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Avaliação | Peugeot 2008 1.8 THP Flex é ágil, anda fácil e mostra muita disposição nas acelerações e retomadas

A mesma motorização que equipa o Novo 408, a premiada motorização 1.8 THP Flex, faz a diferença muito positivamente no desempenho do SUV da Peugeot, o 2008.

Outra notícia boa para quem tem interesse no modelo é sua classificação como o melhor SUV no índice de reparabilidade, indicado pelo CESVI Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, como o SUV compacto de menor tempo e o mais baixo custo de reparo entre os modelos da mesma categoria comercializados no país, de acordo com testes realizados pela entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparação automotiva.

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Os dados integram o índice CAR Group, que classifica veículos de uma mesma categoria a partir da realização de testes de impacto dianteiro e traseiro. O PEUGEOT 2008, com nota 28, ficou 14 pontos à frente do segundo colocado.

De acordo com o CESVI Brasil, a tendência é que os veículos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a tarifação de preços pelas seguradoras.

Esse resultado reforça a ótima relação de custo x benefício que acompanha o crossover da Peugeot.

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Além do estilo inconfundível, ampla lista de equipamentos de série, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica, o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pós-venda extremamente competitivo.

Entre os benefícios do PEUGEOT 2008 encontram-se:

  • Três anos de garantia total;
  • Três anos de PEUGEOT Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia;
  • Pacotes de peças e serviços com preços fixados e mão de obra inclusa: o cliente irá pagar exatamente o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
  • Revisões com preços fixos: os modelos equipados com motor 1.6 16V Flex apresentam o custo de R$ 372 para a revisão dos 10 mil km, R$ 600 para os 20 mil km, R$ 372 para os 30 mil, R$ 916 para os 40 mil, R$ 616 para os 50 mil e R$ 600 para a revisão de 60 mil km.
  • Já a manutenção da versão equipada com o motor THP Flex fica em R$ 426 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704 para os 20 mil km, R$ 426 para os 30 mil, R$ 992 para os 40 mil, R$ 426 para os 50 mil e R$ 704 para a revisão de 60 mil km.

Produzido no moderno Centro de Produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, o 2008 é o segundo modelo da marca a ser fabricado lá, junto com o novo 208.

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O 2008 é um modelo global que contou em seu desenvolvimento com a parceria de equipes do Brasil, China e França. O design exterior mantém o estilo já conquistado pela Peugeot, que une sofisticação com esportividade.

Na dianteira os faróis têm contornos que projetam a pupila de um felino, num conjunto que expressa a tecnologia do modelo ao realçar as luzes diurnas em LED.

A vasta superfície envidraçada do 2008, que inclui o teto panorâmico inédito no segmento como item de série desde a versão de entrada, garante um interior agradável e com muita luminosidade.

Traz dinamismo no visual traseiro uma ondulação no teto inspirada no RCZ.

A tampa do porta-malas é marcada nas duas pontas pelas lanternas em formato de bumerangue que, em seu interior, possuem três garras iluminadas por LEDS.

O 2008 é próprio em seu estilo. Sofisticado sim, mas não carregado. Junto com o Honda HR-V, poderíamos considerar a dupla mais bonita do segmento, por traços que refinam o design dos modelos.

O desenvolvimento do 2008 considera o motorista como ponto de partida na sua concepção, e por isso mesmo, a Peugeot afirma que seu modelo busca aliar ergonomia ideal e funcionalidades.

A Peugeot denomina de i-Cockpit a concepção que foca no volante de pequena dimensão, no painel de instrumentos elevado e na central multimídia.

O volante multifunções revestido em couro tem tamanho reduzido, como acontece no 208 e conta com regulagem de altura e profundidade e oferece muita precisão da direção com assistência elétrica. Seu tamanho reduzido garante a sensação de controle pleno em qualquer situação.

Já o painel de instrumentos elevado dá ao motorista as informações necessárias sem que ele precise tirar os olhos da estrada, garantindo maior segurança. O condutor também conta com banco regulável em altura, profundidade e inclinação. Essa solução adotada é boa e realmente facilita a consulta das informações sem perder a atenção na estrada.

A central multimídia, também item de série em todas as versões, traz tela colorida sensível ao toque de sete polegadas para comando de todas as funções de conectividade: navegação por GPS com mapa em perspectiva 3D, controle do rádio e da conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio, leitura de arquivos de música via conexão USB ou visualização de fotografias. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar e configurar inúmeros recursos do veículo.

A alavanca do freio de mão do tipo aviação é revestida em couro nas versões superiores, a iluminação dos equipamentos e mostradores é na cor branca, tem detalhes cromados ao redor das saídas do ar-condicionado Bi-Zone, nas portas e na moldura da central multimídia, que também conta com acabamento em black piano.

O espaço interno principalmente para o motorista poderia ser maior. A solução que a Peugeot colocou nas laterais das portas poderiam ser menores. Os puxadores internos das portas são grandes, deslocando a posição do motorista. Com 1,75 de altura, achei que o espaço para as pernas ficou comprometido, mas nada que chegue a interferir na dirigibilidade do modelo.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Agora vem a melhor parte do Peugeot 2008. Sua versão topo de gama e a motorização THP Flex, um diferencial que coloca o 2008 na condição de primeiro veículo da categoria equipado com um propulsor bicombustível de injeção direta com turbocompressor.[/box]

O resultado é uma potência máxima de 173 cavalos a 6.000 rpm com etanol, e torque máximo de 24,5 kgfm já disponível aos 1.400 rpm. Ou seja, garante sensação diferenciada de verdade pra quem assume o volante, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. Para acompanhar o motor turbo flex, uma caixa manual de seis velocidades.

Aqui você junta o volante de tamanho reduzido, painel de instrumentos elevado e motorização eficiente. Show!

[box type=”success” align=”aligncenter” ]O 2008 é ágil, anda fácil e mostra muita disposição nas acelerações e retomadas. Literalmente o motorista vai se sentir completamente no comando.[/box]

Ponto de destaque do 2008 juntamente com o motor THP Flex é o sistema Grip Control, que melhora a tração do veículo em condições de baixa aderência. A qualquer momento o motorista pode escolher entre cinco modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central.

O Grip Control adapta o crossover ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras no modo mais adequado na configuração Normal, Neve, Barro, Areia e ESP Off, na qual a tração é administrada com total autonomia.

A tecnologia do 2008 é também demonstrada nos recursos de segurança que o veículo oferece. Regulador e limitador de velocidade, seis airbags e cintos com três pontos de fixação e apoios de cabeça para todos os ocupantes são equipamentos de série.

Junto com o Grip Control, o programa de estabilidade eletrônica integra outros recursos, como sistema de freio ABS, repartidor eletrônico de frenagem, assistência a frenagem de urgência, anti-derrapagem de rodas, controle dinâmico de estabilidade e função Hill Assist, que mantém o veículo freado por cinco segundos mesmo que o motorista não esteja pisando no pedal de freio para que ele saia com segurança em subidas.

O 2008 chega ao mercado brasileiro em três versões de acabamento: Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 16V Flex e com transmissões manual e automática, e Griffe THP, que utiliza a caixa manual de seis velocidades.

Custo e benefícios – O 2008 chega em em três versões de acabamento: Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 l 16V Flex e transmissões manual de cinco marchas e automática de quatro velocidades, e a topo de gama Griffe THP, sempre com câmbio manual de seis velocidades.

Peugeot 2008 Griffe THP Flex – Itens: manopla de câmbio em cromo acetinado com laterais preto brilhante, console central com fundo preto brilhante, pedaleiras e repouso do pé em alumínio, soleira de entrada das portas em inox, ESP, Hill Assist, Grip Control, seis airbags, para-choque com detalhes cromados e retrovisores externos com capa cromada.

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