mais do que patrocinadores, atuamos como verdadeiros desenvolvedores de tecnologia nas pistas. Praticamente todos os eixos da competição são da Meritor e trabalhamos ativamente para que todos os caminhões tenham desempenho relevante em todas as corridas”, comenta Marques.
O constante esforço em ampliar seus serviços e portfólio de produtos para o mercado de reposição, além do cuidado em entender às necessidades dos seus clientes, fazem com que a empresa experimente avanços constantes nesta área de pós-venda.
“Tivemos um recorde histórico de vendas com aumento de 25% no último ano fiscal que terminou em setembro”, diz Marques.