sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Vendas diretas em alta

Com a alta carga de impostos na compra de um veículo, o brasileiro precisa ficar esperto para aproveitar todos os seus direitos. Na compra de um veículo não poderia ser diferente.

- Publicidade -

São muitas as categorias e condições diferenciadas para aquisição de um veículo novo, como por exemplo pessoas com deficiência (PcD), produtor rural, taxistas, empresas com CNPJ, governo, frotistas, locadoras e até mesmo autoescola.

Grandes clientes, como locadoras, compram carros direto das montadoras com descontos generosos. Com o crescimento do Microempreendedor Individual, o MEI, muitas pessoas já possuem CNPJ, o que facilita o acesso as condições especiais de compra.

Segundo a Fenabrave, de janeiro a setembro de 2019 as vendas diretas representaram 40,8% dos licenciamentos de carros. No caso dos comerciais leves, essa modalidade de vendas alcançou 70,5%.

Para o cliente que compra um carro, a perda é grande se decidir vendê-lo apenas um ano após a compra, porque os preços de mercado desse seminovo são puxados para baixo principalmente pelas locadoras.

- Publicidade -

Qualquer pessoa sabe que um automóvel zero quilômetro perde valor assim que sai da loja. No mercado, calcula-se uma queda de pelo menos 20% no primeiro ano de uso.

Mas, como as locadoras compram com até 30% de abatimento, conseguem vender os seminovos a preços mais baixos do que seria a depreciação natural.

Entre os carros mais dependentes das vendas diretas a Fiat Strada é a líder com cerca de 90% das suas versões. Na segunda posição, outro veículo utilitário; 70,1% dos licenciamentos da Fiat Toro foram vendas diretas. Na versão de entrada da Toro o desconto é superior a 15%, enquanto na versão mais completa esse desconto se aproxima dos 22%.

O SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano em 2019, o Renegade deve boa parte dos licenciamentos às vendas diretas, com cerca de 70% de todos os emplacamentos do utilitário esportivo, enquanto que metade dos Jeep Compass licenciados também foram nessa modalidade.

Considerando o Renegade, o desconto da compra direta permite uma redução de cerca de R$ 11 mil reais na versão Sport. No Compass o desconto para compra como Pessoa Jurídica pode chegar próximo dos 17%.

- Publicidade -

O Ka, na variante de três volumes, é o sedã mais “dependente” das vendas diretas; cerca de 70% dos licenciamentos foram direcionados a vendas corporativas, além de PCDs, taxistas e produtores rurais.

O Volkswagen Gol com 63%, Nissan Kicks com cerca de 55%, Hyundai Creta, Chevrolet Prisma e Toyota Hilux próximos dos 50% dos licenciamentos foram vendas diretas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança