sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Tudo sobre pneus Run Flat

Já imaginou precisar trocar um pneu furado em meio a chuva, em uma estrada escura ou sem estar com os equipamentos necessários? O pneu Run Flat é uma inovação que chegou para te ajudar com isso.

Com uma tecnologia de alta performance, ele tem a capacidade de rodar com um furo no pneu e ainda preservar a integridade da roda por até 80 km, numa velocidade de, no máximo, 80 km/h.

- Publicidade -

Uma das marcas que tem se destacado no Brasil pela fabricação e venda do Run Flat é a Delinte Pneus, que fornece os modelos DH6 (ideal para SUVs) e DH3 (usado em veículos mais leves).

A maior conservação do pneu em casos de perfuração acontece porque as paredes laterais do Run Flat possuem flancos, ombros e talões mais reforçados do que um pneu comum, o que faz com que o peso do carro fique apoiado nessa estrutura reforçada, para poupar o contato direto da roda com a banda de rodagem.

Além da tecnologia Run Flat trazer mais estabilidade em situações extremas, como furos e solavancos, outra vantagem do produto é a não utilização do estepe, afinal a durabilidade do pneu mesmo em caso de rasgo dispensa a troca imediata.

- Publicidade -

Mas isso não necessariamente significa economia de gastos com combustível. Mesmo com o automóvel sem o peso do estepe, os pneus Run Flat são entre 2 e 4 kg mais pesados que os comuns.

Os Run Flat são limitados a automóveis premium, como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Mas como toda nova tecnologia, a expectativa é que logo seja adaptada a modelos de categorias inferiores, conforme o aumento da demanda do produto.

Com isso, o investimento é um pouco mais alto do que os pneumáticos comuns — tendem a ser entre 20% e 40% mais caros.

- Publicidade -

O valor mais alto é justificado pela qualidade, estabilidade e segurança em casos de emergência. Um obstáculo que faria um pneu comum estourar a 60 km/h só ocorreria com um Run Flat a 100 km/h.

A durabilidade do produto é um pouco menor, varia entre 19% e 31% dos modelos convencionais, de acordo com a função do pneu, tipo de condução, terreno e condições do carro.

Porém, esse número pode ser relativo. A maioria dos automóveis de luxo hoje possuem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que indica temperatura e nível de pressão de enchimento.

Com isso, é possível analisar rapidamente se estão dentro dos parâmetros de uso ou se necessitam de revisão, o que evita o uso indevido prolongado e aumenta a vida útil do produto.

Nem todos os automóveis podem utilizar esse tipo de pneu. Além do veículo estar equipado com um sensor de pressão, porque o motorista pode não perceber que o Run Flat está sem ar por conta de sua estrutura reforçada, também é necessário um projeto de suspensão e o aro das rodas adaptados a essa tecnologia.

Já conhece os pneus Run Flat Delinte? Acesse o site delinte.com.br e viva a experiência da alta performance.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn