O motociclismo em sua mais pura essência, resgatando a tradição dos grandes clássicos da BMW Motorrad e misturando tradição e tecnologia sob a luz da era digital: essa foi a mensagem transmitida no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio deste ano, pelo conceito R18 e o seu enorme motor boxer — uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da marca produzidos nos anos 1960.
O coração da nova BMW R18 é um motor boxer de 2 cilindros totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e facilidade de manutenção.
Esse propulsor é o de maior capacidade já usado na produção de motocicletas da marca, com suas 1.800 cilindradas, quatro válvulas, bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo.
Em termos de desempenho, o motor gerenciado pela transmissão automática de seis velocidades e desenvolve 91 cavalos de potência a 4.750 rpm, com um torque máximo de 158 Nm já disponível a partir de 3.000 rpm.
Apesar disso, o motor pesa apenas 110,8 quilos, já incluindo a caixa de câmbio e sistema de admissão, ressaltando a sua estética simples e funcional com proporções equilibradas e fluídas.