O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos Volkswagen, 323 modelos Tiguan (ano/modelo 2015 e 2016) e CC (ano/modelo 2016) abaixo identificados.
A Volkswagen do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação chassis dos veículos envolvidos
Tiguan – chassis não sequenciais FW102783 até FW615309
CC – chassis não sequenciais GE503533 até GE508230
Data de fabricação dos veículos – de 5/2/2015 até 7/11/2016
Data de início do atendimento – 16/12/2019
No comunicado, a empresa informa ter verificado falha em um capacitor da unidade de comando do sistema de airbag que pode causar sua desativação e, em casos raros, a deflagração espontânea dos airbags ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança.
A desativação do sistema de airbag aumenta o risco de ferimentos em casos de acidentes no qual a deflagração seja necessária.
E a deflagração espontânea dos airbags ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança pode aumentar o risco de ferimentos ou causar acidentes com danos físicos graves e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.
A empresa alerta que, caso a luz de advertência do sistema de airbag permaneça acesa no painel de instrumentos, o proprietário deve procurar uma concessionária de imediato.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a atualização do software da unidade de comando do sistema de airbag.
Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
O @proconsp mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.