Os resultados da nona rodada de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram apresentados hoje com a versão hatchback do Chevrolet New Onix, apresentando cinco estrelas para adultos e crianças, proteção de pedestres e controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão.
A Mitsubishi L200 apresenta um resultado embaraçoso de zero estrela para a proteção de ocupantes adultos.
O Chevrolet New Onix Hatchback, fabricado no Brasil, ganhou cinco estrelas em Proteção de Adultos e Ocupantes Infantis e um Latin NCAP Advanced Award por sua Proteção de Pedestres, o mesmo resultado que o New Onix Plus apresentado há dois meses.
O Chevrolet New Onix Hatchback oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois airbags frontais, dois laterais e dois laterais de cortina.
O New Onix Plus demonstrou bom desempenho no impacto frontal, lateral e lateral de poste para proteção de ocupantes adultos e crianças. A Chevrolet recomendou a instalação de ambos os dummys crianças virados para trás, seguindo as mais recentes práticas globais.
Isso foi confirmado pela obtenção de uma pontuação alta, quanto à proteção, no teste dinâmico para ocupantes crianças. O New Onix Hatchback oferece Sistema de Aviso de Uso de Cinto de Segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro; um equipamento muito relevante que ainda não é tão comum na América Latina.
Além disso, o New Onix Hatchback proporciona proteção para pedestres como padrão, de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas. Esse recurso fez com que o modelo ganhasse um Latin NCAP Advanced Award.
Como o New Onix Hatchback tem uma distância entre eixos diferente da do New Onix Plus (sedan), depois de confirmar que ambos os carros são iguais na parte da frente até o pilar B e na plataforma, o Latin NCAP avaliou a versão Hatchback para o teste de impacto lateral e considerou os resultados de proteção contra impactos frontais e de poste da versão sedan.
Após uma análise detalhada, os resultados desses testes também foram estendidos para a versão hatchback.
O Chevrolet New Onix Hatchback, que visa substituir, no mercado, o modelo mais vendido no Brasil e na região, é outro marco na oferta de segurança veicular na América Latina com um modelo popular que proporciona esse nível de equipamento básico de segurança.
A picape Mitsubishi L200, fabricada na Tailândia e no Brasil, alcançou zero estrela para Proteção de Ocupantes Adultos e duas estrelas para Proteção de Ocupantes Infantis. A versão mais recente da caminhonete mais vendida no Chile está disponível no mercado sem airbags, sem sistema de aviso de uso de cinto de segurança e sem controle eletrônico de estabilidade.
O modelo obteve zero estrela para a proteção de ocupantes adultos devido à alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h. A L200 mostrou uma estrutura instável e instabilidade na área dos pés.
Seguindo a recomendação do fabricante do carro, os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram instalados usando cintos de segurança, em vez de recomendar o SRI com ancoragens ISOFIX a ser instalado usando as ancoragens ISOFIX disponíveis no carro como padrão. O SRI do dummy de três anos ofereceu baixa proteção.
A L200 tem uma versão com cintos pélvicos (dois pontos) na posição do banco central traseiro, mesmo em 2019. Levando em consideração todos os modelos avaliados da Mitsubishi pelo Latin NCAP, é claro que a proteção do ocupante criança não parece ser uma prioridade para este fabricante.
A Mitsubishi prometeu melhorar o equipamento básico padrão da L200 em toda a América Latina em produção a partir de fevereiro de 2020, chegando ao mercado não antes de abril de 2020, incluindo airbags dianteiros para o motorista e passageiro e cintos de segurança para o motorista e passageiro com pretensores e limitadores de carga.
O Latin NCAP considera que o equipamento não é suficiente, pois ainda falta algo tão importante quanto o controle eletrônico de estabilidade, a proteção lateral da cabeça e a proteção de pedestres.
Todos esses itens serão necessários para obter mais de duas estrelas no novo protocolo Latin NCAP, que entrará em vigor no final de 2019. O Latin NCAP deverá avaliar a eficácia dos equipamentos atualizados assim que estiverem disponíveis no mercado.
A Mitsubishi L200 é um modelo muito popular nas frotas para empresas de mineração na região e é a picape mais vendida no Chile. Com este resultado assustadoramente pobre, o Latin NCAP pede aos gerentes de frota das empresas de mineração que tomem medidas imediatas e adotem uma política de frota de cinco estrelas o mais rápido possível, antes da Reunião Ministerial na Suécia, em fevereiro de 2020.
O Latin NCAP acredita que é inaceitável que a Mitsubishi e alguns importadores da Mitsubishi na América Latina proporcionem a L200 com níveis de segurança de zero estrela para os clientes, argumentando que “os airbags não são necessários porque a estrutura é robusta” (declaração de um vendedor a um membro do Latin NCAP no momento da compra do carro como comprador anônimo).
A ética da Mitsubishi e de seus importadores na América Latina deve ser seriamente questionada, colocando a vida das pessoas em risco e desinformando os consumidores sobre um assunto tão sensível como a segurança. É uma grande vergonha que a Mitsubishi discrimine os consumidores latino-americanos, como ela faz em termos de equipamentos básicos de segurança.
O Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Um excelente resultado para o New Onix Hatchback. Todos os fabricantes de carros devem seguir o exemplo da Chevrolet de proporcionar cinco estrelas em carros populares. Ao mesmo tempo, o ruim resultado da L200 de um fabricante de automóveis japonês líder como a Mitsubishi é uma grande decepção para os consumidores da América Latina e do Caribe. O resultado expõe a ética do fabricante em todos os seus termos. A L200 em mercados como o europeu oferece sete airbags como equipamento padrão e ESC, entre outros recursos de segurança”.
Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“O resultado da Mitsubishi L200 mostra como informações claras e independentes para o consumidor são extremamente necessárias na região. Ao informar o consumidor, os níveis de segurança veicular são aprimorados voluntariamente, sem atritos políticos desnecessários e com muito mais rapidez e eficiência. Do Latin NCAP, exortamos todos os governos da América Latina e do Caribe a incentivar e promover informações aos consumidores, seguindo as recomendações das Nações Unidas em referência aos programas do NCAP.
O Latin NCAP mostrou que mudanças são possíveis através da avaliação de alguns modelos de veículos na região.
Insistimos em que os governos incorporem, como obrigatória, a rotulagem com estrelas para impedir que os fabricantes continuem a vender esses tipos de modelos com padrões tão baixos que colocam em risco a vida dos consumidores”.
Chevrolet New Onix Hatchback (6 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC
Assista vídeo dos Latin NCAP Advanced Award
Acesse as imagens do teste de colisão
Mitsubishi L200 (no airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Acesse as imagens do teste de colisão
Acerca do Latin NCAP-O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região.
O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos.
Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 120 veículos em dez fases de teste. www.latinncap.com/resultados
O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.
O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referido ao veículo do Plano Mundial e à iniciativa Stop the Crash.